A mágica do inverno parisiense

Paris com crianças: as 25 melhores atrações para conhecer no inverno

Parques, museus, aquários, feiras e muito mais: confira as melhores atrações para quem viaja a Paris durante o inverno, acompanhado das crianças!

Paris

Fica até difícil escolher por onde começar quando falamos da glamourosa Paris, uma das cidades mais procuradas e visitadas do mundo. Se pudesse resumir o local, diria que Paris é a reunião de um pouco de tudo: gastronomia, moda, romantismo, arte, história, arquitetura, alta costura, diversidade e muito mais.

Há quem diga que Paris não é uma cidade kids-friendly, o que considero um equívoco. Para quem tem crianças, é super fácil de se locomover numa das cidades mais acessíveis da Europa (apesar de cara, em alguns aspectos). Não é a toa que, além de mochileiros felizes e casais apaixonados, as crianças estejam por todo lado.

Passeios para crianças em Paris

Engana-se quem pensa que, durante o inverno, não existem boas atividades para os pequenos em Paris. Além da facilidade de locomoção, a cidade possui muitas atrações que as crianças amam. Antes de ir para lá, costumo consultar os sites franceses especializados Citizen Kid e Familiscope, para ficar por dentro das peças, espetáculos e acontecimentos durante o período em que vamos estar viajando. Há programas excelentes para se fazer em família, não necessariamente para crianças, e que agradam a todas as idades.

Separei aqui 25 sugestões de passeios que já fizemos em Paris com nossos filhos durante o inverno. Pode apostar, eles vão te ajudar muito durante sua estadia durante esta época. Vamos lá?

Árvore de Natal da Notre Dame
Todo ano, de dezembro a janeiro, a árvore oficial de Natal parisiense é erguida na praça principal, em frente à basílica. Você pode admirar a deslumbrante decoração do pinheiro, ou entrar na catedral para assistir a um lindíssimo show de luzes e canções natalinas.

Paris Notredame

Como chegar:
Linha 4: estação Cité ou Saint-Michel
Linhas 1 e 11: estação Hôtel de Ville
Linhas 10: estação Maubert-Mutualité ou Cluny – La Sorbonne
Linhas 7, 11 e 14: estação Châtelet
RER:
Linha B: estação Saint-Michel – Notre-Dame
Linha C: estação Saint-Michel – Notre-Dame

Feira de Natal (Marche Noel)
Vai de meados de novembro ao início de janeiro, quando são montadas as Feiras de Natal. Lá, é possível comprar, desde um simples chocolate quente, até brinquedos e bugigangas. Aproveite para passear, comer churros com Nutella (um must para os pequenos), saborear salsichas, crepes, vinhos quentes e todas as delícias do inverno. As melhores feiras são a de Jardins do Trocadéro, na sombra da Torre Eiffel, ou as que estão localizadas debaixo do futurista Grande Arche de La Défense.

DICA DA MÃE VIAJANTE:

Dica da mãe viajante:
Ande por detrás da barraquinhas, assim você evita a multidão.

Como chegar:
Linha n°6, estação « Bir-Hakeim »
Linha n°9, estação « Trocadéro »
Para o RER, o ponto de descida é « Champ de Mars – Tour Eiffel » (linha C)

and Palais des Glaces
A pista do Hotel de Ville não tem aberto ultimamente, mas vale a pena conferir ao chegar. O espaço é um pouco maior do que os demais, o que permite que as crianças tenham mais liberdade para cair e levantar protegidas da multidão característica de outros locais, como a pista da Torre Eiffel (muito pequena). Da última vez que fomos, um dos meus garotos se machucou e recebemos toda a assistência por parte dos funcionários.

Como chegar:
Metrô linhas 1 ou 13, estação Champs-Elysées Clémenceau.

Como chegar no Hotel de Ville:
Metrô: linhas 1 ou 11, estação Hôtel de Ville

Paris Hotel De Ville
Paris Hotel De Ville

Cité d’enfant
É um museu de ciência, onde as crianças brincam fazendo várias experiências com água, pesos e gravidade. Existe uma separação por idade (de 2 a 7 anos e de 5 a 12 anos), e também horários específicos em que as galerias podem ser visitadas. Vale a pena olhar o site antes de ir.

