Ah, Caraíva! <3

A combinação perfeita de charme e rusticidade no litoral Sul da Bahia!

Se você busca paz, tranquilidade, charme e uma paisagem incrivelmente exuberante de tão linda, Caraíva será a melhor pedida! Estamos falando de uma pequena vila da Costa do Descobrimento que consegue preservar suas características rústicas sem perder seu charme. 

A 70 km do aeroporto de Porto Seguro, o vilarejo ainda é pouco conhecido. Mas se você procura luxo, esqueça Caraíva: para se ter uma ideia, a luz elétrica só chegou lá em 2006, ou seja, há apenas a 13 anos. Ainda assim, nunca vi um lugar me envolver tão rápido. É maravilhoso demais!

Sobre Caraíva

De poucos habitantes (porém sempre de braços e sorrisos abertos para receber os turistas!), Caraíva é o tipo de lugar para se jogar na simplicidade e aprender uma forma de se viver com o básico para ser feliz. Ou seja: com muito sol, mar, sombra e água fresca.

Suas ruas são pequenas, não entram carro, e quando eu peguei o barquinho que liga o continente à vila, dei de cara com uma carroça puxada por um burro para levar minhas malas… isso me deu aquela sensação de querer congelar o tempo!

É um lugar muito especial pelas pessoas, pelo clima, pelo sol que brilha quase o ano todo, pelas casas coloridas construídas sob areia… eu poderia ficar enumerando aqui várias e várias características e ainda não conseguiria dizer tudo. Resumindo? Caraíva é sinônimo de felicidade!

O que fazer em Caraíva

São inúmeras opções de praias e passeios pela região, uma delas é a Praia principal que é a da Barra. Ela tem rio e mar, o que significa que você pode escolher ficar nas cadeiras em frente ao rio ou em frente ao mar.

O mais legal dessa praia é que a cor da água muda como se tivéssemos jogado pó de pirimpimpim nela. Por causa da maré, quando o rio toma conta do mar, fica aquela cor de Coca-cola, ou seja, mais escura. Já quando é a vez do mar avançar, a água se torna mais clara. É mágico ver essa mudança de cores ao longo do dia!

Este, aliás, é um programa certo que precisa ser feito! Outra opção legal de passeio é visitar algumas praias desertas, como a do Camarão e da Praia do Satu que, na maré baixa, formam várias piscinas de água natural. Essa é uma região também bem pouco explorada com suas falésias e coqueiros que tornam qualquer paisagem mais linda ainda.

Além disso, outra alternativa de passeio é pegar um barquinho e ir à Praia do Rio de Caraíva. Na verdade, para aproveitar o rio, a dica é alugar um caiaque ou descer na correnteza com a ajuda de uma boia.

Existe um festival na região chamado “Carnaboia” em que as pessoas descem o rio boiando, e os barcos viram verdadeiros trios elétricos. Acho que o banho do rio ainda é mais especial no pôr-do-sol, mais precisamente em frente ao Boteco do Pará, comendo um pastel ou casquinha de arraia!

A linda região da Ponta  de Corumbau, que fica a 11 km de Caraíva, também vale a pena conhecer. É uma área que ainda se mantém pouco explorada e, lá, maioria das casas são dos pescadores. Seja qual for a temporada, o clima é bem tranquilo por ali. As piscinas que se formam na maré baixa com suas águas quentes juntando ao fato de ser bem pouco explorado faz desse lugar uma ótima pedida! Se for incluir no seu roteiro, a melhor forma de chegar até lá é de bugre. No caminho, ainda é feita uma parada na reserva indígena Índio Pataxó.

Como chegar a Caraíva

Chegar em Caraíva é garantia de aventura e demanda muita disposição, já que a estrada depois de Trancoso se torna pior, de terra com muitos buracos. Quando chove, fica mais difícil ainda. O aeroporto é o de Porto Seguro, o mesmo para quem vai a Trancoso, Espelho, Arraial D’ajuda, e fica a 114 km de lá; com a estrada esburacada, dá em torno de 2h30 a 3h de viagem.

Eu sempre prefiro pedir transfer, principalmente pelo fato de não entrar carro na cidade e o veículo não será útil já que ficará estacionando no continente. Os valores variam de R$350 a R$400, dependendo do tamanho do carro. Muitos turistas resolvem rachar um táxi, o que acaba saindo em conta também!

Tem uma outra forma de chegar, mas com criança pode ser perrengue: pegando um ônibus da balsa de Arraial D’ajuda para Caraíva da empresa Águia Azul (73-3668-1347 / 3575-1170). Esses ônibus passam pelo Centro de Arraial D’ajuda e Trancoso, mas não têm ar condicionado.

>> Sabia que você pode receber ainda mais dicas de viagem em um roteiro personalizado, só para sua família ter as férias dos sonhos? A mamãe viajante Nathalia te ajuda a montar a viagem perfeita com uma consultoria personalizada. Entenda como funciona!



Comentários