Praia do Espelho, bonita por natureza!

Um oásis de tranquilidade banhado por águas mornas no sul da Bahia

Desde os meus tempos de Arraial D’Ajuda, quando essa região e essa praia ainda eram bem menos frequentadas, a praia do Espelho já era um sucesso. Localizada no sul da Bahia, mais precisamente entre Trancoso e Caraíva, ela é uma de suas praias mais belas. Como diria Jorge Ben Jor: “Bonita por natureza”.

Confesso que da primeira vez em que estive lá, achei que fosse me deparar com águas no estilo Caribe, com águas cristalinas. Muita gente vai com essa expectativa. Até vimos o mar caribenho, mas é preciso ficar ligado na tábua da marés para ver esse fenômeno, já que só acontece na maré baixa.

Foi o reflexo das falésias e do céu em suas águas durante a maré baixa que originou o nome da praia, “do Espelho”. É nesse momento de pouca água que se formam as piscinas naturais e os lindos contrastes.

Mas, seja qual for a maré, o ambiente da praia por si só é de deixar qualquer viajante de queixo caído com mar calmo, quente e de vários tons esverdeados. Vale lembrar que na parte onde estão os corais, é bom evitar na maré alta para não cortar o pé.

Para chegar e relaxar

Lá é um lugar que se vai sem pretensão de fazer qualquer coisa que não seja relaxar e curtir. Sua mistura de beleza natural, charme, rusticidade e glamour rendeu à Praia do Espelho fama internacional.

As pousadas têm várias espreguiçadeiras, um verdadeiro convite para um dia na praia ou para uma estadia mais especial ainda.

Fiz duas caminhadas, uma para o lado esquerdo da praia (olhando para o mar), de onde se vê uma paisagem linda, e outra para o lado direito – nesta parte é onde estão as famosas falésias, que são mais avermelhadas, e o encontro do rio com o mar. Após o rio, a praia vai se tornando cada vez mais deserta.

Duas praias que também são famosas na região é a Praia dos Amores e a do Outeiro – essa última, com um mirante lindo e sua vista de tirar o fôlego.

Toda vez que eu vou naquela região, eu faço um bate volta até o Espelho, mas nunca dormi nem me hospedei por lá. Para quem curte tranquilidade e um céu estrelado com direito a muita paz, deve ceder e dormir por lá pelo menos uma noite.

A Praia do Espelho só tem um defeito: dependendo da época do ano, pode lotar muito, já que chegam turistas de todas as redondezas como Porto Seguro, Arraial d Ajuda, Caraíva e Trancoso.

Como chegar à Praia do Espelho

De Trancoso ao Espelho, existe um trajeto de 24km que demora de 45 a 60 minutos. Depois de lá, a estrada é de terra e quase não tem sinal de telefone ou GPS. Para mim, o melhor jeito de chegar lá é de carro particular ou transfer. Nós fomos de Transfer com a Morena Turismo (Tel: 073-36681703)

Para quem vai de Porto Seguro, existe a opção de pegar a balsa até Arraial d’Ajuda também e seguir pela Estrada de terra até Trancoso, ou pegar a BA-001 até o trevo Caraíva/Espelho.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Leve dinheiro, pois mesmo as pousadas aceitando cartão, o sinal de celular lá não é dos melhores.

>> Sabia que você pode receber ainda mais dicas de viagem em um roteiro personalizado, só para sua família ter as férias dos sonhos? A mamãe viajante Nathalia te ajuda a montar a viagem perfeita com uma consultoria personalizada. Entenda como funciona!



Comentários