Hamilton Island: a dois passos do paraíso!

Mar azul turquesa e beleza impressionante: situada nas Ilhas Whitsundays, em Queensland, esse destino é apaixonante!

Nossa próxima parada na Austrália é um dos lugares mais paradisíacos do país e se chama Hamilton Island, uma ilha que faz parte do Arquipélago de Whitsundays e é uma das portas de entrada para mergulhar na barreira de corais. O barato da viagem já começa lá do alto, no avião, de onde conseguimos avistar um fantástico arquipélago cercado por mar azul turquesa inesquecível. A sensação é de que o avião vai pousar no mar! 

Vou explicar melhor geograficamente como ela é composta. Localizadas na costa do Estado do Queensland, as Ilhas Whitsunday são um arquipélago de 74 ilhas, sendo a Ilha Hayman a que fica mais ao norte, Hamilton a mais visitada e Whitsundays a mais linda, onde fica a inesquecível Whitheaven Beach. Além dessas, as ilhas Hook e South Molle são menos visitadas, mas têm vários  mirantes de tirar o fôlego. A Ilha Hamilton é também a única da Grande Barreira de Corais que possui seu próprio aeroporto.

Hayman Island

A Hayman é uma ilha relativamente pequena, com aproximadamente 4 km de comprimento. Outras ilhas e o continente podem ser vistos a partir de Hayman e são acessíveis por barco ou iate. Ela é mais isolada e não tem toda a infra de Hamilton, por isso fica a critério de cada perfil de família para descobrir o que for melhor. Ela é também famosa por abrigar um resort particular 5 estrelas, o One & Only Hayman Island, um dos mais premiados da Austrália. É um local que atende também os visitantes que vão só passar o dia.

Hamilton Island

Foi onde ficamos hospedados. Quem se lembra da ação de marketing “O melhor emprego do mundo” que se tornou sensação em centenas de países do mundo e fez mais de 30 mil pessoas mandarem os seus currículos sonhando com uma vaga? Quem tem uma boa memória vai se lembrar que tudo teve inicio lá em Hamilton, onde a campanha foi toda filmada.

Estamos falando de uma ilha com uma marina cercada de barcos de médio porte e iates não tão glamourosos quanto aqueles de Saint Tropez, por exemplo, mas com uma grande estrutura náutica. A ilha tem alguns bares e restaurantes, um mini zoológico, um supermercado e alguns hotéis.

Fomos no inicio de janeiro, logo depois do réveillon, quando estava tudo muito lotado. Ou seja – como não reservarmos alguns passeios previamente tivemos que ficar em fila de espera ou não pudemos fazer as visitas da maneira que gostaríamos, mas no final deu tudo certo.

As atividades são inúmeras: snorkeling, stand up paddle, passeio de caiaque, passeios a várias ilhas e praias e muitas outras opções. O mais legal é que, além do mar ser azul turquesa, a água é bem quentinha, tornando a programação ainda mais incrível ainda para as crianças.

Na rua principal da rua da Hamilton Island, a Front Street,  encontramos muitas facilidades como bares, restaurantes, padarias, supermercados e até shows. São todos pequenos, mas o atendimento e a qualidade são excelentes.

Boa parte da natureza na ilha permanece preservada, e quase toda a movimentação é feita em carrinhos de golfe elétrico, o que torna a ilha sustentável. Somente o transporte do aeroporto até o hotel pode ser feito de van ou em pequenos ônibus.

Como chegar a Hamilton Island

Apesar de Hamilton ser pequena, ela tem o seu próprio aeroporto e recebe voos diretos de Sydney, Melbourne, Brisbane e Cairns. Pegamos um voo de 2h30 da Virgin Austrália partindo direto de Sydney (as empresas Qantas e a Jet Star também operam para lá). Outra opção é chegar em Airlie e pegar um ferry com a Cruise Whitsundays, que demora aproximadamente uns 55 minutos.

Quando ir a Hamilton Island

As condições climáticas mudam  frequentemente por estar localizado em  uma região tropical. Eu adorei ter ido em janeiro, mas realmente estava bem cheio até por conta da época de férias escolares dos australianos e a temperatura da água e do ambiente é bem quente.

Entre fevereiro e março, existe a possibilidade de existirem furacões, mas não é comum (em março de 2017, o furação Debbie causou estragos à ilha de Hayman).

No Outono, que vai de abril a junho, é uma das épocas preferidas de muita gente, já que o clima está menos quente com menos chuvas diárias e com céus azuis nítidos e claros.

Já no inverno, as chuvas podem aparecer  e o clima é bem mais ameno que os demais meses; porém, ainda em agosto é a época dos ventos, o que ajuda a manter os dias mais firmes e ensolarados.

Na primavera, por ser quente, a possibilidade chuvas volta a aumentar, mas geralmente são curtas e rápidas. Resumindo: a ilha é alegre e colorida o ano todo e qualquer época é boa para visitar esse paraíso!

Hospitais em Hamilton

Proserpine Hospital fica a 25 minutos de carro de Airlie Beach e conta com uma área de radiologia, atendendo bem a acidentes que envolvam fraturas e quedas, além de ter uma ala infantil e uma maternidade.

 

Nossa aventura só está começando, e a seguir tenho muito mais dicas de como aproveitar ao máximo este oásis cercado de belezas naturais por todos os lados. Confira a seguir O que fazer em Hamilton Island, onde vou dar um monte de detalhes sobre nossas atividades por lá e como dividimos nosso roteiro. Vamos nessa!



Comentários