Como é uma viagem a Cannes com crianças

Nossa experiência pela cidade que tem o brilho hollywoodiano em cada esquina!

Dando continuidade ao nosso passeio pela Riviera Francesa, chegamos à badaladíssima Cannes: um paraíso de compras que, em termos de turismo, só perde para Paris quando o assunto é França! A cidade é famosa internacionalmente graças ao Festival de Cannes, o maior evento mundial de cinema, realizado anualmente no mês de maio. Podemos dizer que todo o brilho e os holofotes de Hollywood estão sobre esta cidade! Confira como foi passear pela icônica Cannes com crianças e todo o nosso roteiro durante a viagem!

Cannes com crianças

Banhada pelo azul inacreditável do Mar Mediterrâneo da Costa Azul (ou Côte d’Azur), Cannes é também um convite a um programa deliciosamente imperdível para fazer com as crianças: praia, praia e mais cinema!Tanto que voltamos mais de 1 dia , que realmente é pouco ,para dar conta de tanta diversão em um mesmo lugar.

As melhores praias que vimos na cidade para ir em família foram a Plage du Midi, que é de areia, e a Vega Luna Beach Club, que tem infraestrutura para as crianças. O lugar também tem várias barracas e cadeiras (pagos à parte, como é de costume). A última que mais gostamos, apesar de ser um pouco mais cheia, foi a Plage Macé. Fomos num dia de semana, mas acredito que nos finais de semana deve ser quase impossível aproveitá-la !

Mas, antes de mergulhar naquele mar maravilhoso do Sul da França, não podíamos deixar de explorar tudo o que essa luxuosa cidade tinha para oferecer aos pequenos além das praias sensacionais.

Viajando para Cannes com crianças

O bom da Cotê D’Azur é que, à medida que passeamos, vamos nos deparando com os lugares e descobrindo o que fazer com as crianças –  até mesmo porque não se encontra tanta informação fácil para os turistas mirins.

Um exemplo desses aconteceu enquanto caminhávamos pelas palmeiras glamourosas do Boulevard de la Croisette. Demos de cara com um parque de atração infantil, onde havia tobogãs, muros de escalada, um trem pequeno, carros antigos, trampolins… ou seja, o suficiente para tornar a tarde das crianças mais interessante ainda!

A seguir, listei alguns desses achados que vão fazer seus pequenos amarem ainda mais essa cidade incrível. Vamos lá?

Petit Train Touristique: É um trenzinho turístico que dá a volta pela cidade que pegamos e as crianças amaram! O trenzinho oferece vários tipos de tour: o History Tour, o Le Croisette, o Cinema Tour e o Big Tour.  Se não estivesse com os pimpolhos,  faria o trajeto de carro,  mas eles curtem andar de trem!

Cannes com crianças

Nesse passeio, o trem sobe um morro com uma bela vista da cidade – e avistamos a parte mais antiga de Cannes. As ruas são estreitas e isso dá a maior adrenalina!!

Cinemas em Cannes: Como ir a Cannes e não visitar um cinema? Fica aqui a dica para ir até algum cinema daqueles com estilo hollywoodiano e se achar uma verdadeira celebridade! Os três que recomendo são o Cinéma Olympia (5 Rue de la Pompe 06400), o Le Star Cinéma (98 Rue d’Antibes, 06400) e o Les Arcades (77 Rue Félix Faure, 06400). É sempre bom consultar os filmes em cartaz e ver se há alguma coisa interessante para as crianças. Na alta temporada, costuma haver sessões vespertinas.

