Conhecendo o Lago de Como, na Itália

Belas paisagens que mais parecem pinturas são o principal atrativo da região

La dolce far nienteAcho que não conheço uma só pessoa que tenha ido a Itália e que não tenha gostado pelo menos de um local! Um país que agrada vários gostos, dos mais sofisticados aos mais simples. Não por acaso, já estive lá 3 vezes: uma como mochileira, outra quando fiz 1 ano de casada, e na última vez, quando levei as crianças para Roma.

Da riqueza do norte, com seus lagos impecáveis, até o sul com seu mar cristalino; da grandiosidade de Roma até cidade pitorescas do interior da Sicília… a Itália é toda encantadora, e em praticamente todas suas cidades, você pode ter uma imersão de História geral.

Por todas essas razões é que escolhemos a terra da pizza como nosso próximo destino – dessa vez, mais especificamente o Lago de Como. Vem comigo para mais essa aventura!

Sobre o Lago de Como

Berço de grandes artistas, cientistas, músicos, literatos e exploradores, a Itália é o quinto país que mais recebe turistas no mundo. A região do Lago de Como é uma das regiões italianas que justificam toda esta fama. Já a caminho de lá, a belíssima paisagem que surge nos faz questionar: O que é aquela região?

É tudo meio mágico por lá, e passeando por esta parte da Itália fica muito fácil entender por que George Cloney, por exemplo, escolheu este lugar para ter uma casa.

O lugar é marcado por montanhas banhadas por lindos lagos, como o de Como e Maggiore, que ficam quase na fronteira com a Suíça. No entorno, existem várias cidades maravilhosas e bem charmosas. Para onde olhamos, acabamos dando um suspiro de beleza e encantamento!

Eu fiquei hospedada em Cernobbio, mas visitei Bellagio, Mennagio e Varenna. Uma cidade é grudada na outra, e quando se vê, já acabou uma e começou a outra. 

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Quem vai para Itália tem que estar com a cabeça aberta: apesar de todas as coisas boas que o país oferece, por outro lado a forma um pouco rude de falar dos italianos, a desorganização e os atrasos podem incomodar os mais desavisados. Mas garanto que tudo vale a pena!

Existe um barco que é o melhor meio de transporte para se locomover de uma cidade para outra. Outra alternativa é alugar um barco private e dar a volta na ilha. 

As cidades parecem que pararam no tempo de tão lindas, e as casas em volta dos lagos são MARAVILHOSAS! Fiquei chocada com a beleza e tamanho das propriedades.

Como chegar ao Lago de Como

O jeito mais fácil de chegar é de carro, já que fica a 80 km do Aeroporto de Malpensa, a 95 km do aeroporto de Milão e a 37 k de Lugano, na Suíça.

No nosso caso, chegamos no aeroporto de Milão e lá alugamos um carro, um trajeto que dá aproximadamente 56 km. Uma dica que eu sempre dou é reservar um carro com antecedência do Brasil, principalmente quem tem família grande. Os carros na Europa não são como nos Estados Unidos, e com crianças e malas, não dá para ser um modelo pequeno.

Os ônibus também funcionam bem, saindo do Aeroporto de Malpensa. Além disso, os trens são sempre boas pedidas em viagens pela Europa caso você não leve muita bagagem. Eles saem do Aeroporto de Malpensa e da estação Norte Cadorna para Como.

Quando ir ao Lago de Como

Aquele lugar é lindo em qualquer época do ano, então depende do que cada um procura. Na minha opinião, a melhor época para conhecer a região são nos meses mais quentes, de abril a outubro. Se você quiser ir para curtir as atividades do lago e o calor, melhor ainda seria de junho a setembro.

A cidade fica mais alegre nessa época, os bares e restaurantes enchem-se de gente, de vida e de cores. Por outro lado, fica tudo lotado e muitas vezes sem reserva, não se consegue curtir quase nada.

A partir de novembro, as cidades ficam meio fantasmas, sem agito. É ideal para aqueles que preferem um pouco mais de paz, mas tanto o outono quanto a primavera é a época que as pessoas mais indicam para ficar.

Já no inverno, nem todas as embarcações que ligam uma cidade a outra funcionam. Muitas vezes, o vento pode aparecer com força e até a nevar. 

Hospitais na região

A região do Lago Como é pequena, por isso, em caso de urgência com as Kids o mais recomendado é ir a Milão que fica apenas a 1h20 de lá.

Nossa viagem por esse paraíso da Itália está só começando, mas você pode descobrir mais dicas kids friendly sobre diversas outras cidades pelo mundo. Quer saber como? Então confira como!



Comentários