Croácia: descobrindo a Ilha de Hvar

Mergulhos, areia e muita diversão! Nosso diário de bordo para conhecer Hvar em família

A Croácia é um dos destinos mais badalados do famoso verão europeu, atraindo milhares de visitantes para suas praias paradisíacas. Até meados dos anos 1990, o país fazia parte da Iugoslávia e, hoje, o turismo é uma das principais atividades da região. A ilha da Hvar se destaca por seus cenários paradisíacos e tivemos uma grande experiência em família por lá. Confira nosso diário de bordo e descubra como passamos nossos dias nesta verdadeira joia do mar Adriático.

Chegamos a Hvar sem conseguir nem falar de tão cansados, tanto que dormimos até às 16h do dia seguinte. Ficamos no Hotel Amfora, que possuía uma praia particular, várias piscinas, além de um bom atendimento. Dali, fazíamos tudo andando, apesar de não ser exatamente no centro, mas ficava apenas a 5 minutos a pé.

Centro de Hvar

Como acordamos muito tarde, no primeiro dia ficamos na própria praia e na piscina do hotel, onde uma galera bem jovem se preparava para o pós-praia no bar Hula-Hula (que vale muito a pena conhecer). Como estávamos no clima de curtir cidades menores e charmosas, com praias de águas cristalinas, literalmente nos jogamos naquela aventura. De fato, Hvar é uma cidade mínima, mas tem vida própria e é super aconchegante. Ruelas no estilo medieval, praias sem ondas (algumas de areia grossa, outras de pedra), e ilhas maravilhosas que estimula as crianças a se atirar no mar, são algumas das atrações neste local, conhecido por ser um dos mais ensolarados do país.

Passeio de lancha

O mar Adriático me encantou com várias surpresas. Um passeio imperdível é alugar uma lancha e navegar por lugares verdadeiramente paradisíacos, como a Gruta Verde (que possui uma abertura no topo, por onde entra a luz o sol, refletindo-o em um ponto único), e a Gruta Azul, considerada patrimônio da humanidade.Para proteger a vida marinha, não é permitido mergulhar e nem entrar com o barco. A gruta fica a 1h de Hvar de barco. É vendido um bilhete para este passeio no pequeno cais da ilha, que gerencia todos os turistas, levando e trazendo o pessoal de volta da gruta em pequenos barquinhos.

Há ainda outro passeio que pode ser feito de barco, no qual a pessoa aluga e pilota, ele mesmo, a embarcação pelo arquipélago de Pakleni, que fica perto de Hvar. Justamente por não ter alguém guiando, achei perigoso me aventurar sozinha com as crianças. Mas, se eles fossem mais velhos, faria seguramente este passeio: dizem que as praias de Mlini e Palmizana são inesquecíveis e ofuscam os olhos de tão lindas. Essa aventura ficará para uma próxima vez!

Hula Hula
Na volta do passeio, paramos no Hula Hula, um beach club cheio de gente bonita e animada. As crianças foram a atração do lugar, já que não é muito comum ver pequenos por lá, mas soubemos aproveitar o pôr do sol como ninguém. Foi um dos mais lindos que já vimos. Meus filhos se lembram até hoje e pedem para voltar.

Pension Tonci
Almoçamos em um restaurante, que é também uma pensão local charmosíssima, a Pension Tonci. O local pertence a uma família que pesca e cozinha ali mesmo, acompanhado de muito vinho. Um programa muito pitoresco, que super vale o passeio!

Centro Histórico e Praias de Hvar

Centro de Hvar

No dia seguinte, decidimos ir à praia de Pokonji Dol primeiro, onde é possível alugar cadeiras e barracas. Depois, fizemos um programa no centro histórico de Hvar (capital), onde tudo gira em torno da Praça de Svetog Stjepana. Ali, se encontram muitos restaurantes, cafés e sorveterias, e é nessa mesma praça que você encontrará também a Catedral de São Estéfano e o centro de informações turísticas da cidade. Depois, subimos com nossos dois meninos no colo para ver o pôr do sol em Forte Spanjola, onde se tem uma vista incrível da cidade.

Nas praias de Milna e Dubovica, as crianças mergulharam e aproveitaram muito. O sol realmente precisa estar forte para isso, pois o mar é bem gelado!

DICA DA MÃE VIAJANTE:

Não deixe de levar aqueles sapatos de praia, que permitem andar nas pedras, pois o terreno machuca o pé na hora de pisar. Eles também são de grande valia para não queimar as solas por causa do calor.

De lá, seguimos em direção a Jelsa para almoçar. Trata-se de uma área com muitos restaurantes, tipo um calçadão, com várias lojinhas também. Nossa última parada foi na pequena “Veneza” de Hvar, chamada Vrboska, onde um canal formado pelo mar adentra a cidade.

Para nossa tristeza, no dia seguinte (quando já tínhamos agendado um passeio para Hidden Lagoons), acordamos com o barulho das trovoadas e com o tempo completamente preto, de tanta chuva carregada. Nessa hora bate o desespero: o que fazer com 2 crianças de 4 anos, em plena Croácia, com um acidente metereológico desses? Essa pergunta não tem resposta, mesmo que o destino fosse outro. Eles ficaram muito frustrados, já que ficamos dentro do hotel o dia todo. Pelo menos, nessas horas o “santo” tablet e o celular ajudam muito.

Agora é a sua vez de fazer as malas, preparar as roupas de banho e o protetor solar, carimbar o passaporte e embarcar. Aproveite as delícias do verão europeu e prepara-se para uma aventura inesquecível. Porque viajar com eles é muito melhor!

Na hora de fazer as malas, dê download no nossos checklists “Mala de praia” e “Mala urbana no verão”, para não deixar nada de fora.

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!