Descobrindo Monopoli, em Puglia

Desvendando mais um paraíso da região de Puglia, chegamos a Monopoli: Uma cidade com quase 18 km de praias de águas cristalinas que te convidam para um mergulho. Rica em oliveiras e amendoeiras e com várias masserias por perto, a cidade se destaca por ter hotéis e restaurantes com preços mais acessíveis.

O que fazer em Monopoli

A vila de Monopoli é pequena mas extremamente pitoresca. Logo de cara encontramos a praça principal, cafés, restaurantes e pequenas lojas.

A seguir você confere as atrações distribuídas pelo belíssimo local: 

As praias do Norte: Cala Susca” e “Cala Monaci” são bem pequenas com areia e rochas separadas por um estacionamento.

Cidade histórica: Comece a visita pela Porta Romana, que é um dos acessos do centro histórico pelo porto antigo. Se perca passando pelas inúmeras igrejas, uma delas a Cattedrale di Santa Maria della Madia, a padroeira da cidade. Toda em estilo barroco, tem um muro ao lado que foi construído para proteger do vento que vem do mar. Paramos para um gelato na Piazza Garibaldi e fomos na praça principal da cidade, a Piazza Vittorio Emanuele II.

Ao lado do Centro Histórico, fica a Praia de Porta Vecchia bem ao centro. Quando se segue pela Muralha existe uma estradinha em que, no verão, os turistas se acomodam para curtir o pôr-do-sol. Andando mais uns 2 km, chega-se em uma das praias mais lindas e famosas que é a Praia de Porto Rosso, com pedras e rochas mas sempre belíssima.

Abadia de Santo Estefano: É uma zona repleta de praias que tem esse castelo lindo e imponente. Na verdade, é um esplêndido complexo fortificado nos arredores de Monopoli. Já foi governado por monges beneditinos e cavaleiros de Malta que governaram o castelo como um feudo. O espaço hoje é uma propriedade privada.

Praias do Sul Capitolo: Nessa região, as praias têm areia fina e dourada. Tem vários beachs clubs que são os preferidos das famílias e dos jovens durante as férias. Cada cantinho ali é incrível, como a cala Torre Cintola, onde se vê os restos de uma torre , oPorto Giardino, que tem infra de praia como cadeiras e barracas. As praias são definitivamente mais amigáveis para as famílias que viajam com crianças mais jovens, e você vai encontrar as águas mais cristalinas.

Aquapark Egnazia: Um verdadeiro parque aquático que as crianças, principalmente as pequenas, piram com a recreação.Tem excelente organização e limpeza e piscinas diferentes para todas as idades com entretenimento  de acordo com a altura de cada um.

Indiana Park: A 15 km de Monopoli, logo na divisa com Castellana Grotte, nos deparamos com esse parque bem interessante que fica imerso em uma floresta de carvalhos. Tem várias atividades de arvorismo adaptadas a cada idade. É realmente bonito, limpo, a equipe é muito atenciosa e acompanha a todos passo a passo. As infraestruturas são realmente bem adaptadas às crianças.

Indiana Park

Onde comer em Monopoli

anda Sul Porto: É pequeno, mas acolhedor e tem um terraço muito simpático. Faz uma mistura entre o italiano tradicional e moderno com ingredientes frescos focados em peixes e mariscos. Funcionários simpáticos e atenciosos em um ambiente elegante, mas sem muita formalidade. Prato de massa abundante, peixes frescos e sopa de peixe divina.

Tratoria la Locanda dei Mercanti: A comida é ótima, e lá comemos um polvo divino. As porções são generosas e o preço é justo. A equipe de lá é muito amigável, recebe muito bem e é rápida. Fica bem no meio do centro histórico. Os aperitivos também são deliciosos e abundantes. Via Giuseppe Garibaldi, 44, 70043 Monopoli BA, Itália

Komera, Cucina Nostra: A fachada do restaurante parece um palácio! Refeições modernas um pouco mais requintadas com cardápio bem criativo. Bom atendimento e os pratos muito saborosos, como o Linguini de tinta e os frutos do mar frescos. A lagosta acompanhada de seus molhos deliciosos é famosa na cidade.

