Alberobello: conhecendo o charme dos Trullis!

Alberobello é o tipo de cidade que você vai uma vez planejando quando voltar! Sua beleza é única e diferente de qualquer lugar que você já tenha visto ou conhecido. Sabe por que?

Imagina uma cidade toda feita de casinhas brancas de pedra com telhado em formato de cone? Pensou? Essas casinhas existem e têm nome: se chamam Trulli, e são Patrimônio da Humanidade da Unesco por terem conseguido preservar de forma exemplar sua arquitetura, que teve toda uma técnica de construção diferenciada.

Diz a História que estas casas assim eram construídas para evitar que os moradores pagassem impostos. Alguns Trullis têm símbolos no telhado que significam uma proteção da família contra mau olhado.

Alberobello é dividida em Aia Piccola, onde a maioria dos Trullis aqui são residenciais, e Monti, que tem escadarias e a maioria das casinhas lá virou lojinhas, ateliês etc.

O que fazer em Alberobello

Basta um dia ou meio para conhecer a cidade, mas acho que da próxima vez ficaria até uma noite aqui e faria a cidade como base de tão diferente e bonita que é. Aqui, a recomendação é se perder pelas vias Nero, Monte Pasúbio e Monte San Michele.

Essas são as ruas principais mais bonitas, onde realmente senti estar em um lugar mágico, onde as ruas estreitas remetem aos contos de fadas. Quando estiver lá, pergunte-se em que história você se imagina no meio do lugar: se  está na casa dos elfos, gnomos, Hobbits… Em um lugar como este, tudo se mistura na imaginação.

Comece a visita pelo Rione Monti, que é mais turístico, e conforme for aumentando o movimento, continue a visita por Aia Piccola.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Antes de ir, não deixe de assistir ao segundo filme do “Detetive do prédio azul”. As crianças piram quando reconhecem que algumas cenas foram passadas lá.

Trulli Siamesi: Muito legal que são dois Trullis construídos sobre o mesmo teto. Antigamente eram comunicantes mas hoje já são separados.

Casa dell Amore: É famoso porque é o primeiro Trullo construído em Argamassa.

Igreja de Sant Antonio: Uma igreja que também fica dentro de um Trulli. Posso garantir que você nunca viu uma igual a essa!

Il Parco dei Dinosauri: Fica a 18 km da cidade, em Castellana Grote, mas faz a alegria da garotada. Resolvi conhecer para dar uma quebrada na programação e eles não ficassem entediados. Parque pequeno, mas a visita é interessante e divertida já que os guias acompanham a criança. Para começar o tour, recomendo uma sala de vídeo em que eles contam um pouco da história e as crianças podem ver algumas imagens. Alguns dinossauros precisam de uma manutenção, mas parece que ano que vem vão se mudar de espaço para um lugar grande e maior.

Onde comer em Alberobello

Antico Trullo: Restaurante delicioso de carne e peixe. Fizeram de tudo para agradar as kids com a carne fatiada e legumes grelhados. Lugar simples, mas com uma atmosfera incrível e ótima localização. A mozzarella assada era de tirar o fôlego de tão gostosa. Via Monte Pasubio, 1, 70011 Alberobello BA, Itália

Trullo d’oro: Restaurante típico da cidade com massas bem gostosas e bons preços. Achei que não fosse conseguir mesa grande já que éramos muitos e os Trullis parecem pequenos, mas aqui conseguimos sentar e comer bem. A mistura de sabores é uma das grandes características e o Orchiette  com uma carne bem macia estava divino. Vale a pena provar  o bolo de amêndoas de sobremesas também.

Trullo d’oro

Casa Nova: Restaurante bem Kids friendly que trata as kids como verdadeiros clientes. Os funcionários são muito simpáticos e atenciosos. O risoto de camarão estava divino e tem uma localização bem central, próximo de uma das vias principais, a Via Nero. Ele fica bem no subsolo do Trulli e temos a impressão que estamos entrando em uma escavação. Comida é divina e bem farta, as entradas são excelentes e o cardápio reflete bem a tradição local.

