A pequena e bela Fasano, em Puglia

Uma cidade bem pequena e pacata, com mais de mil anos de idade e oliveiras espalhadas enfeitando o cenário por todos os lados: estamos falando de Fasano, o segundo município mais populoso da província de Brindisi, só perdendo para a capital.

Assim como todas as cidades italianas, por lá vimos monumentos antigos, fontes, praças, igrejas….as casas são muito bem preservadas e a cidade fica a 5km da praia. Além disso, existe também o centro histórico, bem pequeno, que é a principal atração da cidade.

O que fazer em Fasano

Piazza Ciaia: É a principal praça da cidade, onde tudo acontece. A torre do relógio fica bem aqui e atrai muitos olhares curiosos.

Zoo Safari: As crianças amaram esse safári. A experiência pode ser feita de 2 formas: ou conduzida pelo seu próprio carro, ou indo ao parque de diversões e combinando com o zoológico. Ao chegar lá, você recebe uma sacola vegetariana para alimentar os animais que ficam livres, mas dentro dos seus próprios (e muito bem conservados) espaços. Tem várias atrações para todas as idades. Passar um dia nesta atração maravilhosa é realmente divertido. Tem até um playground para os menores!

As escavações de Egnazia: É uma antiga localidade da Puglia, situada entre Bari e Brindisi. As ruínas da cidade Romana de Egnazia são agradáveis para explorar caso você esteja passando por lá, onde poderá visitar seu belo museu e a cidade romana do lado de fora. A dica é visitar as ruínas e os túmulos antes de ir ao museu, onde a maioria das coisas estão escritas em Italiano e muitas vezes  fica difícil de entender. O ideal é contratar um guia já que contam como moradores fundaram a cidade após a queda do Império Romano .

Parque Rupestre Lama D’antico: É um parque de rochas lindo que combina natureza, história e cultura com duas igrejas de pedra. Uma experiência incrível onde a Idade Média se mistura com a natureza. Tem sempre um guia ou um ajudante pronto para tirar as dúvidas, já que é administrado por uma cooperativa de pessoas jovens, preparadas, motivadas e apaixonadas que buscam tornar a visita muito bem explorada. Não é muito frequentado, acredito que as pessoas desconhecem.

Savelettri: É um resort à beira-mar, com falésias, onde fica o lido Ottagono, que é uma ótima praia com infra para as kids. Tem um espaço com cadeira e guarda-sol e é uma área rochosa quase sem areia. A equipe é fantástica, mas o ator principal aqui é o mar estupendo e maravilhoso.

Onde ficar em Fasano

Canne Bianche LifeStyle Hotel: Hotel excelente, com uma vista incrível de frente para o mar e quartos muito amplos, além de Jacuzzi e restaurante. O atendimento também é diferenciado, já que a equipe recebe calorosamente bem. Decoração de muito bom gosto, onde tudo é composto de branco e linho. Design lindo, sem perder a informalidade.

Al Mirador Resort: Localização privilegiada, com quartos confortáveis, muito limpos e amplos. O ótimo atendimento e simpatia dos funcionários  personalizada faz você se sentir em casa. Vista incrível, a piscina também é ótima e tem bom custo x benefício.

Borgo Egnazia: Imagina um hotel que reúne todas as coisas boas que a Itália e a Puglia tem? Imaginou? Esse é o hotel para quem procura uma opção de comodidade requintada e luxuosa sempre pronta para oferecer o que há de melhor. Tem uma piscina incrível e um beach club onde todo mundo gostaria de estar. Os quartos são amplos bem decorados, alguns são kitnets  que para família é sempre uma boa opção. Eles cuidam dos mínimos detalhes com um ótimo serviço e uma estrutura sensacional, principalmente quando você está em família.

A impressão que se tem quando está lá é que se está em uma verdadeira cidadezinha italiana ou em cenário de série da HBO, já que é antigo por fora e todo moderno por dentro, além de estar cercado de oliveiras à beira daquele mar cristalino que é o Adriático. Os restaurantes também são um  capitulo à parte: são cinco para adultos, cada um mais gostoso que o outro, e um infantil. É o tipo do hotel que não recomendo ficar menos de 4 noites de tanta coisa bacana que tem para fazer.

Bianco Ricio Suite Hotel: Hotel é bem novo, com quartos amplos e espaçosos e muito bem equipados, com visual moderno e ótima localização. Tem alguns beach clubs perto e fica só a 200 metros do mar, pertinho do porto. Equipe solícita e simpática.

Bianco Ricio Suite Hotel

Hotel La Sorgente: Ótimo hotel com uma piscina de frente para o mar a 5 minutos da cidade. A equipe que faz de tudo para agradar e a comida do restaurante também é muito boa, com a base em frutos do mar. Os quartos não são tão amplos, mas o hotel tem tantos pontos positivos que compensam.

Masseria Maccarone: Lugar lindo e simples, onde hóspedes e visitantes são recebidos muito bem. Aqui a ideia é se sentir em casa. Com tetos e paredes de pedra exposta e móveis de madeira, os apartamentos são compostos por 1 ou 2 quartos separados, sala de estar com cozinha compacta totalmente equipada e banheiro, o que para famílias/ grupos é estratégico.

