Ostuni, Puglia: uma cidade linda para se perder

Quando cheguei em Ostuni, me lembrei imediatamente de Mikonos. Assim como a cidade grega, um dos maiores charmes são suas construções pintadas de branco e rochas escuras com aquela calma e singularidade única. O mais engraçado é que, antes de ir, várias pessoas me falaram que realmente a cidade é a minha cara, principalmente as casinhas pintadas de branco que remetem à neve .

A cor branca se explica: parece que, há muitos anos, a cidade passou por uma seca que gerou várias epidemias. Então, o governo decidiu pintar as casas com cal para desinfetar e assim ficou até hoje.

O que fazer em Ostuni

De um lado, você tem a  grandiosidade da cidade; do outro, a vastidão da planície de oliveiras e o mar. As enormes muralhas e torres se integram na paisagem da cidade. Por isso, a minha dica é caminhar por lá sem medo de se perder!

Não deixe de olhar com calma as lojinhas de produtos regionais, como queijos, temperos, azeites de oliva com aromas exóticos, lojinhas de roupa e muito mais. Começamos nosso tour parando o carro em um estacionamento e de lá pegamos um táxi que passou pelos principais pontos, que são:

Piazza della Libertà: Se não souber por onde começar a visita, comece por aqui que é onde a parte nova e velha se unem. Lá que fica o famoso Obelisco, com mais de 20 metros de altura logo ao lado de uma igreja linda, a do Espírito Santo. A praça realmente é linda, mas amamos mais aquelas belas ruelas estreitas.

Praça da Catedral: A Catedral da cidade é linda e muito imponente. É dedicada a Santa Maria Assunção. Possui 24 vigas trabalhadas em todos os detalhes, 12 arcos concêntricos decorados com flores e a figura dos doze apóstolos. Fica na parte superior da cidade velha onde existe um grande arco, o Scoppa, que se destaca e é um lugar perfeito para uma foto.

Catedral de Ostuni

Palazzo Vescovile: Antigo palácio que, agora, é um museu na praça principal da cidade. É um dos pontos turísticos mais famosos e os amantes de arquitetura vão amar.

As muralhas de Ostuni: As crianças amaram porque se imaginaram em desenhos de castelos. São famosas e conhecidas em todo o mundo, muito imponentes e impressionam qualquer um, já que são as mesmas que protegeram a cidade na Idade Média. Daqui, tem uma vista deslumbrante para o mar.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Não fomos a Otranto nem Lecce mas chegamos ir de carro nessa direção para ver a “Grutta de la Poesia” que fica bem no calcanhar da bota, perto de Lecce e Otranto e da cidade de Melendugno. Trata-se de uma piscina natural com águas cristalinas no meio de uma costa rochosa que tem um azul-turquesa infinito. O fundo e a areia branca criam um visual incrível. Precisa caminhar sobre a pedra – portanto, não deixe de levar o sapato anfíbio. Para entrar na piscina, você pode descer até a água através das escadas ou cair pulando. Seja qual for a maneira que escolher, não deixe de ir porque sem sombra de dúvidas é um lugar inesquecível. Só não vá muito tarde porque, nos meses mais cheios, é muito concorrido.Tem estacionamento privado a 5 minutos do local e não deixe de levar água e alguns snacks pois lá não tem nada de infra.

Onde ficar em Ostuni

É uma cidade que precisa só de meio dia , mas eu teria ficado lá por mais dias me perdendo naquele paraíso.

La Sommità Relais & Chateaux: Hotel lindo que fica no alto da cidade histórica, com ótima localização e conforto e uma vista linda. O staff do hotel é muito simpático e prestativo. Ele é rústico mas com estilo de sofisticação. Muito bom, só achei o restaurante com uma pegada mais formal.

La Sommita

Hotel La Terra: Hotel simples, com localização muito central na cidade velha. De lá é fácil caminhar para ver a maioria das coisas. Funcionários muito simpáticos e atenciosos. O hotel fica em um prédio bem antigo. Quartos grandes e espaçosos e, para quem for de carro, tem um estacionamento a curta distância do hotel. Basta ligar para o hotel que eles fazem o trajeto até lá.

Bienbi: É um B&B com quartos e banheiros espaçosos e bem equipados e com um lindo jardim. Ótima localização, já que fica no Centro perto de tudo. A sensação é de estar dentro de casa, pois são os próprios donos que te recebem e dão as dicas, preparam o café da manhã e fazem de tudo para sua estadia ser a mais prazerosa. A dona , Antonella, é uma cozinheira de mão cheia. Via Giosuè Pinto, 11, 72017 Ostuni BR, Itália

Terra Marique: Um apartamento pequeno e aconchegante com 3 quartos e todo mobiliado que fica bem no centro histórico. Tem todo charme daquelas casinhas brancas em um ambiente muito agradável. Mais típico da Puglia, impossível!

Relais Sant’Eligio: Ótima localização próxima ao centro histórico, mas tem uma subida e estacionamento na porta do hotel. Atendimento  personalizado pelos proprietários, café da manhã excelente e quartos confortáveis e novos.

Casa d’Autore: Hotel que tem apenas 4 quartos muito bem decorados que ficam em um edifício restaurado do século XVIII, localizado no centro da cidade de Ostuni a uma curta caminhada de todas as atrações. Ou seja, bem no coração da cidade velha! Tem um quarto que é grande e abre para um lindo jardim com espaços compartilhados. Quando fui visitar, tinha uma única família que alugou todos os quartos.

Città Bianca Country Resort: Fica a 4 km do centro de Ostuni rodeado por jardins de oliveiras em um lugar bem calmo. Além disso, tem uma piscina que no calor é um convite a um bom banho. Os quartos são modernos e a maioria tem varanda. Bom atendimento e é um bom hotel para acomodar grupo de amigos nessa região. Café em estilo buffet e bem farto.

