Nossa Viagem a Porto com crianças!

Perfeita para turistas mirins, a cidade atrai cada vez mais visitantes em busca de lazer

Uma infinidade de opções de entretenimento como museus, parques, aquários, passeios encantadores na praia ou montanha… estamos falando de Porto, uma cidade muito especial de Portugal que vem roubando a cena e ganhando cada vez mais o coração dos turistas!

Porto com crianças: vale a pena?

Sem sombra de dúvida, Porto é uma das cidades mais encantadoras do país, e recheada de atrativos diferentes para os pequenos!

Um diferencial muito bacana de Porto é que entre as atividades disponíveis, estão as coisas mais simples, como andar de elétrico, fazer um passeio de barco e passear pelas calçadas do centro histórico da cidade.

Só de contemplar o Rio Douro, que corta a cidade a caminho do Atlântico,  ou cruzar a ponte a pé para conhecer Vila Nova de Gaia, já vale demais a visita. Além disso, a cidade é cheia de espaços verdes, como a Serralves Villa e o Museu de Arte Contemporânea, e seus belos jardins refletem um pouco da calma e tranquilidade desse destino tão especial.

É impossível não se encantar também com a arquitetura da cidade: Porto mistura um pouco das influências do Barroco com a Belle Époque francesa.
Eu costumo dizer que Porto é única, porque por onde andamos, conseguimos ver os lindos azulejos pintados em fachadas e mais fachadas de prédios!

A impressão que nos dá é a de estarmos em uma passarela assistindo a um desfile de moda com vários tecidos coloridos. Sem contar que a cidade é super acolhedora, e seus habitantes são muito amáveis!

Quanto tempo ficar em Porto?

Embora ofereça um grande leque de opções de lazer, a cidade é relativamente pequena, sendo de 3 a 4 dias o período perfeito para aproveitar bastante todos os atrativos de Porto com crianças!

Outro ponto positivo é que o centro da cidade é relativamente pequeno, e o transporte público é fácil de usar. Isso definitivamente torna o deslocamento dentro da cidade mais fácil. Sem contar todos os inúmeros locais que existem para reabastecer as barriguinhas, seja com um pastel de nata ou um sorvete.

Neste post, eu listo as opções de passeios lúdicos e educativos tanto para os dias mais chuvosos quanto para aqueles dias ensolarados. Apertem os cintos!

Quando ir a Porto com crianças?

A cidade tem temperaturas bem moderadas o ano todo. O verão na cidade é muito quente, e como todo agosto na Europa, é bem cheio com praias lotadas. Neste período, os preços da hospedagem sobem um pouco por ser considerado alta estação.

Já no inverno, chove muito, mas ainda é mais fresco que Lisboa e Algarve. A melhor época para ir é durante a primavera/ verão (maio, junho e setembro e outubro) com menos turistas, clima mais ameno e sol para aproveitar. A cidade é uma das mais úmidas do Sul da Europa.

Como chegar em Porto

De Lisboa a Porto, são 310 km. Existem diferentes formas de chegar até lá saindo da capital portuguesa:

  1. Pegando o trem rápido que sai de Lisboa, da estação de Santa  Apolônia ou Oriente. Ele vai levar 2h45 até a estação Campanha, em Porto, e o valor do ticket é, em média, 30 euros por pessoa.
  2. De carro saindo de Lisboa e passando bem pertinho de Coimbra pela estrada A1. Esse trajeto dura um pouco mais de 3 horas. Nós fizemos de carro e foi muito tranquilo.
  3. De ônibus, numa viagem que dura de 3h30 a 4h saindo da rodoviária Sete Rios. A passagem custa, em média 19 euros.
  4. De avião também pode ser uma opção, mas acho que não compensa: o voo dura 50 min e custa a partir de 20 euros na Ryanair.

Como se deslocar em Porto com crianças

Na cidade, nós não alugamos carro porque a parte mais turística da cidade fica na zona central. Assim, preferimos andar de trem, metrô, ônibus e principalmente a pé.

Ribeira

De qualquer forma, o transporte púbico é bem moderno, e o sistema é interligado, podendo-se utilizar o mesmo bilhete para todos os transportes públicos.

Hospitais em Porto

Estas são aquelas dicas que esperamos nunca precisar usar, mas que sempre é bom ter a mão caso seja necessário. Porto conta com os seguintes hospitais: o Centro Materno infantil, Hospital São João, e o Hospital Pedro Hispano

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!



Comentários