Mare Mostro: Especializado em peixe fresco, principalmente robalo e atum, onde o atendimento é impecável. Sua localização fica longe da multidão e oferece um ambiente muito acolhedor. Ótima relação qualidade e preço. Via Ammiraglio Millo, 19, 70011 Alberobello BA, Itália

Il Pinnacolo: Pratos típicos da Puglia e comida bastante farta. Entrada e pizzas são sempre muito apreciadas, pois todo mundo que vem adora o local. Tem um terraço ao ar livre e o restaurante é bem característico. Atendimento rápido e simpático. Como a procura é sempre grande, reserve sempre o primeiro horário.

Pozzo continuo: tudo delicioso, pizza, batatas fritas…É altamente recomendado e tem bom x custo benefício se considerar que o local é altamente turístico, a poucos passos do Dione Monte. Também tem um terraço delicioso. Cozinha e atendimento bem típico e tradicional – você realmente se sente na Puglia. Via Monte Pasubio, 1, 70011 Alberobello BA, Itália

La Cantina: Restaurante bem pequeno mas aconchegante. A cozinha é aberta, tornando o ambiente mais incrível, e o proprietário vai de mesa em mesa. Qualidade e preços muito bons, além da cozinha típica maravilhosa. A apresentação dos pratos também só aumenta mais a vontade de experimentá-los!

L’Olmo Bello: Ótimo menu com atendimento rápido e cortês. Pratos saborosos e bem fartos e fica a 2 minutos da rua principal, o que achei muito bom. O Ravióli com Ricota defumada é divino. Bom custo x benefício em um ambiente bem descontraído. É o típico restaurante que recebe bem e está acostumado com mesas grandes para quem vai em grupo.

L’Aratro: Fica em uma das principais vias do centro histórico. Os funcionários são muito atenciosos ajudando no detalhe de cada escolha. Tem até massa sem glúten. Lugar é encantador e alguns dizem que é o melhor Orechiette” da cidade. A focaccia também é divina e a costela de vitela muito macia. O proprietário é muito atencioso e vai de mesa em mesa cumprimentar cada um.

L’Aratro

Trattoria Miséria e NOBILTA: Localizado em um ponto estratégico de Alberobello que fica relativamente próximo de um estacionamento. É grande e  confortável. A comida é ótima e tem muita qualidade, serviços excelentes, funcionários muito cordiais. Tem uma boa localização ao ar livre e, de vez em quando, música ao vivo, O que torna o ambiente mais agradável. O cavatelli com camarão e abobrinhas estava sensacional.

Fidelio: O restaurante parece uma vila e tem uma atmosfera linda, com luzes suaves e velas e um belo jardim. O pão de azeitona que comemos na entrada foi incrível. A equipe é muito atenciosa e você pode escolher que tipo de farinha (normal, integral ou sem glúten) você quer que componha  seu prato. O fillet Primitivo também estava delicioso e o salmão também é famoso.

Gli Ulivi: Frequentado pelos locais, o restaurante tem pratos excelentes e um jardim ao ar livre, cercado por Oliveiras. As massas com legumes são os carros-chefes e realmente têm muito sabor. Lugar muito aconchegante com funcionários bem simpáticos. Fica fora da região dos Trullis e das áreas turísticas, mas é uma ótima opção.

Ristorante Trattoria Largo Trevisani: Bem simples mas com uma comida gostosa e barata. Muito bem localizada e uma equipe muito eficiente para ajudar no que for preciso sob a liderança do proprietário. Muito eficiente, mesas ao ar livre, cozinha tradicional e saborosa.

Trullo Garden: Ótimo custo x beneficio e atendimento rápido e certeiro. Quando você entra, parece pequeno, mas ainda tem um jardim na parte externa que surpreende. Lugar bem agradável com uma comida saborosa e farta. Provamos uma burratina deliciosa, e o tartar de atum também estava muito bom. As crianças foram de oriechetti ao Pomodoro, que também estava muito gostoso. Via Piave, 35, 70011 Alberobello BA, Itália

Trulli De Sapori: Pratos locais típicos muito saborosos e muito bem servidos. Atmosfera incrível e ambiente muito agradável. O peixe assado para dividir com certeza foi um dos melhores que comemos, e os risotos também são muito bons. Preços bem justos com atendimento eficiente, e foge um pouco do “burburinho”turístico. Piazza Antonio Curri, numero 3, 70011 Alberobello BA, Itália

