O que fazer em Trancoso? Praias e atividades pra curtir em família

Praias de águas calmas e mornas são o principal atrativo deste paraíso

Não é difícil listar tudo o que fazer em Trancoso. Afinal, para quem busca paz, sossego e um clima tropical para curtir as férias, essa é uma excelente pedida. Se você pretende conhecer a cidade com crianças, vale saber que, assim como todas as outras praias localizadas no Sul da Bahia, as praias de Trancoso sofrem grande influência das marés.

Isso significa que a mesma praia pode mudar bastante suas características em um mesmo dia. Durante as luas novas e cheias por exemplo, é mais fácil perceber as piscinas que se formam.

O que fazer em Trancoso

A seguir, você vai conhecer as principais praias da região e nossa experiência em cada um dos cantinhos de Trancoso. Vamos nessa!

Praia dos Coqueiros

É a praia de mais fácil acesso: basta descer do Quadrado e já chegamos lá. Logisticamente, é ótima. Mas nas férias e feriados, ela fica cheia demais, embora tenha ótima estrutura de praia, o que acaba atraindo bastante gente. Ficamos na barraca do Jonas, que nos deu um belo suporte com várias opções de almoço para as kids. Na maré baixa, são formadas várias piscinas que tornam o visual bem bonito e fazem a alegria da garotada.

Praia dos Nativos

Fica à esquerda da Praia dos Coqueiros, e abriga alguns hotéis bem luxuosos da cidade. Já fomos algumas vezes para lá, e vimos que o mar é um pouco mais agitado que a da Praia dos Coqueiros. Quando a maré está baixa, dá para atravessar de uma praia para outra pelo Rio Trancoso (essa praia Barra do Rio Trancoso é um charme, e fica bem pertinho do Quadrado também). Se a maré estiver alta, esqueça a ideia, principalmente com crianças.

Praia do Espelho

Essa praia é linda demais, mesmo ficando um pouco mais afastada. São 24 km de distância indo em direção a Caraíva, sendo que boa parte em estrada de terra. É uma mistura de águas claras (que na maré baixa, quando o sol ilumina, o mar fica cristalino) com falésias, rios e muito charme. Já foi eleita algumas vezes uma das praias mais lindas do Brasil por duas revistas internacionais, e tem uma pegada de rústico-chique com uma energia contagiante. As pousadas e restaurantes também são um charme e completam a atmosfera de um ambiente incrível.

Praia de Itapororoca

Essa praia também é linda e muito kids friendly, pois tem piscinas naturais e uma extensa faixa de areia branca. Bem recomendando para as famílias, mesmo ficando a uns 15 minutos do quadrado.

Praia Rio da Barra

Possui falésias de tirar o fôlego, e mesmo quando a cidade está bem cheia, ela fica relativamente vazia. Além de ser mais afastada, tem algumas pedras no mar, que é um pouco mais agitado que o das outras praias.

O Quadrado

Este é um capítulo à parte de qualquer outro lugar. Tem vários ateliês de lojas requintadas que atraem o público, seja para olhar as vitrines, seja para comprar. Lá, encontram-se os melhores restaurantes também. Vale a pena visitar esse lugar a qualquer hora do dia. Durante a manhã, o sol bate com força naquele pedaço de terra e as casas se tornam ainda mais coloridas. À noite, os restaurantes colocam velas nas mesas, dando um ar chique e romântico capaz de acolher bem a todos os públicos. Não deixe de ir lá em um final de tarde e deixar as crianças soltas no gramado, e também vá um dia à noite para curtir o clima que já começa na entrada. com várias lojinhas e barraquinhas vendendo tapioca e artesanato local.

Caiaque no Rio Trancoso

Descemos o rio até chegar no mar com um instrutor. O passeio até chegar lá é muito lindo, já que passamos por dentro da mata onde podemos observar muitas espécies de animais.

 

Alugar uma bike e sair pelas praias

Na maré baixa, é possível andar de bike pelas praias e fazer passeios bem diferentes, seja na própria praia ou visitando uma fazenda de búfalos.

Caraíva

É um vilarejo incrível, onde se preserva a cultura e vive-se sem luz elétrica. Tem um aldeia de índio da tribo Pataxó, onde tivemos a oportunidade de conhecer o Mercado local onde eles produzem artesanato. Fica a 40 km de Trancoso e para chegar lá ainda é preciso atravessar um rio de barco. Ainda assim vale a pena, mesmo em altas temporadas, quando fica entupida de tanta gente. Muitas pessoas procuram o local pela prática de kite surfe, e uma de suas praias mais famosas é a da Barra.

Arraial d’Ajuda

Um outro passeio interessante pode ser a visita a Arraial D’ajuda. É uma ótima opção para crianças, já que as praias são todas mansas com águas calmas e quentes. A Praia do Mucugê é a principal e tem ótima infra para elas. É possível fazer a pé o trecho entre Trancoso e Arraial, mas não aconselho fazer com crianças pois é uma longa caminhada.

O Beco das Cores também ajuda a dar todo charme na cidade, porém, uma das coisas que mais fascina a garotada é o parque aquático que tem por lá. É bem bacana, já que foi construído no meio da mata atlântica, de frente para a praia, com brinquedos que proporcionam emoção e adrenalina. A estrutura é bem bacana, com vários espaços separados como o Baby, cantinho do descanso, lugar de brincar etc. Para quem tiver um pouco mais de dias em Trancoso e quiser agradar as crianças, vale a pena.

Agora que você já sabe o que fazer em Trancoso, vale saber os melhores lugares para colocar as energias em dia depois de tanta diversão. Confira no nosso próximo post Onde com04er em Trancoso!



Comentários