Descobrindo o melhor de Mônaco com crianças

Como foi nossa experiência pela região mais cara e luxuosa da Riviera Francesa!

Luxo, riqueza e realeza resumem essa área que pode ser considerada a mais luxuosa e rica das cidades do Sul da França. Na verdade, Mônaco é um principado independente da Europa que tem apenas cerca de 2 km. Por isso, uma viagem a Mônaco com crianças pode ser perfeitamente fantasiada para elas como um lugar habitado por reis e rainhas!

A imaginação rola solta, e fica ainda melhor quando os meninos descobrem que ali acontecem uma das maiores provas de automobilismo do mundo e a cidade para literalmente para que os carros passem.

Mônaco com crianças

O que fazer em Mônaco com crianças

Estavámos em Nice quando visitamos a cidade e um dia só dá para conhece, mas é preciso se organizar para não perder tempo em algumas atrações. Eu e Pedro já tínhamos ido a Mônaco e, apesar de quase não ter praias por lá (apenas a Lavoto Beach), a princípio achamos que para os pimpolhos não ia ter tantas opções.Mas me enganei pois ficou faltando ainda muita coisa de tão especial que essa cidade é.

Começamos o passeio vendo a troca da guarda na cidade velha, que acontece todo dia às 11h55. Depois visitamos a Catedral de São Nicolas, onde Grace Kelly foi enterrada.

Seguimos para  Aquário e Museu Oceanográfico, que foi dirigido pelo famoso pesquisador Jacques Custeau. Lá é possível ver várias espécies de fauna e flora as crianças ficaram fascinadas com tubarões, tartarugas, corais etc. É um dos centros oceanográficos mais bem conceituados do mundo nessa área. O edifício do museu já é muito imponente e muito bem decorado.

Aquário e Museu Oceanográfico

Já o Palácio é governado pela família Grimaldi desde 1297, e você sabe que estão em casa quando a bandeira está hasteada – ou seja, algo bem típico dos filmes.Quando fomos eles estavam lá.

Ele abre para visitação apenas de março a outubro, e mesmo assim somente parte dele, já que na outra parte é residencial. Ao olhar a fachada simples, ninguém imagina o que vai encontrar lá dentro. Porém, a vista da cidade em frente ao Palácio é de tirar o folêgo! O chato é a subida, mas tem um elevador ,que sempre tem fila.

Ao sair de lá, as crianças viram os cartazes espalhados pela rua do “Jardin Animalier” – uma espécie de jardim zoológico. Como era perto, resolvemos entrar. O ponto forte de lá é o jardim maravilhoso, limpo e bem cuidado com uma área para as crianças brincarem muito bacana.

De lá fomos caminhando pela cidade passando pelo Port Hercule vendo todos aqueles luxuosos barcos. O que mais gosto ao andar pelo Sul da França é poder ver os lugares que pesquisamos na internet sem precisar de Google maps.  As cidades são pequenas, e dessa forma encontramos tudo rápido.

Foi durante essas andanças  que nos deparamos com Rainier III Aquatic Stadium, que é uma piscina aberta, conservada e cuidada pela prefeitura com entrada a preços razoáveis – coisa rara em Mônaco!  Só abre no verão, e no inverno vira um rink de patinação.

Rainier III Aquatic StadiumDepois de ver os barcos no porto, pegamos um ônibus por causa do calor e partimos para Monte Carlo, que muitos pensam que é uma cidade mas é apenas um dos 11 bairros de Mônaco. O bairro, além de ser famoso pela sofisticação e glamour com seus iates, carros, lojas, hotéis fenomenais e mansões, é também conhecido pelo cassino.

A fome estava batendo e já passava das 16h da tarde quando escolhemos o Café de Paris, famoso pelo seu estilo Belle Époque, para comer um sanduíche. Continuamos o passeio pelo jardins atrás dos cassino, onde tem a curva da Formula 1.

Um programa muito legal que queremos fazer na próxima vez é visitar a coleção de carros antigos do príncipe, o The Cars Collection of H.S.H. the Prince of Monaco. A exposição traz mais de 100 modelos que vão desde os mais vintages até modelos de corrida.

DICA DA MÃE VIAJANTE:

Assim como em Nice e Cannes, Monâco também tem um trenzinho com tour de 30 minutos. Aproveite esse passeio para descansar as pernas.

Jardin Exotique: Dizem que este jardim é ótimo e traz o melhor visual da cidade. Mas, como a subida era íngrime e eu não sabia se tinha elevador, acabamos desistindo de ir.

Nibox: Outro destaque para que quer curtir um programa família do tipo boliche, Fliperama e muita diversão para as kids. Trata-se de um espaço relativamente grande, com várias opções de entretenimento indoor.

Onde comer em Mônaco

Café Paris: Comemos maravilhosamente bem, embora no início os atendentes tenham ficado um pouco receosos pelo fato de estarmos com crianças. Mas depois o atendimento foi melhorando. Não é tão kids friendly por ser caro e muito formal, mas com a fome que estávamos não tínhamos muito escolha!

Não fui a esses restaurantes abaixo mas pesquisei antes de ir e passei por alguns deles que pareceram ótimos para quem está com crianças:

Stars’n’BarsTem um playground com várias atividades para as crianças, sem contar que faz a alegria da galerinha com seu cardápio repleto de pizzas, hambúrgueres, carnes e sorvetes. A proposta é bem legal e este restaurante também está em outros lugares na França, como Courchevel.

Stars n’Bars

Bella Vitta: Traz grande variedade de massas e pizzas que fazem a alegria dos pequenos.

Onde ficar em Mônaco

Nós não ficamos hospedados  na cidade, mas visitei dois hotéis que acredito serem potenciais lugares para se hospedar com a família. São eles:

Novotel Monte CarloPossui quartos espaçosos, ótima localização e também ótimo café da manhã. A Rede Accor sempre é mais Kids friendly e recebem muito bem as kids.

Hotel Port PalaceÓtima localização, de frente para a Marina de Monte Carlo e ao circuito de Formula 1.Para quem está com crianças, ali é uma boa localização.

Piscina do Novotel Monte Carlo

Agora que você já sabe o quão bacana é conhecer Mônaco com crianças, que tal descobrir o como foi nossa experiência no próximo ponto do roteiro?

Depois de Mônaco, viajamos para Èze e foi absolutamente fantástico. Aproveite as dicas para criar o seu roteiro Kids Friendly!

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!