Il Guazetto: Uma ótima Osteria com boas entradas, excelentes aperitivos, serviço amigável e profissional. O peixe assado é excelente e dividimos entre todos. Tinha um prato de Robalo cru também muito bom.

Masseria Garrappa: É o típico do lugar para ir em grupo para fazer uma refeição descontraída. A localização é estratégica, no meio de um jardim lindo com várias laranjeiras de cenário. O atendimento é muito personalizado. Os pratos em sua maioria com tradição local são muito saborosos, simples mas inovadores.

Masseria Garappa

Tratoria San Domenico: Ao percorrer as ruas de Monopoli, nos deparamos com essa pequena trattoria super amigável perto do centro histórico. O proprietário recebe cada cliente, os peixes são frescos e o risoto de frutos do mar foi um dos melhores que já comi. Lugar agradável, com funcionários muito acolhedores. Bom custo x benefício em um lugar simples e bem cuidado. Via S. Domenico, 3, 70043 Monopoli BA, Itália

Ristorante Piazza Palmieri: Está localizado no meio da praça do Palazzo Palmieri, tem uma vista muito agradável. Os pratos têm ótimo sabor e são de qualidade. O forte são os frutos do mar, mas o cardápio é bem variado. Aliás o lugar é ótimo também para quem que não pode comer comida com glúten, já que eles tem todo um menu focado nisso. Bom custo x benefício!

Terrazamare: Atencioso e simpático serviço, com profissionalismo e rapidez. É um lugar informal e bastante turístico, já que tem a vista do mar e da cidade velha. Tem um agradável terraço com um serviço muito bom, uma cozinha interessante com toque de culinária regional. O polvo é o carro-chefe da casa e realmente estava divino. Via Portavecchia, 50, 70043 Monopoli BA, Itália

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Os tomates da Puglia são divinos! Eles são os mais doces e deliciosos que já comi. Até as crianças que não curtem muito, lá comeram e pediram mais.

Ristorante e Pizzaria Oltremare: Funcionários simpáticos, serviço eficiente, bom custo x benefício, boa qualidade e fartura dos pratos. Ótimas opções de entrada, primeiro prato e principal. Peixes são frescos e o ambiente é simples e acolhedor. Via Fracanzano, 70043 Monopoli BA, Itália

Condominio 60: Restaurante um pouco mais requintado com uma comida impecável. As crianças curtiram muito os mexilhões fritos. O atum com creme de cogumelos também estava divino. É um restaurante pequeno e acolhedor no centro histórico de Monopoli. Ótimo serviço e vários pratos a base de peixe deliciosos. Via Giuseppe Garibaldi, 60, 70043 Monopoli BA, Itália

Metae Restaurante: Ótima descoberta no Centro de Monopoli. Equipe muito simpática, cozinha com sabores originais e muito peixe fresco. O ravióli com camarão estava incrível. Via dell’Erba, 63, 70043 Monopoli BA, Itália

Masseria Lamapecora: Para quem gosta de mussarela de búfala, aqui é o lugar. Uma fazenda que produz esse queijo, onde a degustação é maravilhosa e uma grata surpresa. Equipe recebe muito bem, explicando como funciona todo o lugar.

Il Brigante Tratoria: Lugar pequeno mas muito aconchegante onde  os funcionários são muito tranquilos, simpáticos e educados. Localizado no centro muito perto do porto. Os pratos são à base de peixe fresco com ótimo custo x benefício. As porções de mexilhões, lulas e camarões são bem fartas. Via Cavaliere, 17, 70043 Monopoli BA, Itália

Monopoli também alguns restaurantes na praia que no verão se tornam beach club mas bem mais tranquilo do que aquelas do Sul da FRANÇA:

Sabbiadoro Beach: A praia aqui não tem pedra e o mar é azul. Alugamos as cadeiras aqui e depois comemos no restaurante. Adorei o clima e a pegada da barraca toda branca e cadeiras laranjas no melhor estilo clean. Bom serviço de praia com toalhas. Como cobram por pessoa, o ideal é passar o dia aqui. Depois é bom almoçar um peixe delicioso no restaurante. No dia que fui estava vazio e achei que fosse ser um agito maior.

