Aix en Provence: a mais badalada da região

Na nossa primeira vez na Provence, nos hospedamos em Aix en Provence, justamente por ser uma das maiores cidades da região e também a mais animada, onde achávamos que teria mais coisa. A cidade é repleta de coisas bacanas da arquitetura a tradições locais!

Na verdade, cada uma das cidades da Provence tem sua particularidade, e Aix realmente quando comparada a outras é mais agitada. Por isso, na segunda vez que fomos, já preferimos algo menor com menos agito, como Saint Remy de Provence e Gordes.

Mas muitas pessoas preferem ficar aqui por causa da proximidade com o aeroporto de Marselle, e como a cidade tem uma Universidade famosa, muita gente é atraída por conta disso.

Aix en Provence: Atrações

Passeio pelo Cours Mirabeau: É uma espécie de calçadão, em que em cada esquina pode-se encontrar uma fonte menor. As árvores que se debruçam sobre a rua ajudam a dar mais charme e bossa ao cenário lindo! O comércio de lojas e restaurantes, por ser mais agitado, acaba sendo maior. Adorei sentar ali e ficar vendo a vida passar de uma forma rápida, mas sem ser frenético como as grandes cidades. Por lá, existe um artista que faz bolhas de sabão gigantes, o que é garantia de passeio divertido com as Kids.

Uma dica legal é fazer uma caça às fontes mais famosas da cidade com as crianças, começando pela Fonte de La Rotonda, e ir percorrendo outras, como a Fonte dos Nove Canhões, o local onde carneiros paravam para beber água, e a Fonte de Água quente.

Parque La Torse: Esse é apenas um entre os muitos parques na cidade. Fomos nesse que nos encantou com seu laguinho com peixes e patos, área para crianças, vários gramados para fazer piquenique e até um riacho. A sensação é a de se estar em um filme encantado mesmo.

Aix en Provence

Pavillon Vendome: Lugar perfeito para relaxar, já que fica fora do burburinho do centro histórico, mas a uma distância curta. Tem um jardim lindo que, no verão, se torna mais verde ainda com aquela grama toda cultivada e suas árvores e canteiros floridos! No inverno também funciona bem, principalmente se tiver um dia de sol. E, claro, o que mais curti foi a área das crianças, com várias opções de brinquedos e dentro do casarão tem um museu também.

Caminhada pelo Vielle Vile (centro histórico): Também amo me perder por ali. Só o aroma daquele lugar, a alegria e a leveza dá na gente a vontade de explorar todos os cantos e ruas. Como são estreitas e tem várias saídas, as ruazinhas acabam se tornando um verdadeiro labirinto, o que dá ainda mais charme e bossa à cidade.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Se quiser fazer um roteiro que englobe tudo, comece pela Fontaine de la Rotonde passando pelo Cours de Mirabeau, siga para a Place de Precheurs, Town hall of Aix de Provence, Place des Cadeurs e chegando no Pavillon Vendome.

Aix en Provence

Passeio de trenzinho para conhecer a cidade: Na Praça onde tem a Fontaine de La Rotonde, saiu um trenzinho que as crianças adoram. É uma forma de conhecer a história da cidade.

Atelier de Cezanne: Aqui era o local que o artista usava para produzir suas obras de 1902 a 1906. Suas pinturas e toda a infra que utilizava para fazê-las continua lá. Por isso, o lugar conserva esse espírito autêntico. Vários objetos se tornaram famosos através de suas pinturas. Fica em um bairro mais afastado, mas lá como a cidade é pequena, tudo é perto. Eles têm um estúdio que promove workshops com as crianças, e um jardim lindo que dá pra aproveitar também.

Ecomusee de la Foret: Museu ecológico muito legal, em que a criança pode interagir em contato com todos os aspectos da florestas. Seja respondendo perguntas ou montando quebra-cabeças, a criançada ainda pode seguir pistas aprendendo sobre a paisagem natural de Aix.

Zoo de la BARBEN: Para quem vai ficar mais alguns dias com as kids na cidade e já fizeram tudo, recomendo muito esse Zoo. Ele fica a uns 25 minutos do centro e tem várias espécies de animais, além de espaços para piqueniques. O local é relativamente pequeno, o que faz com que quase não canse a visita. Tem um playground também para as crianças que cansarem de ver bichos.

Aix en Provence

Parque Jourdan: Lugar incrível que atrai residentes, estudantes e muitas famílias com seu espaço de recreação infantil atrativo. Mas só vale a pena mesmo se já tiver conhecido a cidade como um todo.

