Atividades na Rota Ecológica de Alagoas

Sem dúvidas, a principal atividade da região da Rota Ecológica de Alagoas é ir às praias paradisíacas e tudo de mais gostoso que essa atividade pode oferecer!

Eu confesso que senti falta de uma cidade com centrinho estilo Trancoso e Jeri, mas ali, o clima é outro. Portanto, não vá com essa expectativa porque lá os programas são muito natureza!

Se jogue nas caminhas nas praias com seus coqueiros inclinados que fazem a festa pelo litoral e deixam a paisagem mais linda ainda! Fizemos uma caminhada bem bonita saindo de São Miguel até a Praia do Riacho e Praia do Marceneiro. A praia de São Miguel dos Milagres é repleta de jangadas e barcos, que formam um bonito colorido em contraste com o mar quase azul cristalino.

Passeio de Jangada

Nós fechamos um passeio de jangada com indicação do hotel. Eu confesso que não amei o jangadeiro, por isso nem vou indicar por aqui. Mas a rota desses passeios é padrão, e vai justamente até as piscinas naturais. Ao refletirem a luz do sol, elas têm suas águas ainda mais cristalinas!

Antes de fazer esses passeios, é importante verificar a tabela das marés. Isso porque é só na maré baixa que as piscinas aparecem. Isso é o tipo de informação que os jangadeiros sempre sabem.

Associação Peixe Boi

No povoado de Tatuamunha, numa área de preservação no meio do rio que leva o mesmo nome, é possível observar os peixes-boi. Fizemos um passeio de jangada onde ficam os peixes-boi resgatados pelo projeto que tem como objetivo preservar a espécie e aumentar a sua população. Embora sejam muito dóceis, não é permitido encostar nos animais. Confesso que achei o passeio meio chato, e só recomendo para quem for ficar alguns dias a mais.

Maragogi

Sem sombra de dúvidas, as águas mais cristalinas do Nordeste! Localizada a 40 km de São Miguel, é possível fazer um bate e volta saindo delá. Vale ressaltar que esse passeio foge um pouco da vibe de São Miguel dos Milagres, que é muito mais no estilo paz e tranquilidade. As jangadas chegam com muita gente, música alta, e acaba se tornando um programa bem turístico.

Passeio de Buggy

Os passeios de buggy (ou bugre) são muito comuns no litoral do nordeste. Em Alagoas, mas especificamente na Rota dos Milagres, não é diferente. Existem duas opções de roteiros:

  1. O primeiro é pela Rota Ecológica, incluindo as praias de São Miguel dos Milagres, Marceneiro e Patacho, com duração de aproximadamente 4 horas.
  2. A segunda opção de roteiro te leva até Japaratinga e Maragogi e dura o dia todo. Nesse passeio, é necessário pegar a balsa para atravessar.

Passeio de bicicleta até o Pontal de Camaragibe (Praia do Morro)

Esse passeio é bem legal, mas não conseguimos fazer. Esse tour está longe de ser uma simples pedalada – além disso, tem uma travessia de barco pelo rio, e pedalada por uma praia deserta rumo às falésias e espelhos d’água. Algo muito inusitado e diferente.

Depois de muitos coqueirais, você encontrará a Praia do Morro. Só é possível chegar a essa praia após uma rápida travessia de barco/balsa pelo rio Camaragibe. O @toninho_passeios_bike (tel. 82-99402-5123) providencia tudo!

Passeio de Paramotor

Um passeio imperdível na região, organizado pelo proprietário da Pousada Ninoa. Oferece um dos visuais mais bonitos! O passeio pode ser de 10 ou 20 minutos, e é preciso reservar pelo telefone (82) 99387-8383.



Comentários