12 Atividades imperdíveis para um Feriadão no Rio de Janeiro!

Uma das coisas que mais amo no Rio de Janeiro é a variedade de opções de lazer! Seja ao ar livre aproveitando o melhor da natureza, ou em atrações indoor, a cidade não para nunca e sempre tem uma atividade capaz de agradar a todos os gostos e idades!

Pensando na diversão dos pequenos nesta reta final de 2020 repleta de feriados prolongados, eu preparei uma lista com 12 Atividades imperdíveis para um Feriadão no Rio de Janeiro. São atrações que prometem entreter a garotada de diferentes formas, podendo até mesmo serem feitas mais de uma por dia. Confira e já prepara o roteiro!

1. RioStar

A roda gigante carioca é a maior de toda a América Latina ! Com seus 88 metros de altura e 54 gôndolas, cada uma com capacidade para oito passageiros, ela vai funcionar intensamente de domingo a domingo das 10h às 18h. É um programa incrível, já que lá de cima é possível apreciar vários pontos bacanas da cidade, como a Zona Portuária, o Museu do Amanhã, a Cidade do Samba, o Cristo Redentor, as praias, o Pão de açúcar e muito mais. No site, o ingresso tem desconto!

2. Aquario

Logo ao lado da RioStar, você encontra o Aquario, que é o maior Aquário da América do Sul. É uma oportunidade para os pequenos visitantes se encantarem com as belezas do fundo do mar ao mesmo tempo que aprendem sobre elas.

3. Floresta da Tijuca

As trilhas da Floresta são incríveis! A cada passo, podemos dar de cara com uma cachoeira. Todas são muito bem sinalizadas e passear por lá é uma verdadeira aventura em família! Este é um programa bem diferente, que mistura cultura, esporte, geografia, biologia e educação ambiental. Sem dúvida nenhuma, a Floresta é peça fundamental para fazer do Rio uma Cidade Maravilhosa!

Existem várias trilhas espalhadas por ela, como a Pedra da Gávea (duração de 3 horas), a do Parque Laje ao Corcovado (com 4 horas de duração), Paineiras e Cachoeira dos Primatas (o tempo varia de acordo com o seu nível de dificuldade para subir a trilha).

Todas os caminhos podem ser feitos sozinhos, já que são muito bem sinalizados. A dica é conhecer a empresa Moleque Mateiro, que tem um programa focado na educação ambiental e consegue explicar toda a fauna e flora da trilha de forma bem lúdica.

4. Bondinho do Pão de Açúcar

Além do passeio de teleférico e das lindas paisagens do Rio, o Bondinho Pão de Açúcar é uma opção de passeio para os pequenos terem contato com a natureza! Lançado recentemente, o Tour Ecológico é uma visita guiada pela exuberante natureza do parque, com mais de 90 hectares de Mata Atlântica.

As crianças têm a possibilidade de conhecer diversas espécies nativas e avistar animais como Tiê-sangue, Tucano-do-bico-preto, Jacu, Teiú, abelhas Mandaçaia, mico-estrela e muitos outros. Na Via Verde, uma passarela na altura da copa das árvores, o público conhece a Árvore dos Desejos, onde a conexão com a floresta é ainda mais intensa.

No decorrer do tour, o grupo é apresentado ainda às iniciativas de reintrodução da flora (como é o caso do Pau-Brasil) e fauna nativas, como o exemplo do meliponário – coleção de colmeias de abelhas sem ferrão. O Tour mostra com detalhes a importância de algumas espécies de plantas e animais para a conservação do ecossistema.

Na chegada ao Pão de Açúcar, o grupo aprecia a vista do Rio e passeia pelo Bosque do Pão de Açúcar – em contato direto com a floresta, onde conhecem mais espécies de plantas nativas do bioma, como a Aroeira, Quaresmeira, Pitanga, Embaúba, Paineira, entre outras. O passeio, além de divertido, é uma ótima oportunidade para as crianças aprenderem sobre conservação ambiental e como contribuir para um futuro mais sustentável.

O passeio funciona de 3ª feira a sábado, às 10h, e o tour dura em cerca de 1h30. Após o tour, a visitação ao local é livre. A compra dos ingressos pode ser feita online no site www.bondinho.com.br, ou ainda nas bilheterias físicas e totens de autoatendimento.

5. Passeio Marítimo da Marinha

Um dos mais belos passeios do Rio pela Baía de Guanabara, já que permite aos visitantes conhecerem vários pontos importantes, históricos e de uma beleza única de um outro ângulo: Espaço Cultural da Marinha, Aeroporto Santos Dumont, Escola Naval, Aterro do Flamengo, Pão de Açúcar, Fortaleza de São João, Ilha da Laje, Fortaleza de Santa Cruz, Museu de Arte Contemporânea, Ilha de Boa Viagem, Niterói, além das Ilhas Enxadas das Cobras, e a famosa Ilha fiscal.

