Pé na estrada: 5 Destinos em SP para viajar de carro

Confira dicas de passeios e hotéis incríveis espalhados pelo Estado de São Paulo

Depois do post Pé na estrada: 5 Destinos para viajar de carro perto do RJ, chegou a vez de trazer sugestões para a galera que mora em SP! Para este post que preparei junto com a Ana Davini, você vai conferir uma lista de 5 destinos no Estado de São Paulo para quem quer planejar futuros finais de semana e fugir um pouco da cidade grande. Vamos nessa?

1. Campos do Jordão

A primeira cidade a ser considerada é Campos do Jordão, que é famosa por seu Festival de Inverno, mas também ótima em qualquer época do ano. Alegre e aconchegante, oferece contato com a natureza e passeios únicos e incríveis. Um deles acontece no icônico Bondinho vermelho e amarelo, com seus bancos de madeira, que vai da Vila Capivari ao Portal. Também pode-se fazer tours. Destaque para o do Alto da Boa Vista, que combina belas paisagens, história, cultura e arquitetura, com visitas ao Mosteiro São João, Palácio Boa Vista e Auditório Cláudio Santoro, e um que vai ao Pico do Itapeva, com seus 2.025 metros de altitude, e que inclui passagens pelo Morro do Elefante, Vila Holandesa, Alto do Capivari, Lago do Itapeva e Ducha de Prata

Lá você também pode pedalar nas trilhas do Zoom Bike Park, correr às margens da estrada de ferro ou fazer caminhadas ao som dos pássaros e entre as araucárias do Horto Florestal. 

Uma ótima opção de hospedagem é o Hotel Vila Inglesa. Localizado em meio à natureza, conta com uma infraestrutura completa para toda a família, oferecendo diversas opções de lazer, entretenimento e conforto, como salas de massagem, circuito de arvorismo, kids club epasseios de bicicleta ou a cavalo. As acomodações são sofisticadas e a gastronomia é digna de elogios. 

2. Jaguariúna

Também no interior, Jaguariúna oferece atrações turísticas bem interessantes, como o Centro Cultural Professor Ulysses da Rocha Cavalcanti, um monumento ferroviário restaurado que aos finais de semana vira palco de uma Feira de Arte e Artesanato. De lá parte um passeio de Maria Fumaça pelos antigos trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, onde os passageiros podem ter contato com a história cafeeira, além de visitar fazendas e seis estações.

Outros locais são o Parque dos Lagos, que tem diversos animais, playground, quadra de futebol e trilha para caminhadas, e o Naga Cable Park, onde é possível praticar Wakeboard, Wakeskate, Kneeboard e Esqui Aquático, além de curtir um parque aquático de flutuantes repleto de desafios. 

Como a cidade não possui hospedagens sofisticadas, uma boa ideia é ficar no Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina, de Itatiba, a apenas 50 minutos de distância. Entre as atividades de lazer estão passeios a cavalo ou em charrete, pesca, caiaque, tirolesa, arvorismo e slackline. Também é possível conhecer todo o processo de produção do café e da cachaça Dona Carolina, desfrutando depois dos sabores nos elogiados restaurantes do hotel. As acomodações têm vistas privilegiadas para montanhas e bosques, decorações refinadas e comodidades como ar condicionado, wi-fi, frigobar e banheira.

Para completar as ofertas de campo, não podem faltar Brotas, um dos melhores destinos do país para aventuras, e Cunha, famosa por seus premiados ateliês de cerâmica.

3. Brotas

Nascente Areia que Canta (Foto: Hotel Fazenda Areia que Canta)

Na primeira pode-se visitar a Nascente da Areia que Canta, com suas águas cristalinas, ou praticar rafting ou boia cross no famoso Rio Jacaré-Pepira, além de percorrer trilhas e belas cachoeiras e se encantar com a Adega Casarão, que possui mais de 150 anos de história e produz itens regionais e artesanais. 

Duas hospedagens se destacam: O Recanto Alvorada Eco Resort, que é ecologicamente sustentável e cuja estrutura contempla cinco piscinas, lago, bares, restaurantes, fazendinha, quadras e muito mais, e o Hotel Fazenda Areia que Canta, que proporciona tranquilidade, conforto e atividades de ecoturismo, como passeios a cavalo. 

4. Cunha

Já em Cunha o grande programa é acompanhar bem de perto a produção de peças de cerâmica lindíssimas, que seguem a técnica japonesa Noborigama, que transforma o barro em pedra em fornos em temperaturas altíssimas.

Outra visita obrigatória é ao espaço O Lavandário, que soma campos de lavandas e ervas aromáticas com vistas espetaculares, um espaço de bem-estar para massagens faciais ou corporais, um café que comercializa sorvetes, bolinhos de mel com lavanda, biscoitos amanteigados, chás e cafés, e uma loja, onde é possível comprar mudas, sementes, temperos, óleos essenciais destilados ali mesmo, cosméticos, óleos de massagem, sais de banho, velas, aromatizadores e fragrâncias de ambientes, louças, toalhas e até almofadas terapêuticas, entre outros. 

Para completar, é imperdível fazer trilhas no Parque estadual da Serra do Mar, em meio à Mata Atlântica preservada. 

No quesito hospedagem, conforto e sossego podem ser apreciados na Pousada da Mata, graças aos seus chalés confortáveis, um delicioso café da manhã caseiro, sauna, piscina, Jacuzzi e lareiras. Outra ótima opção é a Pousada Barra do Bié, cercada por montanhas, rio e cachoeiras. Nela os hóspedes podem aproveitar o canto dos pássaros, contatos com animais como saguis, as maravilhosas receitas criadas pela proprietária e a horta orgânica. Nada melhor para quem procura momentos de dolce far niente.

5. Ilhabela

Por fim, quem prefere litoral pode rumar a Ilhabela, um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros, com mais de 30 praias. As mais movimentadas e com ótimas infraestruturas são as da parte sul. 

O contato com a natureza continua em trilhas para cachoeiras, de variados níveis de dificuldade e distâncias, com ou sem acompanhamento de agências de turismo. Algumas das mais célebres são a Cachoeira do Gato, a da Toca e a do Ribeirão. 

Ilhabela também pode ser um lugar para um delicioso passeio histórico. Grande produtora de cana de açúcar no passado, ainda preserva resquícios desse período e em seu centro há diversos atrativos. Dois deles são a Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, que oferece vista panorâmica, e a Antiga Cadeia e Fórum, declarada Patrimônio Histórico. 

Entre os hotéis locais, destaque para o luxuoso DPNY Beach Hotel & Spa, na praia do Curral, já eleito o Melhor Hotel de Praia da América do Sul pelo conceituado guia Condé Nast Johansens. São 83 suítes cama king size e dossel, uma enorme piscina externa aquecida, o premiado Tróia Restaurante, o DPNY Sushi Bar, localizado à beira mar, o Restaurante DPNY Beach Club e o almoço Terrace e um Spa com vista para o mar. Outra opção é o pé na areia TW Guaimbê, que está cercado pela tranquilidade da Mata Atlântica e oferece uma experiência relaxante com piscina com borda infinita, beach club exclusivo, RoomSpa, deck com vista privilegiada para o mar, Beauty center e passeios de escuna. 



Comentários