Como chegar:
Metrô Linha 7, estação Corentin Cariou ou Porte de la Villette
Metrô Linha 5 estação Porte de Pantin

Passeio de Batobus
É um barco-ônibus (batô + bus) que navega em grande estilo pelas margens do rio Sena, com paradas para visitar museus, pontos turísticos e bateção de perna nos bairros às margens do rio. Minhas crianças adoram, e o veículo é climatizado, o que é ótimo durante o inverno pois torna-se um programa outdoor quentinho. Para os pequenos, vale conferir a “Croisière Enchantée” com canções e anedotas, um passeio oferecido pela empresa Bateaux Parisiens.

Como chegar:
Metrô Linha 6 – Estação Bir-Hakeim
Metrô Linha 9 – Estação Trocadéro
RER: C Champs de Mars – Tour Eiffel

Jardin de Luxembourg
Um parque maravilhoso, todo aberto, com um playground e um carrossel que atendem a várias faixas etárias. O ideal é ir em dias de temperaturas mais amenas. Nas quartas-feiras e domingos, há o famoso teatro de marionetes do parque, indoors. Em alguns finais de semana, você encontra até passeios de pônei, que agradam muito aos menores.

Paris Jardins de Luxemburgo
Paris Jardins de Luxemburgo

Como chegar:
O Jardin du Luxembourg também possui várias entradas: place Edmond Rostand, place André Honnorat, rue Guynemer e rue de Vaugirard
Estações de metrô perto do jardim:
Linhas 4 e 10 – Estação : “Odéon”
Linha 10 – Estação “Mabillon”
Linha 4 – Estação “Saint-Germain-des-Prés”
Para o RER, o ponto de descida é « Luxembourg-Sénat » (linha B)

Beaubourg (George Pompidou)
O destaque para os pimpolhos fica para a área infantil, que estimula as artes. Procure a imensa parede no primeiro piso, na qual eles podem escrever, desenhar e rabiscar o que quiserem. No último piso, há um restaurante chamado Georges, que faz parte do grupo Costes, conhecido por ser Kids Friendly sem perder a qualidade da comida e o glamour.

Dica da mãe viajante: 
O museu fecha todas as terças-feiras.

Como chegar:
A estação de metrô mais próxima da entrada do Centro (que fica na Place Georges Pompidou) é a “Rambuteau” (linha : 11). Quem preferir outras linhas também pode descer na estação “Hôtel de Ville” (linhas: 1 e 11), ou “Châtelet–Les Halles” (linhas : 1, 4, 7, 11 e 14)
RER: o ponto de descida é a estação Châtelet–Les Halles (linhas: A, B, D)

Musée en Herbe
Quem tiver um tempinho sobrando, sugiro a visita a este mini-museu de arte moderna pouco conhecido, mas que tem como público-alvo justamente os pequenos. Ele exibe exposições temporárias, em geral de um artista de cada vez. As obras são visualmente interessantes para as crianças e estimulam a interação entre pais e filhos. Há também várias obras interativas, nas quais as crianças podem tocar e brincar. O passeio dura em torno de 1h (sem o atelier), e é uma opção interessante para os dias de chuva.

Como chegar:
Metrô: Linha 1 – Louvre-Rivoli, Châtelet
Linha 7 – Pont-Neuf, Châtelet
Linha 4 – Les Halles
Linha 11 e 14- Châtelet
RER: Châtelet – Les Halles (linhas A, B e D).

Jardin des Plantes e seus museus de ciências naturais
Um grande jardim público, onde estão importantes galerias de ciências naturais, tais como a famosa Grande Galeria da Evolução, a Galeria de Mineralogia e Geologia, e o Museu de Paleontologia. Há também um pequeno zoológico chamado Ménagerie. Sem dúvida, a atração mais famosa entre estas é a Grande Galeria da Evolução, mas o Museu de Paleontologia também é uma opção bem bacana. Dois museus que as minhas crianças adoram!

Como chegar:
Entradas do jardim: 57 rue Cuvier, 2 rue Buffon, 36 rue Geoffroy-Saint-Hilaire, place Valhubert – 75005 Paris
Metrô:

Linha 5 – Estação : “Austerlitz”;
Linha 7 – Estação : “Censier Daubenton”;
Linha 10 – Estação : “Jussieu” ou “Austerlitz”;
Trem SNCF : Gare d’Austerlitz e Gare de Lyon.

