As Atrações em Porto para a família

A cidade de Porto tem tantos atrativos que nunca sabemos por onde começar! Talvez uma boa opção seja partir do Centro Histórico, que é pequeno e onde se faz tudo a pé. Nesse passeio, já dá para conhecer bastante coisa.

Centro Histórico de Porto

Para começar, a recomendação é ficar bem à vontade e deixar-se perder pelas ruas da cidade. Não entramos em todos os lugares, mas vale muito esse passeio histórico pelos pontos principais:

  • Mercado do Bolhão
  • Praça da Liberdade
  • Estação de trens São Bento
  • Igreja do Carmo
  • Torre dos Clérigos
  • Igreja de São Francisco
  • Mercado Ferreira Borges
  • Cais da Ribeira
  • Ponte D. Luís I
  • Praça da Batalha
  • Catedral da Sé
Palácio da Bolsa

Às margens do Rio Douro, fica o Bairro da Ribeira, onde há delícias gastronômicas e de onde, na beira do rio, se conseguem as melhores vistas da cidade!

Atrações em Porto

Como comentei logo no início, as atrações em Porto são muitas! A seguir, listo algumas das que vale muito a pena incluir no seu roteiro pela cidade. Tome nota!

Tree Top Walway

SerraAlves: Esse espaço é muito mágico e verdejante! Suas construções (a Fundação, a Casa, o Parque e o Museu) são construções de épocas diferentes e formam, assim, um curioso e complexo conjunto arquitetônico. Um espaço grande, bem tratado, bem organizado, e que nos proporciona uma visita relaxada, sem pretenciosismo!

As oficinas aos domingo também são um ótimo pretexto para visitar o local. Outra atividade perfeita para todos é o Tree Top Walkway – um percurso que nos permite estar mais próximo da copa das árvores.

Para quem gosta de museus de arte e de conhecer um pouco da cultura local e além, é uma ótima opção de atividade. Os funcionários são atenciosos, a localização acessível, e é um ambiente muito agradável para passar o dia.

World Of Discoveries: É um museu interativo e imersivo que mostra um pouco da história da época das descobertas portuguesas. São várias réplicas de florestas tropicais e de caravelas usadas durante este período. Com ares de parque temático, o local oferece a possibilidade de conhecer melhor a história dos navegadores de uma forma muito lúdica. É como se crianças e adultos pudessem viajar no tempo, e sem dúvida uma forma divertida de aprender sobre o passado. É tudo muito organizado, e a sua área interior está dividida em 20 espaços que retratam os costumes da época, as ideias dos portugueses e os esforços para se lançarem ao mar.

Zoo Santo Inácio: O Zoo Santo Inácio é uma ótima opção de atração . Além dos animais selvagens tem várias atividades como alimentar os pinguins  e também visitar a estufa tropical , um túnel de leões asiáticos e um reptilário.Um programa que pode ser feito o dia todo que entretenimento por lá não falta. Para evitar filas o ideal é comprar os bilhetes on line 

Planetário do Porto: Planetário bem completo com várias atividades, como a observação de estrelas e planetas através de telescópios. As sessões são simples, mas bem educativas. A projeção das imagens nos 180 graus da cúpula é muito bem feita. Mas eu confesso que é o tipo do programa que só vale a pena se você tiver mais de 4 dias por lá, ou se estiver chovendo e você precisar de uma atividade abrigada com as kids.

Sea Life

Sea Life: Prepare-se para ficar frente a frente com as mais variadas espécies marítimas! A maior atração aqui são os mais de 3000 animais de aproximadamente 100 espécies diferentes, de tubarões a arraias. As crianças podem ainda assistir a palestras e demonstrações gratuitas que acontecem ao longo da visita. O túnel subaquático é um dos mais famosos por lá! Por não ser muito grande, é um ótimo espaço para receber famílias, além de ter várias atividades ilustrativas e um bom playground. O jogo de adivinhação que rola durante o percurso é uma ideia excelente para manter a atenção e o interesse dos mais novos!

Museu do Futebol Clube do Porto: Para as crianças que curtem futebol  e toda sua história é um ótimo programa! A história é contada nos mínimos detalhes, e as taças que o clube ganhou também estão expostas para que os visitantes fiquem mais empolgados. Organização e excelência do museu são nota 1000! O espaço, com 27 áreas temáticas, equivale a um estádio de futebol e tem várias atividades interativas. A visita ao Museu proporciona uma verdadeira viagem no tempo que é fascinante independente do time que você torce. Dá o maior orgulho de ver os jogadores brasileiros que passaram por lá! A história do clube e das atividades mostram muito do amor das pessoas pela cidade do Porto.