Masseria Torre Coccaro: Essa Masseria é uma das mais famosas da Puglia, e também não é por menos. Ele não fica na praia mas tem o suporte do Coccaro Beach e Le Palm Beach Club, que são beach club incríveis e bem conhecidos. Quartos espaçosos com alguns mimos e o ambiente como um todo é muito charmoso e aconchegante.

O restaurante é um capítulo à parte, já que tem uma cozinha tradicional com um pouco do requinte. Para as crianças, é ótimo, com piscina e área de lazer. O atendimento nem se fala, já que fazem de tudo para atender bem e providenciam várias atividades, como aluguel de cavalos e bicicletas e golf.

Rocco Forte Masseria Torre Maizza

Masseria San Domenico: Um hotel que combina ótimo preço, conforto e conveniência, já que é uma quinta fortificada do século XIV. É requintado sem perder a tradição local e o jeito rústico. A equipe é muito atenciosa e os quartos são amplos e arejados. A piscina e o jardim fazem a  alegria da garotada e o café da manhã é simplesmente divino. Muitos visitantes procuram o hotel para jantar. Se você gosta de frutos do mar, vai sair daqui amando ainda mais. É uma experiência única em um local muito autêntico. É do mesmo dono do Borgo Egnazia.

Onde comer em Fasano

Quem conhece o calzone? Ele nasceu aqui em Fasano. É um pastel fechado recheado de tomate, mozzarella , cebola e outros ingredientes. Só de pensar já deu água na boca!

Due CAMINI: Um dos restaurantes do hotel Borgo Egnazia que adora usar a criatividade para reinventar os pratos da região de Fasano e fica incrível. Tem luxo, mas a equipe é incansável ao proporcionar uma atmosfera bem casual e familiar. Uma verdadeira experiência.

L’oasi del Riccio: Os pratos são excelentes, simples e tradicionais. A especialidade deles são ostras e mexilhões. Os pratos são acompanhados até de um saquinho plástico para você deixar a casca fora. O spaghetti de frutos do mar estava muito bom. Strada Statale 379 di Egnazia e delle Terme di Torre Canne, 72015 Fasano BR, Itália

Pescheria 2 Mari: Uma atmosfera bem informal com comida muito fresca, principalmente os peixes. O cardápio não é muito extenso, mas todos os pratos tem muito sabor baseando se na culinária Pugliesi. É um restaurante bem familiar. Algumas vezes fica confuso com tantas famílias, mas o sabor do prato no final recompensa. Piazza Amati, 1, 72015 Fasano BR, Itália

Luna ROSSA: Bom custo x benefício com ótima comida e produtos frescos. Equipe muito simpática, que faz de tudo para nos agradar. O Robalo com sal estava delicioso. Para quem ama peixe, essa é uma ótima opção.

Il principe del Mare: Recepção calorosa e peixe fresco! Fica localizado de frente para o mar, ou seja, com uma localização estratégica, perfeito para um almoço ou jantar. Os frutos do mar também são excelentes e  o ambiente muito caloroso. SP90, 25, 72015 Savelletri BR, Itália

Il Fagiano: Boa opção para quem estiver saindo do ZooPark porque é perto. Ambiente bem agradável, decorado com estilo e elegância. Tem um terraço ao ar livre imerso em um verde bem cuidado. A equipe faz de tudo para que você se sinta literalmente comendo em casa, só que com mais sabor. Ótima qualidade nos serviços.

Sapore del Sale: Restaurante à beira-mar, onde você pode saborear pratos tradicionais e especialidades de frutos do mar. A localização no porto faz que seja mais atrativo ainda. Aqui, encontra-se qualidade combinada com profissionalismo. O polvo com batatas é sempre delicioso! Via del Porto, 13/15, 72015 Savelletri BR, Itália

La Marea: É o tipo do restaurante de quem vai uma vez quer voltar sempre pela sua equipe e proprietário, sabor da comida, cortesia dos funcionários etc. Peixe assado divino, achei só que tinhas poucas opções de acompanhamentos, embora deliciosas. A decoração também ajuda a tornar o ambiente mais caloroso.

La Locanda de Martume: Fica bem pertinho da Piazza Ciaia, rústico e charmoso com atendimento amigável. Comida de qualidade, bem farta e rica em sabores. Faz mais o estilo simples, mas com aquela característica de restaurante pugliesi. Bem autêntico, recomendo! Via Santa Teresa, 36, 72015 Fasano BR, Itália

Osteria Del Porto: Tem uma vista linda para o porto, e é um lugar perfeito para assistir a um pôr-do-sol. Os produtos utilizados são frescos, e todos os “cursos” da entrada aos pratos principais e sobremesas são ótimos com uma dedicação muito grande da equipe e um serviço de qualidade. O local não é grande, então as mesas ficam um pouco apertadas, mas isso é superado com todos os outros quesitos do local que tornam o espaço intimista e acolhedor. O mexilhão gratinado é uma ótima pedida! Via del Porto, 19, 72015 Savelletri BR, Itália

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!



Comentários