Aquários de Paris
Existem 2 aquários em Paris: um é o Aquário Cineaqua, no Trocadéro, pertinho da Torre Eiffel, e o outro é o Aquário da Porte Dorée, do lado oposto da cidade. O primeiro é bem bacana, mais central (mas bem caro também). Antes de visitar o Aquário do Trocadero, consulte o site para se informar sobre as promoções. Já o Aquário da Porte Dorée é mais simples, bem mais em conta e também fora da região central.

Como chegar ao Cineaqua:
Metrô: Trocadero (linhas 6 e 9)

Como chegar ao Aquário da Porte Dorée:
Metrô: Estação Porte Dorée (linha 8)
Bonde: linha T3 estação de Vélib’ 12032

Carrosséis de Paris
Os famosos carrosséis são um dos símbolos de Paris. No final do ano, eles costumam ser gratuitos e a prefeitura instala vários deles pelos bairros da cidade. Os mais famosos são os dois que ficam perto da Torre Eiffel, um de cada lado do rio Sena, e o carrossel de Montmartre.

and Roue
Outra atração legal para as crianças é curtir esta imensa roda gigante, com uma vista absolutamente linda da cidade lá do alto! Fica na Place de La Concorde e agrada a todos os gostos e idades. Dica: Sempre que saímos de lá, tomamos um delicioso chocolate quente na Angelina, na rue de Rivoli 226.

Como chegar:
Metrô: Estação Concorde: Linhas 1, 5, 8, 9 e 12
RER: A e E

Museu Grévin
É um museu de cera, com um passeio interessante pela história e os grandes personagens da França, e do mundo. Os menores adoram se deparar com figuras como Papa, Pequeno Príncipe, e o Rei Pelé.

Como chegar:
Metrô: Linhas 8 e 9 – Estação: “Grands Boulevards”

Musée du Louvre
A ala mais impressionante para crianças é a egiptologia, com suas múmias e sarcófagos. Outros pontos importantes para ver com as crianças são os Cavalos de Marly, a Vênus de Milo, a Victoire de Samothrace e, claro, a Monalisa. Não se esqueça de comprar os bilhetes com antecedência para evitar filas!

Dica da mãe viajante:
Uma experiência que considero incrível é comprar alguns postais na lojinha da entrada e pedir para as crianças acharem os personagens das fotos pelo museu. Para eles, é como se fosse uma caça ao tesouro. Uma forma lúdica, e a mais adequada que encontrei para que eles pudessem curtir os museus na idade deles.

Depois do Museu do Louvre (se tiverem fôlego), a dica é ir andando até a Île de la Cité para visitar a catedral de Notre Dame, passar pela bela Conciergerie et la Sainte-Chapelle, e relaxar na Île St Louis experimentando os deliciosos sorvetes da Berthillon, que no verão tem até fila na porta!

Como chegar:
A estação de metrô mais perto do museu é a Palais-Royal/musée du Louvre» (Linhas 1 e 7)

Musée de l’Armée nos Invalides e a Tumba de Napoleão
É uma visita que conta toda a história militar francesa e inclui a visita à imponente tumba de Napoleão I. A visita ao Hôtel des Invalides é sempre impressionante!

Como chegar:
Metrô: Invalides (linhas 8)
Varennes ou Saint François-Xavier (linha 13)
RER: C, Invalides

Cirque d’Hiver Bouglione
Seu diferencial é estar num prédio, e não em uma lona como os circos tradicionais. É muito bom, mas somente no outono e no inverno, pois o prédio não tem ar condicionado! Compramos os assentos para o 2º andar, já que era a única opção disponível. Sugiro, porém, sempre o 1º andar para que os pequenos assistam confortavelmente ao espetáculo.

Como chegar:
Metrô: Filles du calvaire (linha 8), Oberkampf (linha 5-9) ou République (linhas 3-5-8-9-11).

Cyber Game Laser
São 480m² de jogos de laser, distribuídos em 3 andares em forma de labirinto, com um lounge e salas de jogos, pebolim, fliperama, bilhar e muito mais. Fica em Coubervoie, um pouco mais afastado da cidade. É indicado para crianças acima de 9 anos.