Livraria Papa Livros: Eu amo levar os meninos em livrarias  ao redor do mundo. Acho um programa pouco turístico e que incentiva a cultura e a história – principalmente quando eles entendem a língua, como foi o caso do Porto. Dentro da loja há uma parede recheada de livros, para diferentes idades. Enquanto as crianças se divertem, nós podemos saborear um delicioso bolo de chocolate (que alguns dizem que é o melhor da cidade!) com um chá. Os livros por lá não são apenas infantis, eles também atendem ao público infanto-juvenil.

Cruzeiro das 6 Pontes do Rio Douro

Cruzeiro das 6 Pontes no Rio Douro: Ir ao Porto e não passear no Rio Douro é como ir a Roma e não conhecer o Vaticano! A vista e o passeio de 50 minutos são incríveis. O rio é limpo e tem toda a beleza de um vale iluminado, cercado de quintas íngremes e bem cuidadas! Alguns passeios ainda tem música tocando, o que dá mais aquele clima e uma nostalgia incrível. É sempre uma ótima opção incluir um cruzeiro ou algum programa de barco para dar as crianças uma pausa na caminhada. Para eles, é muito mais divertido mexer com as pessoas nos outros barcos e apreciar a paisagem dessa forma mais relax. O ingresso pode ser comprado no link do site e  funciona para todos os barcos que saem do Cais da Ribeira, no lado do Porto, e não no lado de Gaia.

Ribeira

Passeio pela Foz: A Foz é a zona costeira do Porto, uma das áreas mais intrigantes nos limites do Porto, onde o rio Douro se encontra com o Oceano Atlântico. Passear por ali,principalmente no verão, é um dos melhores programas para se fazer em família. Praias e arquitetura são lindas, e os restaurantes são muito bons. A Praia das Pastoras é um dos melhores lugares para tomar sol, pois os paredões que a cercam protegem do Oceano Atlântico. Tem uma faixa para bicicletas, que podem ser alugadas entre o Castelo do Queijo e o Jardim do Passeio Alegre, e também tem uma faixa para carrinho de bebês, o que torna o programa mais agradável ainda com os pequenos.

Cruzeiro das 6 Pontes

Para se chegar em Foz, pode pegar o Eléctrico (nome deles para bondinho), que já é outra diversão da garotada. O eléctrico #1 leva os turistas do centro histórico do Porto, perto do Palácio da Bolsa, até à rua do Passeio Alegre, na Foz. Só nesse trajeto, você se depara com vários pontos interessantes, como a vista sobre o rio Douro, monumentos como o Museu do Vinho do Porto, o Museu do Carro Eléctrico e a Ponte da Arrábida, que liga o Porto à cidade vizinha, Gaia.

Ponte Arrábida

O bilhete por ser obtido no próprio veiculo. Para os românticos de plantão, não deixem de ir na Pérgola da Foz: uma passagem que parece um varandão sombreado de onde se vê o Oceano Atlântico.

Parque Biológico de GaiaEsse parque oferece instalações de qualidade às espécies animais em cativeiro e sem cativeiro, e é nítida a forma como os animais são bem tratados. Tem uma equipe de colaboradores muito atenciosa e cuidadosa. Um local muito bonito e agradável para um passeio em família! As crianças adoram, e todo o espaço está bem preservado. Esse passeio permite um contato próximo e muito saudável com a natureza e com os animais. Tem também uma zona de piquenique e parquinho para as crianças. Fica em Vila Nova de Gaia, e vale muito uma tarde para se perder por lá!

Jardim Botânico do Porto: Lugar incrível, em que reina a paz com as kids e também é uma boa pedida para vários casais. A variedade de plantas é imensa, os jardins são muito bonitos, e é ótimo para relaxar e apreciar a natureza. Seu ambiente super agradável, com muita variedade de flores, árvores e suculentas. Tem lagos muito bonitos, com patos e peixes enormes. Traz também atividades muito interativas, com um ótimo apoio da equipe local, além de contar com programas educativos, visitas, oficinas e exposições.

Jardins do Palácio de Cristal

Os Jardins do Palácio de Cristal: Confesso que me senti em um filme aqui. É um parque bonito e agradável, com belos jardins e vista para o Douro. Pelo parque, além de muitas flores, vários pavões ficam soltos no gramadão. É um ótimo lugar para fazer um picnic. e para quem quer fugir do agito da cidade. Ouvir melhor os passarinhos cantarem é sempre uma ótima pedida! Endereço : R. de Dom Manuel II, 4050-346 Porto, Portugal

Museu de Carro Eléctrico: Quem ama carros vai se divertir nesse museu, já que a visita é uma verdadeira viagem ao tempo mostrando toda a cronologia. Em alguns dos carros, pode até subir para tirar foto. A equipe conta a história de cada carro, assim como também dos bairros do Porto e da cidade. A sensação é de se estar em outros tempos. As crianças de Porto fazem sempre festa e eventos ali.