Gulli Parc: Parque indoor com várias opções, como muro de escalada, piscina de bola, tobogã e algumas atividades interativas adaptadas à idade de cada um. Tem uma sala a prova de som para os pais aguardarem caso não queiram ficar com seus filhos no local, que realmente é muito barulhento.

Aix: Onde ficar

Opções de hospedagem em Aix não faltam! Dos mais funcionais aos mais charmosos, como se fossem verdadeiras casas. Vai depender do que cada um procura! Confira minhas sugestões a seguir:

Les Lodges Sainte-Victoire & Spa: Hotel novo, pequeno e de bom gosto. Tem uma vista incrível do Monte Sainte Victoire. Os quartos são amplos e muito confortáveis. Tem um restaurante famoso pela sua gastronomia, mas atende bem com seu menu Kids. Está localizado num lugar ótimo, a 10 minutos do centro, no meio de um bosque lindíssimo.

Le Mas D’Entremont: Uma propriedade rural linda, situada em um belo jardim que tem uma quadra de tênis. Hotel é uma graça e bem confortável. O atendimento do staff também é ótimo. Parece um hotel-fazenda no meio da Provence, com lago, piscina, sala de massagem e etc. Fica a 5 minutos de carro do centro da cidade.

Villa Gallici Hôtel & Spa: É o melhor hotel da cidade, assim como seu restaurante, e tem um jardim incrível. Faz diferença nos pequenos detalhes, desde o momento da chegada até toda a estadia. Atendimento maravilhoso e personalizado. A decoração do local parece um conto de fadas. Ou seja sensacional em todos os sentidos: conforto, atendimento, cordialidade, ambiente… Daqueles lugares que todos que visitam se sentem importantes.

Le Pigonnet – Esprit de France: É uma casa linda, toda elegante, com um jardim de tirar o fôlego e um atendimento nota mil. Fica a 800 metros da cidade. Da primeira vez que fomos, ficamos hospedados aqui e amamos. Foram nota mil com as Kids desde a recepção até as refeições. A piscina também fez a festa da garotada.

Aparthotel Adagio Aix-en-Provence Centre: Eu sempre gosto de dar boas dicas de lugares com custo x benefício bacana, e essa rede de apart hotel tem uma filosofia bem bacana. Acomodações grandes e confortáveis, com ótima localização. É perto de centro, sem ter aquela barulho todo, e o café da manhã mesmo pago a parte tem sempre coisas muito gostosas e vale a pena. Não tem muito charme de um hotel Provençal, mas é bem funcional para quem está em família. Faz aquele estilo moderninho básico.

Renaissance Aix en Provence Hotel: O hotel tem uma localização perfeita e fica a 5 minutos a pé do Centro Histórico. Ainda tem alguns produtos do Starbucks no Lobby do hotel que ajuda muito. Quartos modernos, amplos, iluminados, além de um serviço muito atencioso e gentil, e com ótimo custo x benefício.

Aquabella Hôtel & Spa: Quarto gigante, com uma piscina incrível e um brunch delicioso que é referência na cidade e vale a pena. A localização também é ótima, perto da Place Du Cardeurs , do Cours Mirabeau e de várias lojas e restaurantes. Um dos pontos principais do hotel é seu SPA, que fica em um anexo para os hóspedes usarem, e o hotel está rodeado por um belo jardim. Tem um terraço ótimo que, no verão, pode ser utilizado como um lugar para uma bela refeição ao ar livre.

and-mercure-roi-rene.en.html?aid=1765974&no_rooms=1&group_adults=1″ target=”_blank”>Grand Hôtel Roi René Aix en Provence Centre – MGallery by Sofitel: Hotel bem contemporâneo, que faz parte da cadeia Accor. Tem todas as amenidades de um hotel 4 estrelas, como piscina, quartos modernos e amplos, um terraço bem bacana, academia e um restaurante famoso típico francês. Hotel bem acolhedor para quem está com famílias, e fica perto da parte mais antiga.

La Maison d’Aix: É uma espécie de guest house muito charmosa e elegante, com ótima localização e onde os funcionários dão todo um atendimento personalizado. O quarto tem um tamanho bacana para ficar com família. Talvez seja necessário alguns com um pouco mais de espaço. O café da manhã é servido quando você chega à mesa, e não em estilo buffet, já que é um hotel mais intimista.

Hôtel Cézanne Boutique-Hôtel: Hotel-boutique maravilhoso, que tem quartos para família grandes que comportam até 5 pessoas. O hotel é relativamente novo, portanto, os quartos são novos e com uma decoração bem moderna. A localização dele é ótima, bem na área próxima ao centro cultural da cidade, sem estar no meio do burburinho. O Staff do hotel também é bem atencioso.