Città Bianca Country Resort

Hotel Monte Sarago: Bom hotel com ótimo atendimento e localização onde se consegue fazer tudo a pé. Muito limpo, moderno com ambiente bem acolhedor. Tem uma piscina e um espaço bem amplo para tomar café da manhã ou jantar, o que torna a estadia mais agradável.

Onde comer em Ostuni

Al Solito Posto Ristorante e Pizzeria: Menu variado, com vários pratos tradicionais e uma almôndega incrível e inesquecível. Todo staff  e o proprietário foram muito atenciosos profissionais. Ótimo custo x benefício. Muito agradável e bem no meio do Centro histórico.

Osteria del Tiempo Perso: É um dos restaurantes mais conhecidos da cidade, localizado bem no centro histórico. Tem dois ambientes muito  aconchegantes e, aqui, é sempre bom ficar mais algum tempo, já que você se sente realmente na cidade e onde o cardápio é típico do local. O carpaccio de camarão com Burrata é um dos chefes da casa e todos os pratos são de qualidade com um serviço atencioso e gentil.

 Risoto Café Cavour: O restaurante fica dentro de uma gruta esculpida no calcário. Ótimo serviço, os garçons faziam de tudo para nos agradar e davam ótimas dicas. A massa orecchiette estava divina, assim como a salsicha local e as alcachofras com Trufas. Corso Camillo Benso Cavour, 72017 Ostuni BR, Itália

Osteria Monacelle: Restaurante bem pequeno mas muito aconchegante e saboroso. A degusta de antepastos (muito comum na região), o bacalhau e o espaguete com polvo também estavam deliciosos – ou seja, é uma comida bem autêntica.

La Grotta Degli AVi: Fica dentro de uma gruta, em um ambiente bem rústico, e tem uma pizza deliciosa. Ótimo atendimento em um local bem agradável, onde os proprietários se encarregam do atendimento.

La Grotta Degli AVi

Ciccio in Piazza: Achei o melhor gelato da cidade. Cada sabor mais gostoso que o outro mas para mim na Itália, o de pistache é sempre meu preferido. Piazza S. Oronzo, 16, 72017 Ostuni BR, Itália

White Ostuni Tito Schipa: Tem um terraço com uma vista linda e muito amigável, especialmente com as crianças. Os antepastos e o trio de tartare de peixe estavam incríveis, assim como o robalo e a seriguela parmeggiana. O Orichiette das kids também estava incrível. História e inovação se misturam entre sabores com ótima comida e serviço.

Porta Nova: Tem ambiente muito acolhedor e charmoso e um varandão com vista da cidade. A comida é muito saborosa e o atendimento é muito gentil feito pelos proprietários, que tentam agradar e surpreender a cada minuto. Até a louça que é servida achei uma graça. Tartar de atum incrível.

Osteria Don Chischiotte: Restaurante simples mas com uma comida bem gostosa. Destaque para a fritada de frutos do mar. Ótimo custo x benefício. Excelente serviço e é muito frequentado por pessoas locais, com poucos turistas. Piazza Giacomo Matteotti, 24, 72017 Ostuni BR, Itália

La Vecchia Terrazza: Restaurante familiar relativamente novo. O que mais me chamou atenção foi a vista fantástica da cidade e tanto as pizzas quanto o peixe e o risoto de frutos do mar estavam deliciosos. Serviço também foi bem eficiente e as porções de comida bem fartas. Corso Vittorio Emanuele II, 63, 72017 Ostuni BR, Itália

Opera Prima: Comida muito criativa em um ambiente bem descontraído e moderno. Tem refeições leves e rápidas com um visual muito bacana. Corso Vittorio Emanuele II, 48, 72017 Ostuni BR, Itália

Dish: Lugar muito especial com um terraço bem amplo ao ar livre. Belo cenário, vistas sobre a cidade velha, comida incrível mas típica e tradicional, e excelente serviço com uma bossa personalizada. Em um dia de pôr-do-sol, pode até desfrutar de uma vista deslumbrante. Alguns se arriscam a dizer que é o melhor restaurante da Puglia.

Restaurante Dish

Osteria Ricanatti: O dono do lugar atende em todas as línguas e até português. Diz ele que é casado com uma brasileira e o atendimento é nota 1000. O espaguete com polvo e straciatela é de se comer rezando. Muito bom mesmo. Corso Camillo Benso Cavour, 37, 72017 Ostuni BR, Itália

Les Crepes Fantastique: Comida rápida que atende super bem e as kids amam. Como sempre, o de Nutella é o mais pedido pelas kids, mas eu confesso que prefiro o salgado. Corso Camillo Benso Cavour, 22, 72017 Ostuni BR, Itália

Taverna de lla Gelosia: Ótimo restaurante, no centro histórico e ao mesmo tempo em uma rua atrás da catedral, bem calma e tranquila. Tem um ambiente bem descontraído, uma vista linda. Comemos um Ragu de Parpadelle que estava delicioso. Os atendentes se preocupam com o cliente nos mínimos detalhes, até nos talheres e loucas.

Il posto Affianco: Excelente comida com menu incrivelmente variado. Misto de receitas antigas com outras mais modernas. Apesar de ter um espaço bacana, principalmente na parte externa fica espremido entre os edifícios e as ruelas da cidade.

Il Gatto Rosso: Agrada aos amantes de pizza e até as que não tem glúten são saborosas também. Além disso, tem outros pratos e saladas. O serviço parece ser mais devagar. Fica no centro mas fora da praça principal. Achei essa localização estratégica, já que foge da muvuca turística. Via Giovanni Lanza, 6, 72017 Ostuni BR, Itália

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!



Comentários