Fomos para Dubrovnik: o set de Game of Thrones!

Croácia é sim um lugar para conhecer com seus filhos. Confira as nossas dicas!

Tenho que confessar que um dos maiores motivos que me levou a conhecer pessoalmente Dubrovnik, na Croácia, foi o fato de a cidade ser cercada por muralhas medievais que protegem o seu centro histórico e, é claro, por ter sido palco das gravações de Game of Thrones, uma das melhores séries dos últimos tempos. Dubrovnik foi também nomeada Patrimônio Mundial da UNESCO.

Dubrovnik

Castelos e muralhas distribuídos por ruelas antigas, onde não entram carros, compõem a cidadezinha que beira a praia e lembra um pouco Veneza (coincidência ou não, a cidade já pertenceu aos venezianos). Além de passear pela cidade em si, você pode alugar um barco ou caiaque para conhecer as belas praias banhadas pelo mar Adriático.

Dubrovnik com Crianças

A pergunta que não quer calar: Dubrovnik é um lugar legal para visitar com crianças? Believe me: achei a cidade super child friendly!  Antes de chegar, avisei aos meus meninos que estávamos indo para uma cidade de conto de fadas, povoada por reis e rainhas, príncipes e princesas. Mas além das grandes muralhas e castelos, perfeitos para incitar o imaginário dos pequenos, o local conta também com vários parquinhos espalhados pelo centro, bem legais para eles se divertirem. O segredo é entrar no clima, colocar tênis nos pés, carrinhos a postos e ir descobrindo as surpresas que a cidade reserva. E que surpresas! Dubrovnik é o tipo de lugar para se perder, caminhar, desfrutar… um local ímpar, que combina as belezas arquitetônicas e naturais de um jeito magnífico. Para quem vai com crianças, a dica é evitar as enormes subidas, ou escolher apenas uma para não se cansar demais.

Como chegar em Dubrovnik

Dubrovnik

Chegamos a Dubrovnik a partir de Hvar, onde passamos alguns dias. Tínhamos duas opções. A primeira: pegar o ferry direto de Hvar para Dubrovnik. Ele saía cedo e chegava no final do dia em Dubrovnik, mas não diariamente. A outra: atravessar a ilha toda, pegar o ferry em Sucuraj e, de lá, seguir caminho. Optamos pela opção mais rápida, já que o ferry de Sucuraj até Drvenik saía a cada meia hora, era muito mais barato e o caminho era bem menor. Em tese, são 60km até Sucuraj, mais 30 minutos de ferry, além de outros 160km de carro até o destino final. No total, contabilizamos cerca de 4 horas de viagem.

Quando chegamos em Drvenik, seguimos em direção a Dubrovnik. O caminho para lá beira a fronteira com a Bósnia, com paisagens incríveis, bastante rurais, e pouco exploradas. Fizemos uma parada na cidade de Ston, toda murada, mas não chegamos a subir.

Drvenik

Em geral, chegar em Dubrovnik é uma tarefa fácil. Saindo de Split, você pode escolher ir de carro, ônibus ou ferry boat. Cada opção tem as suas vantagens: a viagem de carro é legal para apreciar as paisagens e o ferry oferece uma experiência única pelo mar Adriático. O avião é o meio de transporte mais rápido. O voo vindo de Split dura apenas 35 minutos e voos diretos partem diariamente, de diversas cidades da Europa.
É bom consultar os horários do ferry no site da empresa Jadrolinija.

Dubrovnik

Posso dizer, sem medo, que esta foi umas viagens mais incríveis que fizemos com as crianças. Ficamos muito felizes de poder proporcionar a eles um passeio por dentro dos livros de história, tendo a certeza de que este destino ficará para sempre gravado na memória dos pequenos. Porque viajar com eles é muito melhor!

Na hora de fazer as malas, dê download no nossos checklists “Mala de praia” e “Mala urbana no verão”, para não deixar nada de fora!

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!