Sabbiadoro Beach

La Perla Geraldo: Lugar lindo que parece mais um clube com piscina. Tem bastante espaço e um mar incrível, cujo acesso se dá por uma pedra. Ou seja, é praticamente uma piscina de água natural. Eles têm algumas restrições, como não comer perto da área da piscina. Na minha opinião estão certos porque assim conseguem preservar o lugar.

Le Palme Beach Club: Vale alugar uma cabana por aqui e ficar o dia todo. Tem uma estrutura incrível, onde tudo é muito limpo e organizado. Está em uma pequena praia agradável de água muito azul, porém fica bem no meio de outras duas praias, o que pode tornar o lugar bem apertado. Mas o ambiente como os jardins, restaurante e até a parte infantil são bem legais .

Onde ficar

As opções na cidade acabam sendo mais em conta que em Pogliano. Muitas vezes, a maioria dos hotéis fazem mais o estilo B&B aconchegante. Ou seja, menores de tamanho, mas com vista e atendimento impecáveis.

Hotel Don Ferrante: Ótimo hotel localizado dentro das antigas muralhas da cidade fortificada, tornando-se um dos hotéis mais exclusivos da região. Os quartos com terraço uma vista maravilhosa do mar e o hotel ainda têm uma piscina na cobertura que é pequena mas atende muito bem. Os quartos não são identificados por números, e sim por nomes. Não tem estacionamento mas o hotel oferece translado de lá até o hotel. Os apartamentos são amplos e o staff muito qualificado para atender os interesses de todos.

Hotel Don Ferrante

Al Console Luxury Suite: A localização no porto é perfeita, e os quartos são bem grandes com uma vista incrível. É uma espécie de B&B boutique, mas que acomoda e acolhe muito bem.

Palazzo Bregante: Tem uma localização privilegiada no centro histórico de Monopoli, bem perto de todos os pontos turísticos. Sua decoração é incrível, já que é um palácio todo restaurado. Os proprietários junto com o staff pensam em cada detalhe, indicando e providenciando os melhores programas para se fazer na cidade e nos arredores.

Palazzo Fiscaiolo B&B: Ótima localização no coração do centro histórico da cidade em um edifício antigo. Atendimento impecável e buscam fazer tudo para ajudar. A linda decoração e o café da manhã no terraço com uma vista incrível fazem toda a diferença por aqui.

Palazzo Indelli: Ótima localização no meio do centro histórico próximo a vários restaurantes e sorveterias. Café da manhã excelente com vários itens, e o restaurante também serve outras refeições. O hotel fica perto do porto onde tem um estacionamento – o que é mais raro nessas cidades menores, e contam com carrinho de golfe para pegar as malas.

Palazzo Indelli

Orazio33: Um B&B que só tem 3 quartos e que tem um ótimo tamanho. Algumas pessoas alugam todos, e fica uma espécie de casa. É muito agradável e confortável, os quartos são muito limpos e o proprietário ajuda no que for preciso. Localização estratégica perto de todos os melhores pontos da cidade.

Hotel la Pechiera: Esse hotel fica em Capitólio e é lindo demais! Tem uma particularidade única já que fica de frente para o mar e ainda tem piscina. Para quem prefere estar na praia, é uma ótima pedida pois tem um ótimo espaço, além de restaurante ao ar livre. A atenção da equipe é personalizada, pois só tem 13 quartos e cada um deles tem vista para o mar adriático.

Bellariva B&B Relax: Ótimo hotel com quartos modernos, confortáveis e a equipe muito atenciosa, dando ótimas dicas para todos os lugares. Tem uma decoração clean com boa localização que foge do centro da cidade mas é perto de praias e restaurantes. Tem ainda uma hidromassagem na cobertura.

Masseria Torrepietra: Um lugar lindo, onde tudo encanta dos jardins aos funcionários extremamente atenciosos. Os quartos são pensados nos mínimos detalhes para que realmente nos sintamos muito confortáveis. Vários casamentos costumam ser celebrados aqui. Fica a apenas 3 km da cidade, e tem uma piscina ao ar livre com terraço e bar no local, assim como serviço de aluguel de bicicleta.

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!



Comentários