O passeio é acompanhado por um Guia Turístico, que vai apresentando e falando sobre cada local e suas respectivas histórias, tirando todas as dúvidas dos visitantes. É uma verdadeira viagem ao tempo que acontece aos sábados, domingos e feriados em dois horários: 13h15 e 15h, com aproximadamente 1h20 de duração.

Quem não quiser fazer o passeio de barco, pode também visitar o submarino que fica no Espaço Cultural, onde se vendem os ingressos que dão direito também à visita ao Museu Naval, de 5ª feira a domingo.

6. Stand Up Paddle no Posto 6

Bem coladinho ao Forte de Copacabana, é sem sombra de dúvidas um dos melhores lugares para aprender e praticar stand up paddle! Além do mar ali ser bem mais protegido e calmo (o que é muito bom para as Kids), é um lugar onde podemos avistar várias tartarugas e cardumes de peixe. Ali, a água na maioria das vezes também está bem clarinha. Sem contar que  esporte é incrível, pois ajuda a trabalhar o equilíbrio e a concentração!

É possível alugar só a prancha por R$60 a R$80. Além disso, dá pra contratar instrutores também. Conforme se rema, a vista da praia fica mais ampla e mais linda. Indo próximo à parte dos canhões, dá pra ter uma visão 360 graus de toda a praia! Mas é preciso cuidado, porque o mar ali naquela região pode estar um pouco mais agitado.

Várias empresas estão sempre por ali alugando e instruindo os interessados. Quando fui, fiz Stand up Paddle com aSurfRio. O bom é depois conjugar com um café ou almoço na Confeitaria Colombo, e ainda visitar o exterior do Museu Histórico do Exército. Programa mais carioca impossível!

7. Surf no Arpoador

O Surfe é um dos esportes mais antigos que, no Brasil, começou a se praticar justamente no Arpoador na década de 1960. Ele revela muitas supresas, como tombos, caixotes, diversão e adrenalina para se fazer em família. O surfe complementa a natação e ajuda a melhorar a parte cardiorespiratória. Ou seja: além de ser muito benéfico, é divertido!

É um programa incrível, já que naquele lado da praia, tem ondas bem apropriadas para iniciantes. Os instrutores são muito atenciosos e dão várias dicas estratégicas para se manter em cima da prancha.

Por ali, existem várias opções de empresas que organizam as aulas com duração mínima de 1 hora. Também fizemos com a SurfRio.

8. Skimboard

Mistura perfeita entre adrenalina e diversão com os bons tombos que levamos! Promessa do verão carioca, o esporte acontece na beira da água, e  com todas as manobras radicais tem sido a alegria da garotada. Algumas pessoas acham que é só se jogar em cima da prancha, mas estão enganadas! Na verdade, é bem difícil coordenar todos os movimentos juntos sem cair. Por isso é sempre ter uma orientação de um professional para dar os primeiros passos. Para mais informações, entre em contato com Lucas Gomes da empresa Onda Skim, que é especialista no esporte. (21)974471880

9. Parque Lage e Jardim Botânico

Dá pra começar o dia aqui tomando um delicioso café da manhã, depois  apreciar a flora local do Parque Lage e aproveitar o parquinho infantil! Existem ainda algumas outras atividades bacanas, como a Escola de Artes Visuais.

Depois de um passeio por lá, vale conhecer o famoso Jardim Botânico com suas palmeiras e muuuito espaço para as crianças se divertirem!

10. Passeio na Ilha da Gigoia

Fazer esse passeio nos dá a sensação que estamos fora do Rio! Por lá, é possível avistar capivaras e jacarés. O barquinho que nos leva até lá fica no shopping Barra Point, onde se pode estacionar. Outra opção é pegar o metrô e saltar na estação Jardim Oceânico. É ideal se programar para um almoço por lá, já que a região conta com vários restaurantes gostosos e focados em frutos do mar.

11. Parque da Catacumba e pedalinho na Lagoa

Tem várias trilhas leves, arvorismo e tirolesas em que toda a família se diverte! Nos finais de semana, torna-se uma ótima opção de lugar também para um bom pic nic. Após as aventuras do parque, outra ótima opção é  passear de pedalinho pela linda Lagoa Rodrigo de Freitas!

12. Bondinho do Corcovado

Esta opção do nosso cartão postal, acessada pelo trenzinho a partir do Cosme Velho é sempre um show para os pequenos! Lá em cima, no pé do Cristo, é uma vista sem igual. Programa perfeito para um dia de sol!



Comentários