Aix en Provence: Onde comer

Chez Jo Pizzaria: A pizza desse restaurante é maravilhosa, já que é feita no fogão a lenha que faz toda diferença. Mas também tem outras opções, como massas e saladas. Está sempre cheio de famílias, e por isso, é necessário fazer reserva antes. Atendimento bom dentro do possível quando não está estupidamente entupida. 59 Rue Espariat, 13100 Aix-en-Provence, França

Bar de Grillon: Aqui o que vale é a localização mais do que a comida até por que em Cours Mirabeau vão ter várias opções. Tem um terraço também com vista bacana. Lá tem um hambúrguer grande que as crianças amam!

Le Fórum: Tem uma atmosfera muito bacana, que serve vários frutos do mar com um terraço bem agradável. Tem várias especialidades do dia  serviço e ambiente bem acolhedor. Ele tem uma pegada de comida de bistrô, onde as batatas caseiras são maravilhosas.

Aux Petit Ognion: As crianças amam pois tem os melhores cheeseburguers, cachorro-quente com queijo azul, cheesecake e batatas fritas com queijo derretido da cidade. Uma surpresa e tanto em plena Provence em um ambiente bem legal, bem pequeno mas um charme.

L’Inconturnable: Serviço rápido exemplar em uma atmosfera da Provence muito bacana. Fica em uma praça muito charmosa, longe da multidão. Tem composição  de menu do dia, com entrada+ prato principal e sobremesa. Pratos sazonais e com belos sabores com bastante autenticidade. 14 Rue de Montigny, 13100 Aix-en-Provence, França

Les Fils a maman: Lugar muito legal, com pratos excelentes e funcionários muito simpáticos. Não costumo comer carne de cordeiro mas o daqui vai ficar para a história de tão bom. Aos domingos, tem um brunch também muito gostoso, com entrada prato principais e sobremesa. Serve também hambúrgueres e saladas e aqueles ovos Benedict que também amo.

Le Jardin D Amalula: Amei esse lugar. Muito incrível, com uma comida deliciosa e menu infantil. Apresentação e sabor dos pratos é divina, e a localização é um lugar bem charmoso e inesperado no meio da cidade mas sem ser naquele burburinho. Os sanduíches também são ótimos e dá vontade de comer todos de tão lindo. As sobremesas também nem se fala. Tem um terraço lindo que vale a pena passar um tempo lá.

Il Forno da Vito: Alguns dizem que é a melhor pizza da cidade, já que a massa é conhecida na região toda. Qualidade e preço são ótimos também, o que acontece poucas vezes na França que o serviço é rápido. Comemos um Calzone incrível.

andro Le Bistrot: Um pequeno e agradável bistrô que está localizado no centro histórico de Aix en Provence. Atendimento rápido e simpático, poucas opções de pratos, mas os poucos que tem são muito saborosos. Para quem gosta de pato, o de lá é incrível. Precisa fazer reserva pois tem poucos lugares.

Dal Gladiatore: É o tipo de restaurante que eu indico para quando estiver cansado de comer comida francesa. Tem de pizza até massa com ingredientes frescos, além de acolher muito bem quem está em grupo. Não curto tiramisu, mas o daqui é bem famoso. O preço dele já é um pouco melhor, já que não está no meio do miolo turístico.

Patio: Cenário atípico em uma atmosfera casual e chique sem ser formal com vários pratos caseiros e frescos. Fica localizado em uma pequena rua e a própria decoração também é muito divertida, com várias roupas penduradas na corda para dar uma bossa. O atendimento também se supera. Fica um pouco mais distante das ruas movimentadas, mas vale a pena.

Gastronomia em Aix: Outras opções

A dica é fugir da Cours Mirabeau e ir até a Place des Cardeurs, uma larga praça repleta de restaurantes. Em cada rua, em cada praça que você passa, há sempre um restaurante com mesas na calçada e bate uma vontade irresistível de sentar em cada um deles.

Restaurante Bidule: Aqui serve-se um dos hambúrgueres caseiros mais gostosos da cidade. É o típico restaurante francês, que serve de costela de porco a saladas e tartines deliciosos. Tem menus fechados, mas dá para escolher a la carte também. Todos os produtos são frescos e preparados no local. A decoração é especial, e dá para viajar nela. O melhor é sentar ao lado de fora para sentir ainda mais a vibração do local. Um bom local para estar com a famílias, encontram-se várias por lá.

La Tradicional: Lugar muito gostoso para comer uma pizza ou uma massa. Tem um terraço com uma atmosfera encantadora, que fica em uma pequena praça por lá. Os Risotos também eram ótimos .Serviço eficaz e simpático.

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!



Comentários