Le Jardin d’acclimatation (Jardim de Aclimatação)
Excelente para um dia de verão mas, num dia de inverno ameno, é possível se divertir também. Trata-se de um grande jardim no meio do Bois de Boulogne, onde existem vários brinquedos como carrossel, trenzinho, mini montanha russa, teatro de marionetes, barcos teleguiados, restaurantes, animais, além de vários ateliers para crianças, como os de cozinha, mágica e desenho (sob consulta). Fomos lá num domingo, passamos a manhã toda e perto da hora do almoço fomos comer em um brunch no Chalet les Iles, dentro do parque mesmo.

Como chegar:
Metrô: Linha 1 – Estação : “Les Sablons”
Na Porte Maillot também tem um trenzinho gratuito que faz um passeio bem bonito e leva as pessoas até a entrada principal do jardim.

Outros museus, peças e teatro
Se tiver tempo, aproveite para conhecer outros museus, além dos habituais. Recomendo os seguintes: Petit Palais, que tem sempre uma exposição interessante, o Museu do Quai Branly, o Palácio de Tokyo e o Museu Cluny.

Lojas de Brinquedos
Em Paris, existem várias lojas de brinquedos, que remetem muito à infância dos pais. Por exemplo, aqueles brinquedos de madeira. Vale a pena conhecer as seguintes lojas: Le Petit Train Bleu (especialista de trens elétricos e miniaturas, em particular da célebre marca Marklin. Têm até atelier de iniciação); a Il était une fois (pequena loja em St Germain des Prés).; a L’oiseau de Paradis (pequena loja com boa variedade) e a Le Petit Homme de Bois (especializada em brinquedos de madeira), além das Brinquedos Kapla e La Boutique du Petit Prince.

Ursule et Zoé
Um atelier para crianças de 1 a 5 anos, o máximo para os meninos menores e para quem vai ficar mais de 1 mês em Paris. As crianças podem ir todos os dias, ou somente alguns dias da semana para algumas aulas específicas. Tem dança, psicomotricidade, arte. Bem legal!

Accord Langues
Quem curte francês e deseja iniciar os pequeninos na língua, super recomendo o curso intensivo que os meninos fizeram nas 2 semanas que ficaram lá. A Accord possui um método todo desenvolvido para crianças e, mesmo que ela não fale uma palavra do idioma, consegue interagir e participar das aulas, muitas vezes sao individuais.

Como chegar:
Metrô: Grands Boulevards (linhas 8 e 9)

Museu de la Decouverte
Um museu que fica pertinho da Champs Elysées e atrás do and Palais. Ótimo para crianças a partir dos 6 anos, que já entendem um pouco melhor das experiências. As áreas são separadas em: astronomia, física, química, matemáticas, ciências, e várias atividades interativas com crianças, onde elas podem participar dos experimentos. Algumas contam até com a explicação de profissionais da área, e a criança é convidada a participar.

Aula de Culinária para Crianças no Ritz
Para os pequenos que amam cozinhar e se interessam pelo tema, o Hotel Ritz organiza aulas de culinária para crianças. Eles aprendem os truques das panelas, supervisionados pelo chefe. Fizemos juntos uma aula de macarons e foi muito divertido!

Apresentações de ópera
Que melhor maneira de se aconchegar em um dia de inverno parisiense do que no reduto artístico de uma casa de ópera? As apresentações da Ópera Nacional de Paris acontecem em dois locais: no tradicional Palais Garnier (também conhecido como a Ópera de Paris), e no contemporâneo Ópera Bastille. Para crianças a partir de 7 anos, pode ser super interessante: na entrada, eles vendem um caderninho lúdico contando toda a história da ópera.

Como chegar:
Palais Garnier – 8, Rue Scribe
Metrô: linhas 3, 7 e 8, estação Opera
RER: linha A, estação Auber

Ópera Bastille – 120 Rue de Lyon
Metrô: Bastille (linhas 1, 5 e 8)

Outra opção é assistir a um concerto na Igreja de la Madeleine ou uma peça no Teatro do Châtelet.

Ufa! Lá fora pode até estar frio, mas as crianças vão suar a camisa com tanto entretenimento. O inverno parisiense é mágico para os pequenos, que vão guardar essa experiência na memória para sempre.

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!

Uma dica preciosa é baixar o e-book especial de Paris, e ficar ligado em todas as atrações da Cidade Luz antes de embarcar. As crianças estão com tédio? Faça um download no nosso caderno de colorir e mantenha-os entretidos. E não esqueça: antes de fechar as malas, confira o checklist “Mala urbana de inverno”. Assim, você não deixar nada de fora.



Comentários