Palais des Festivals et des Congrès: Cannes também traz a famosa Croisette, um boulevard onde é maravilhoso passear com boutiques luxuosas, hotéis palacianos e… o Palais des Congrès: uma área que traz sempre um playground com carrossel, que faz a alegria das crianças. Do outro lado, tem um campo de jogos bem legal! No entorno desta área, há lanchonetes, restaurantes, sorveterias… Fica no 1, Boulevard de la Croisette

La Croisette, baía de Cannes. Foto: Semec- Perreard

Fun City: Infelizmente, pegamos uns 2 dias de chuva enquanto estávamos por lá,  e realmente praia com chuva + crianças não combina! Descobrimos, então, o Fun City, que é um playground indoor com várias opções de brinquedos como  trampolim, uma terra para as crianças até 3 anos e um mini kart elétrico, que eles amaram! Fica na 47 Avenue Maurice Chevalier, 06150 Cannes la Bocca

Cannes Bowling: É ótimo para ir em grupo, já que é diversão garantida para as crianças, e também para os mais velhos (principalmente!). Fica na 189 Avenue Francis Tonner, 06150 Cannes, França

Boat Trip: Também é muito comum as famílias alugarem barcos para passear de lancha pelas praias de lá, e nós embarcamos nessa onda. Dividimos o passeio com uma outra família que conhecemos no próprio porto. Vale verificar os preços, que variam muito, dependendo do tipo de embarcação.

Fun KartEssa atração está na nossa lista para o futuro, porque as crianças precisam estar um pouco mais velhas para desfrutar desta atração e ter pelo menos 1,30 de altura para pilotar se não só com alguém ao lado. Mesmo assim, super recomendo! A alegria de ver a cara das pessoas dirigindo em família e se divertindo foi bom demais.  Fica na Plateau de la Sarrée, Route de Gourdon, 06620 Le Bar-sur-Loup.

Laser Action CannesUma espécie de paintball virtual para crianças acima de 8 anos. Só passei pelo local, pois meus filhos não tinham idade suficiente para participar. De qualquer forma, achei o máximo! Fica na 28, Avenue des Arlucs, 06150

Ilhas de Lérins: Fizemos um programa de uma tarde para essas Ilhas. Pegamos uma balsa que tinha uma travessia de 10 minutos, saindo do  Porto de Cannes com destino à  ilha de Sainte Marguerite, a parada mais próxima. Depois, fomos até a ilha de St. Honorat, onde há um mosteiro ativo e um antigo forte pelo qual as crianças podiam correr em toda a sua extensão.

As duas atrações têm trilhas não-pavimentadas que atravessam a ilha. Só não fizemos as trilhas porque estávamos cansados, mas a maioria das famílias estava  fazendo piquenique. Uma das minhas Kids amou brincar entre as pequenas piscinas nas rochas e correr ao longo dos pinheiros da praia. Creio que seria melhor passear por lá durante todo o dia, pois as crianças ficaram exaustas  já que ficamos só metade de um dia !

Ilha de Lerins. Foto: Herve Fabre

Le Nôtre: Para os amantes de culinária e que se interessam pelo tema, as aulas do Le Notre podem ser uma ótima oportunidade de se aperfeiçoar!

Hotéis em Cannes

Como ficamos hospedados em Nice, Antibes e Saint Tropez, em Cannes fazíamos bate-e-volta, e não nos hospedamos. Porém, visitei alguns hotéis que podem ser interessantes para ir a Cannes com crianças:

Hotel Radisson Blu: Gostei desse hotel porque, além dos quartos serem grandes a ponto de comportar até 4 pessoas (isso é coisa rara na França,  já que a maioria costuma ser pequena e só aceita no máximo 3 pessoas por quarto), ele tem um Kids Club. O hotel tem piscina e fica a 5 minutos a pé do Centro, além de contar com uma praia privada que fica a 2 minutos do hotel. Fica no 2 Boulevard du Midi Jean Hilbert 06414 Cannes

Grand Hyatt Cannes Hotel Martinez: Também traz quartos espaçosos que acomodam até 4 pessoas,  e alguns quartos têm até opção de quitinete. O hotel possui uma piscina grande e conta com algumas opções de restaurante, mini club e um clube de praia com toda a infraestrutura para os hóspedes. A localização é ótima, já que está situado bem no meio do Boulevard de la Croisette. Fica no 73 Boulevard de la Croisette 06400 Cannes

