Onde comer no Cairo

Quando o assunto é gastronomia no Egito, a primeira coisa que nos vem a mente é o Falafel, um dos sanduíches mais populares do país. Ele é bem forte, porque eles não dissolvem a tahine (molho de gergelim), e colocam pura mesmo… e com limão! Nos McDonald’s de lá, existe o “McFalafel”.  E acreditem… vende mais que Big Mac!

Outro destaque é o Karkadeh (chá de hibiscos) servido no Cairo, tão forte que parece até tinta! Dá para pintar a parede com ele, e não precisa dar uma segunda mão…

Fora isso, por lá um programa gastronômico bem comum são os passeios oferecidos pelos “restaurantes-cruzeiro”. Eles nada mais são do que passeios que mesclam música com danças típicas – o que, particularmente, acho um programa turístico demais.

Em nenhum deles vá esperando comer bem como em Paris: quando o assunto é comida, é melhor chegar com o coração aberto e a mente desarmada!

Outros restaurantes que recomendo caso queira comer alguma coisa diferente das ofereicdas pelo seu hotel são os próprios restaurantes dos outros hotéis, que além de serem mais seguros, são recomendados por chefes de cozinha famosos.

Restaurantes no Cairo

Nile Maximum

Nile Maximum: Restaurante-cruzeiro que oferece um serviço luxuoso e é o único que serve comida a La Carte nesse esquema. Receptividade muito boa. O Buffet é variado e de qualidade, o staff atencioso, e o espaço é climatizado e bem decorado.

O Le Pacha é um complexo de restaurantes localizado em um barco à beira do Nilo com vários tipos de cozinhas, de francesa a indiana. Abaixo, coloquei uma lista de 4 restaurantes localizados lá. Vale dar um giro:

Le Steak: Um dos melhores restaurantes da cidade graças ao serviço e comida incrível. Fica no centro do Cairo, na Ilha Zamalek, com uma vista linda. Se tiver com as kids, opte por ir durante o dia, porque à noite é mais romântico e formal.

Piccolo Mondo: Comida italiana muito autêntica e saborosa, com ótimo atendimento e uma vista incrível. Achamos o ambiente bem agradável, sem aquela quantidade de shows para turista que geralmente são belas furadas. Oferecem uma grande quantidade de saladas antes do prato principal, o que me agradou muito, mas confesso que fiquei receosa de comer cru por lá.

Pier 88

Pier 88: Restaurante italiano com vista para o Nilo. Tem bom serviço e a música ajuda a dar um clima especial. Várias opções e porções fartas de comida Italiana, como Risoto alla Milanese, Camponata e Pizza para as kids.

L’Asiatique

L’Asiatique: Restaurante de comida japonesa com boa variedade, fresca e saborosa, especialmente o sushi, mas também tem várias especialidades da China. Ambiente acolhedor, e como todos os seus vizinhos, a localização é ótima. A decoração com madeira escura, mesas japonesas baixinhas e detalhes em vermelho fazem a gente sentir uma experiência verdadeiramente asiática!

Os restaurantes barco do Four seasons first Nile também são incríveis!

Xodo: Restaurante de comida brasileira, com mistura de pisos e móveis de madeira e excelente vista. Apresenta várias músicas brasileiras, como samba. Comida requintada e saborosa, especialmente a picanha, a banana frita, o pão de alho e o abacaxi grelhado com canela e o churrasco. Ou seja: quem sentir saudades do Brasil no Cairo, com certeza vai conseguir matar as saudades aqui!

Restaurant 8

Restaurant 8: Este restaurante fica dentro do Hotel Four Seasons Nile Plaza. É sofisticado e tem excelente serviço, além de uma comida divina, como o Robalo e a sopa de frutos do mar. Além de uma ótima comida, ele tem um ambiente elegante e lindamente decorado e vistas lindas para o rio Nilo. Este restaurante é para todos que querem ter uma experiência memorável ou para aqueles que querem provar uma excelente culinária Asiática.

Restaurante Bella: Também fica no Four Seasons Nile Plaza, e é um italiano delicioso especializado em diversas massas e algumas carnes. Passamos o aniversário dos meninos aqui. O menu não é pretensioso e adere ao básico – boa comida italiana caseira à moda antiga, tanto que adaptaram bem os pratos das kids. A decoração também era linda, e nos remeteu um pouco à Itália com estilo mais antigo; para completar, aquela vista linda do Rio Nilo com serviço personalizado e muito atencioso. Apesar de ser típico italiano, o seabass estava incrivelmente delicioso!