Piscina das Marés – Leça das Palmeiras: Fica em Matosinhos. Nos dias quentes de verão, ir à piscina pode ser tão interessante quanto ir a praia! Na cidade do Porto, existem algumas piscinas públicas, como a Leça das Palmeiras, que foi assinada por um arquiteto famoso. Ela é de água salgada com a temperatura do Atlântico. Fica em um cenário espetacular, com uma vista de tirar o folego, e tem piscina para os menorezinhos também. Av. Liberdade, 4450-716 Leça da Palmeira, Portugal

Porto 5D Experience: Uma sala de cinema 5D com assentos dinâmicos e sensações reais, como spray de água com vento e vários perfumes da cidade. É uma forma diferente de conhecer os pontos turísticos e atrações da cidade em 15 a 20 minutos com muita emoção. é claro! Bem agradável e acessível para as Kids. EndereçoR. da Atafona 6, 4050-431 Porto, Portugal

Parque São Roque

Parque de São Roque: Esse parque fica fora da parte central de Porto, mas é fácil de chegar. Para quem tem um pouco mais de tempo na cidade, vale a pena visitar. O lugar tem um labirinto lindo onde as crianças amam correr por lá e se sentirem como a Alice no País das Maravilhas. Ideal para fazer um piquenique! O local também costuma abrigar exposições de arte. O parque é relativamente pequeno, mas tem várias ambientes com lago, fonte, labirinto, playground etc. Diversão garantida para as kids!

Magic Train: Ótima oportunidade de passear em Porto e conhecer alguns pontos turísticos da cidade em apenas um dia. Geralmente acho esses programas turísticos demais, mas o trem passa pelos pontos turísticos principais da cidade e ainda tem visita com degustação básica de vinho do Porto para aqueles que preferirem. Uma viagem bem animada ao som de música portuguesa!

Segway Tour: Esse tour é uma forma bacana de conhecer a cidade fazendo esporte e ainda de forma ecológica, pois pode ser feito também de bike, de gocar ou a pé. São excursões que demoram 3 horas e exploram o Porto Histórico, passando por dezenas de monumentos e bairros históricos, como a Torre dos Clérigos, a Ponte Luís I, a Catedral e muito mais.

Livraria Lello

Livraria Lello: Considerada umas das livrarias mais lindas do mundo, essa livraria é muito associada à saga Harry Potter, já que o espaço inspirou a autora. Não por acaso, o ambiente recebe muitos visitantes, principalmente o público infanto-juvenil fã da obra. Cada cantinho tem um detalhe diferente, do teto ao chão! Tudo está esculpido com madeira, o que dá um toque especial de magia. Além disso, os funcionários são muito simpáticos, atenciosos e conhecedores de livros, dando boas sugestões de compra.

Passeio de Tuk Tuk: Assim como Lisboa, em Porto os passeios de Tuk Tuk também são famosos. Há uma grande variedade de tours, desde os padrões até os altamente personalizáveis. Portanto, existem alternativas para todos os gostos! Outra forma gostosa de conhecer a cidade é estender o passeio até a Vila Nova de Gaia e seus encantos e esconderijos fantásticos!

Jet Boat: Um verdadeiro desafio em família! Este barco de Alta Velocidade é perfeito para testar a coragem de todos. É mais uma forma de atravessar  as águas do Douro, só que com rotações de 360º e muita água! Uma experiência para quem ama adrenalina. É só tomar cuidado e ir preparado porque molha bem. Ou seja no verão, que é bem quente, é uma delicia de programa!

Casa da Música

Casa da Música em Porto: Com uma arquitetura moderna, sua parte interna é impressionante pela perfeição e tecnologia empregada. A visita guiada mostra detalhes incríveis e tem uma programação especial para as kids. Bela estrutura arquitetônica, única, composta basicamente de concreto, alumínio e vidros. Parece um grande caixote, chamando a atenção de longe graças às grandes paredes de vidro. Lugar funcional, bonito, e é um programa diferente.

Compras em Porto

Porto é uma cidade acessível para todos os gostos, mas como toda cidade na Europa, ela está longe de ser o paraíso das compras! A seguir, listei algumas opção:

Rua das Flores
  1. A Rua das Flores é ideal para quem busca artesanato tradicional, enquanto há brinquedos clássicos na “A Vida Portuguesa”, perto da Livraria Lello, e marcas infantis tentadoras na Alma Viva.
  2. A Rua Santa Catarina é o lugar mais tradicional do Baixo Porto, reunindo várias lojas como Zara e H&M, bastante lojsa de souvenir e também o Café Majestic.
  3. El Corte Inglês é uma loja de departamento também muito famosa, que mais parece um shopping de tão grande. Lá, tudo se encontra divido por seção, como perfumes, calçados, acessórios e muito mais.
  4. A Primark é, de qualquer forma, a loja de departamento que faz mais sucesso na cidade e que recebe muitos brasileiros. Ficam mais afastadas, mas a mais perto do centro é a do Centro Comercial Barrashopping.
Palácio da Bolsa

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!



Comentários