Hotel & Spa Eden Cannes: Este hotel também acomoda bem 4 pessoas, apesar dos quartos serem menores. Fica a apenas 5 minutos a pé do La Croisette, mas é um pouco mais simples. Sem dúvida, um bom custo x benefício. Fica na 133 Rue d’Antibes 06400 Cannes

Hotel La Bastide de L‘Oliveraie & Spa: Este hotel é um pouco menor e mais charmoso, com uma piscina do lado exterior e um atendimento bem personalizado. Fica a uns 6 minutos de carro do Centro, mas para quem prefere um pouco mais de tranquilidade, pode ser uma boa opção. Fica na 7 Allée des Oliviers, 06400 Cannes.

Five Seas: Hotel muito kids friendly para as crianças, com várias amenidades e uma área exclusiva na praia para os hóspedes. Fica na 1, Rue Notre Dame, 06400 Cannes

Golden Tulip Cannes Hotel de Paris: Acomoda bem as famílias e tem uma localização privilegiada. Tem piscina, mas não dispõe de serviço de praia. O quarto one bedroom tem uma quitinete que facilita bem para os que são mais adeptos a fazer comida para as crianças. Fica a uns 10 minutos da praia e um pouco mais afastado do Centro, na 34 Boulevard d’Alsace, 06400 Cannes

Golden Tulip Cannes Hotel de Paris

Onde Comer em Cannes com crianças

A diversidade de sabores que encontramos nessas cidades é fantástica. Como já citei antes eu tenho um pouco de receio de comer perto dos lugares que são sempre turísticos demais pois além do atendimento normalmente ser bem pior, os preços são bem mais caros e como minha família é grande, isso faz diferença. Por isso, na maioria das vezes prefiro arriscar nas minhas andanças e aqui trago uma lista das boas experiências que gastronômicas que tivemos por Cannes com crianças.

Maema: No dia que fomos à Plage de Midi, comemos no Maema, onde o serviço é ótimo, e o atum de lá é muito bom! Todos dias, eles têm sugestões deliciosas.  Ficamos sentados na mesa enquanto as crianças aproveitaram as praias. Fica na Boulevard du Midi Jean Hilbert, 06400 Cannes

Il Convivio: Sempre tento fugir da irresistível pizza, mas as crianças sempre pedem, e acabo cedendo. Este é um famoso restaurante Italiano que tem filiais em outros lugares e é sempre pequeno e aconchegante. Tem ótimo atendimento, mas é um pouco afastado da área turística – descobrimos ele em nossas andanças por lá! Fica na 6 Boulevard Montfleury 06400 Cannes

L’Eponyme: Há um menu neste restaurante com preço fixo que inclui entrada, prato principal e sobremesa. Pode ser bem mais econômico do que pedir exatamente isso em outro restaurante. As crianças experimentaram Gazpacho e adoraram. A Burrata de lá também foi inesquecível, assim como o tempero do camarão. Fica na 4, Rue de Bône, 06400 Cannes

L’Eponyme

Meat: Porque uma carninha com purê de batata e creme de espinafre é sempre bem-vindo para as crianças, mas não se encontra em todo lugar! Comemos muito bem nesse restaurante, e o garçom que nos atendeu era o próprio gerente, ou seja: atendimento nota 1000! Fica na 16, Rue Saint Antoine, 06400 Cannes

Le Venise: Comida muito saborosa e ótimo atendimento em uma atmosfera italiana com menu francês. Este restaurante fica relativamente próximo ao Boulevard de la Croisette, em um ambiente descontraído, onde no verão se  pode comer na parte externa. Fizemos uma ótima e certeira opção por um delicioso peixe! Fica na 18, Rue Frères Pradignac 06400 Cannes Telefone: +33 4 93 30 18 31

Cannes é um passeio definitivamente imperdível para quem vai ao Sul da França! Confira agora também como foi nossa viagem pela maravilhosa Nice com crianças, uma cidade viva, urbana e também cheia de atrações para entreter toda a família!

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!