Aura: Esse restaurante libanês fica no Four Seasons at the First Residence. Atendimento impecável, ambiente agradável, comida fantástica e variedades de quibes muito saborosas. O restaurante fica bem ao lado da piscina e tem vista para o Rio Nilo, o que torna mais fantástico ainda! A atmosfera estava bem descontraída na noite que fomos, quando tinha um grupo cantando.

Bab Al Qasr

Bab Al Qasr: Outro libanês bem gostoso, no Kempinski Palace. Servem uma comida que é um mix de comida libanesa e egípcia, com vários temperos específicos, e o resultado é delicioso. Atendimento ágil de qualidade. Só achei meio turístico, com aquelas danças típicas, mas estando lá, é preciso entrar no clima.

Birdcage: Fica no hotel Intercontinental. Muitos o consideram como o melhor restaurante tailandês da cidade com seu ambiente exótico e aconchegante, e ótimo serviço. A equipe, realmente amigável, prestou um serviço excelente. Comida muito saborosa, com porções generosas e bem autênticas, apesar de um pouco apimentadas. Seus pratos são muito bem apresentados, e você come já com os olhos, como foi o caso da sopa de camarão.

The Grill Restaurant & Lounge: Uma boa pedida, começando pela vista magnífica e o ambiente maravilhoso. O jantar foi top! O bife de angus, todas as outras carnes e os frutos do mar também são deliciosos, grelhados na hora. Eles têm um atendimento personalizado, e mesmo aceitando família, têm uma pegada mais romântica.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Jantares em estilo self service são a maior furada. Todo mundo fura fila, faz uma montanha de comida e esvazia a mesa em questões de segundos. Parece que todo mundo fica com medo de ficar sem comida. Então minha recomendação é se atentar para isso quando for escolher um restaurante e também nos cruzeiros que servem jantar.

The Revolving Restaurante: O ponto alto aqui é literalmente a localização, que fica no 41º andar, o que possibilita uma maravilhosa de 360º. O restaurante também gira, nos permitindo ver até o topo das pirâmides de gize. A cozinha de lá é toda aberta, e assim você consegue ver os chefs preparando as iguarias. O atendimento também é muito bom. Confesso que não achei o melhor restaurante de lá, mas o ambiente é super aconchegante e a experiência em si é bem bacana.

139 Lounge &Terrace: Fica em um hotel que achei também bem bacana, com ótimo custo x benefício, e o restaurante tem vista para as pirâmides e para os jardins. Sua atmosfera é mais informal, e as mesas estão dispostas ao redor da piscina, todas iluminadas e brilhantes. Bom serviço e a comida é no estilo self service, mas bem gostosa também.

Abou El Sid: Um dos poucos restaurantes que não estão localizados em hotéis e que indico na cidade. A comida é tipicamente egípcia assim como seu ambiente todo autêntico com paredes e moveis rústicos. Fica em um bairro seguro chamado Zamalek. As entradas eram deliciosas, atendimento gentil só me incomodou um pouco o cigarro.

Alfredo: Também fica no Marriot, e tem uma excelente culinária italiana, mas também oferece opções para todos os gostos. Tem um ambiente muito gostoso para as kids à beira da piscina. A pizza de salmão defumado agradou a todos. Restaurante com cardápio variado e comida saborosa, com bom custo x benefício. Fica ao lado das pirâmides, o que torna o ambiente mais agradável ainda para um bom jantar. Os funcionários muito cordiais que fazem de tudo para agradar. 6 Pyramids Road Giza, Giza Governorate 12556, Egito

Taboula: O restaurante fica perto do Kempinsky Hotel, ao lado da embaixada inglesa. É típico, por isso é bom reservar. Oferece excelente comida egípcia e libanesa, e o ideal aqui é compartilhar várias entradas e depois pedir um prato. Além dos tradicionais húmus e baba ganoush com pães árabes quentinhos, pedimos kaftas com molho de tomate e yogurt, e tudo estava delicioso. Seu espaço é super acolhedor e o ambiente bem descontraído. O serviço também é rápido, com preços bem razoáveis.

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!



Comentários