Aventure-se pela Rota Ecológica de Alagoas

Este paraíso de águas mornas e cristalinas é um convite para amantes da natureza!

Você conhece a Rota Ecológica de Alagoas? Estamos falando de 40 km praias paradisíacas e praticamente desertas situadas entre Barra de Camaragibe e Porto de Pedras no litoral Norte de Alagoas.

Servida por uma estradinha cercada por belíssimos coqueirais e povoados coloridos, a região é delimitada por dois rios e rodeada por magníficos manguezais. A rota pode ser feita pela estrada asfaltada que leva de uma praia a outra e passa por dentro dos vilarejos locais.

Sem sombra de dúvida, a melhor melhor forma de conhecer a cidade é alugando um carro, que te dá a liberdade para passear ou fechando passeios de bugre.

Como chegar?

A 97 km de Maceió e a 220 km de Recife está São Miguel dos Milagres A estrada é bem conservada, e o acesso ao município é relativamente fácil. A seguir eu explico como faz para chegar em duas opções, uma partindo de Maceió e outra partindo de Recife:

  • Partindo de Maceió: Basta seguir a rodovia AL 101 norte no sentido de Recife e, após o Município de São Luiz do Quitunde, virar à direita no sentido de Barra de Camaragibe.
  • Partindo de Recife: pegue a estrada PE 060 e siga em direção para Japaratinga (AL). Entre na Rota Ecológica por Japaratinga e pegue a balsa que liga Japaratinga a Porto de Pedras (R$ 15 por carro). Há uma opção de caminho por Porto Calvo, sem pegar a balsa. Isso aumenta em 25 Km o percurso. A estrada entre Porto Calvo e Porto de Pedras foi recentemente asfaltada. De Recife até Porto de Pedras, via Porto Calvo, dá 180 Km. O Caminho pela balsa é mais curto, e leva em torno de 3h (se a fila da balsa estiver pequena). Se for em dias de semana e fora da alta temporada, vale a pena.

Quando ir

São Miguel dos Milagres e sua região está situado no Nordeste brasileiro e tem um clima tropical onde a chuva, a umidade e o calor se entrelaçam ao longo do ano.

A melhor época para ir é de setembro a março por serem meses mais secos. Novembro e dezembro são ainda melhores!

A partir do final de abril até agosto, se iniciam os períodos de chuvas e alguns lugares nem funcionam.

O clima se mantém quente durante todo o ano. Um diferencial é a temperatura média da água, que costuma variar entre 26 e 28 graus.



Comentários