Fernando de Noronha: o que fazer com a família

Nossa experiência em família por um dos lugares mais lindos do país!

Um paraíso cercado de águas cristalinas e muita natureza… é assim que eu poderia começar a definir a maravilhosa Fernando de Noronha. A ilha oferece muita opção bacana de passeios para a família: além das famosíssimas praias paradisíacas, uma viagem para lá nos permite o privilégio de conhecer de perto projetos ambientais como o Tamar, além dos ótimos restaurantes, dos passeios de barco, do stand up paddle e muito mais.

O melhor é que, independente da época, a cidade nunca está lotada! Você já devem ter ouvido falar que a ilha tem um limite máximo de pessoas. Isso preserva o ar bem rústico do lugar, onde a natureza prevalece em cada cantinho. Neste post, vou falar dos programas que fiz com minha família por lá. Vem comigo!

Fernando de Noronha: o que fazer

Existem inúmeras praias onde as crianças puderam se divertir, como a do Boldró, Do Cachorro, e Cacimba do Padre – porém, algumas são de difícil acesso. Como fomos no verão, as praias do mar de dentro estavam mais agitadas. Por isso, focamos nas praias do mar de fora, como a do Sueste, onde o mar é uma verdadeira piscina. As crianças ficaram encantadas tentando pegar os peixes e os filhotes de tubarão que ficam bem na beirinha… conseguimos ver até tartarugas!

Acredito que a praia do Sueste (onde vimos filhotes de tubarão e tartarugas), a do Porto (que tem uma enorme faixa de areia branca e água bem cristalina), a Praia do Cachorro, da Conceição, do meio são as melhores para crianças. Meus meninos amaram a Praia do Leão também, porém, para esta é aconselhável ir na maré baixa.

Fernando de Noronha: o que fazer

Demos a sorte de ver alguns golfinhos passando e paramos na praia do Sancho, eleita algumas vezes como uma das mais belas do mundo. Nesse dia, ela estava completamente vazia e parecia que foi feita sob medida para nós! Jogamos as boias do barco no mar e nos atiramos naquela água de um azul inexplicável.

O barco para distante da praia, e a alternativa para quem quiser chegar até lá é descendo no meio de uma rocha. Com as Kids, se torna mais complicado e preferi não me arriscar, mas cheguei a ver alguns pais fazendo.

Em Noronha, há vários tipos de passeios com níveis diferentes de dificuldade. Alguns não são indicados para as crianças, como o mergulho de cilindro, mas mesmo assim eles não se frustram, já que há snorkel para alugar em vários lugares.

Fernando de Noronha: o que fazer

DICA DA MÃE VIAJANTE:

É  sempre necessário levar cadeira, toalha e barraca, e na maioria das vezes, o local de hospedagem oferece estes itens já que não há nas praias. Assim se as kids quiserem tirar um soninho já vai ter uma sombrinha esperta garantida!

Visitamos o Museu do Tubarão  que eles curtiram muito vendo as arcadas dentárias do animal mais temido dos oceanos. Na saída, comemos o famoso bolinho de “tubalhau”. Não sei se foi uma boa ideia levar meus meninos lá – eles cismaram que a ilha era cercada de tubarões e ficaram com medo de entrar na água depois… mas, mesmo assim, super indico o museu!

Fernando de Noronha: o que fazerPraia do Atalaia. Para chegar até lá, é uma caminhada relativamente longa e só é permitido entrar 15 pessoas a cada meia hora. O agendamento é feito no ponto de entrada da ilha.

À tarde, a gente passeava pelo centrinho de Noronha. Lá é onde está a famosa Vila dos Remédios, a igreja, o Forte e o Bar do Cachorro, muito famoso na ilha por causa do forró à noite. A ilha também dispõe de ótimos restaurantes que servem desde comidas caseiras até festivais de fruto do mar. Tudo sempre feito com aquele tempero delicioso!

O Projeto Tamar também é um programa indispensável para quem vai com crianças, com palestras diárias sobre diferentes temas.

Vimos um pôr do sol inesquecível na praia da Conceição no bar do meio que toca música ao vivo. Minhas crianças foram a atração cantando e dançado com todo mundo!

Fernando de Noronha: o que fazerProjeto Navi,  que é uma embarcação com fundo de vidro. As crianças ficaram enlouquecidas ao ver peixes e arraias passando de dentro do barco.

Fernando de Noronha: o que fazerForte de São Pedro do Boldró, que também tem música ao vivo e muita paz!

Resumindo, não tem como negar o quão especial é esse pedaço de paraíso  incrível,  maravilhoso e super lindo! Acho que todas as qualidades no superlativo ainda seria pouco para descrever a mágica desse lugar de energia e astral diferenciados. De qualquer forma quanto maiores eles forem mais vão poder aproveitar  já que a partir dos 8 anos fica mais fácil fazer snorkel e a partir dos 10 já podem até mergulhar de cilindro.

Gostou das nossas sugestões de o que fazer em Fernando de Noronha com crianças? Então continua com a gente no próximo post da série : uma seleção com os melhores lugares que vão fazer sua estadia ainda melhor na ilha!


>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!



Comentários