Trullo Del Conte: Bem simples mas muito agradável tanto no atendimento quanto no sabor da comida. Muito aconchegante e tem uma atmosfera bem intimista para se sentir em casa. A Burrata e o Capocolo estavam deliciosos. Tem uma área externa cercada de árvores de Limoncello. Via Cadore, 1, 70011 Alberobello BA, Itália

Onde ficar em Alberobello

Os hotéis na cidade, em sua grande maioria, são pequenos mas muito aconchegantes, e atendimento muito próximo e atencioso. Eles têm mais cara de pousada, já que são mais intimistas.

 Trulli e Puglia ResortFica bem no centro histórico e é muito aconchegante e limpo. Proprietários gentis e café da manhã muito bom. Sem sombra de dúvida, é uma experiência única ficar em um Trulli. Como as casas ficam uma ao lado da outra, pode ficar mais distante da recepção, mas nada que atrapalhe já que o atendimento é ótimo.

Romantic Trulli: Fica em frente ao restaurante L’Aratro – ou seja, muito bem localizado. Oferece alguns trullis com opções de mais de 2 quartos e até mesmo cozinha, sala etc. O atendimento do proprietário é diferenciado e cada dia no horário acordado ele leva o café da manhã e cuida de tudo com muito capricho. Aqui, dá para se sentir em um verdadeiro filme de conto de fadas em que tudo foi pensado nos mínimos detalhes.

I Trulli Di Ottavio: Bem no centro histórico, mas em uma área mais tranquila. Um dos poucos hotéis em que o estacionamento já está incluso.

Pietra Luce Dei Trulli: Um B&B muito charmoso em que o ideal é uma mesma família / grupo de amigos reservar o Trulli todo. Fica fora de Alberobello em uma zona rural a apenas 8 minutos de carro. Mas os donos e o ambiente te recebem e acolhem muito bem.

Resort La Corte Dell’Astore: Funcionários são muito simpáticos e os proprietários não medem esforços para agradar a todos. Muito confortável e muito bem cuidado, a diferença se reflete nesses mínimos detalhes como na decoração que também é linda. É um hotel-boutique com muito espaço e um jardim lindo que fica só a 700 metros do centro histórico.

Il Gabellota Resort: Lugar impressionante! Quando fui visitar, me senti entrando em uma casinha de boneca. Tem belos jardins até mesmo uma área infantil. A piscina dá toda a bossa ao local e, de vez em quando, ainda rola uma música no seu entorno. O local é bem amplo e fica a uns 20 minutos a pé do centro da cidade.

Il Gabellota Resort

Dimore Antichi Mestieri: Ótima localização na cidade, onde se sente bem o clima do local. Um B&B que proporciona uma ótima experiência para quem quer ficar em um Trulli com atendimento personalizado.

Cuor Di Puglia: Hotel mais simples porém com bom custo x benefício. Tem espaços mais amplos e algumas partes do hotel são mais modernas que outras. Ambiente familiar acolhedor com capacidade para receber grupos grandes já que tem mais quartos (o que é mais difícil nessa região).

Corte Trullo Sovrano: Um B&B incrível bem no meio da cidade que consta com três habitações. Cada uma delas tem dois ou três quartos, algumas uma vista para um jardim incrível. Ótimo serviço, quarto autêntico com cara de novo e proprietários muito atenciosos.

and Hotel Olimpo: Ótima opção para quem estiver em grupo grande e tem interesse em ficar a 10min a pé do centro histórico. Ótimos quartos e atendimento. Tem estacionamento privativo, O que é um achado por lá. Bom custo x benefÍcio.

Trulli Vacation: É um apart hotel cheio de charme e rústico. São algumas casas no Centro  histórico de Alberobello que acomodam até 4 pessoas e que o proprietário recebe maravilhosamente bem. É a experiência de ficar em um Trulli atrelado a todo modernismo e inovação.

L’aia di Cucumo: São várias casinhas em um único terreno que alugamos com uns amigos e que têm áreas em comum, como piscina e churrasqueira.Amamos ficar aqui. Experiência incrível de se estar em um Trulli cercado de uma infra e atenção única.

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!



Comentários