Gordes: flores, casinhas de pedra e muito charme!

Gordes é linda demais, e parece que parou no tempo! No topo de uma colina, tem toda uma arquitetura renascentista. É uma das cidades mais bonitas da França, por isso a recomendação é andar sem rumo, e ir se encantando com as casinhas de pedra e suas flores que até hoje mantém sua herança cultural.

Gordes é uma das opções que recomendo para fazer de base para visitar as cidades vizinhas de Ménerbes, Lourmarin, Roussillon, e vários outros vilarejos fofos que parecem terem sido desenhados!

Gordes: O que fazer

Comece a visita pela praça central, que é onde também tem a Office de Turismo. Depois disso, dê asas à imaginação passando por todas aquelas ruas maravilhosas de pedra! A seguir, algumas das atrações locais que recomendo:

ande.com/en/” target=”_blank”>Museu das Lavandas: Fica perto da vila. Conta toda a história de cultivo, épocas do ano em que crescem etc. É uma experiência única para quem curte flores!

Abbaye de Sénanque: Pode conhecer a igreja e fazer visitas guiadas, já que é um monastério que continua ativo. Os monges dali se sustentam com produtos locais, como óleos de lavanda e licores.

Chateau de Gordes: É um dos principais pontos turísticos locais, que promove a arte através de magníficas exposições temporárias de vários artistas. A vida da cidade acontece toda em torno desse castelo, com vários restaurantes bacanas, mercados, redes hoteleiras incríveis etc.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Lá tem vários produtores de azeites deliciosos! Mostra-se todo o processo de fabricação no Moulin du Clos des Jeannons, onde fomos rececebidos pelo próprio proprietário.

Gordes: Onde ficar

Mas de La Beaume: Uma pousada linda e charmosa, com café da manhã maravilhoso. Quartos confortáveis e bem decorados, onde os proprietários recebem cada hóspede e visitante, e apresentam o hotel como um todo. Fica bem perto do centrinho, na subida da cidade, quase perto da praça, o que facilita muito para quem é  idoso ou está com crianças.

La Bastide de Gordes: Um dos hotéis mais maravilhosos da Provence, que não é barato, mas o atendimento, a vista, a cordialidade e o conforto podem valer a pena. Parece um palacete e tem uma piscina linda. Seu restaurante é super estrelado. Tem uma pegada romântica, mas atende bem com as Kids também.

Le Mas Vigneron: Um Bed & Breakfast muito charmoso, com apenas 4 quartos, mas que faz você se sentir em casa com toda infra, espaço, beleza e conforto. Também tem uma piscina linda que as Kids vão amar para dias de maior calor.

Villa Hautvallon: Lugar lindo, que fica a 15 minutos a pé do centro de Gordes. Tem quarto tamanho família, o que é mais raro nessas cidades pequenas. Tem uma piscina incrível, e o lugar é muito charmoso e bem decorado. Os proprietários abriram as portas da casa deles para receber cada hóspede e fazem um trabalho personalizado, dando muitas dicas da região.

Hotel Les Bories & Spa: Hotel estilo “boutique”, que tem restaurante, bistrô premiado e piscinas indoor no spa, e outra do lado de fora. Tem um terraço lindo, onde podem ser servidas as refeições. Os quartos são amplos, e a maioria possui sua própria varanda. Atende bem a vários públicos, de casais românticos a grupos de família.

Le Jas de Gordes: Lindíssimo, grande e com uma natureza exuberante. Tem piscina, jardim e espaço de sobra, mas alguns quartos podem ser pequenos e simples – principalmente para famílias. É bem o estilo dos hotéis acima, em que proprietários abrem suas casas para receber os turistas sobretudo nos meses mais quentes, e prezam pelo conforto e atendimento personalizado. A localização também é ótima.

Mas de La Senancole: Pousada tipicamente provençal com um charme incrível. Ela chama atenção de quem está passando por lá por ser tão bonita! Tem um jardim e uma piscina que parecem que foram pintados a mão de tão lindos. Sua suíte grande acomoda bem uma família, que vai se sentir literalmente em casa por aqui.

Onde comer

Le Vieux Bistrot: A maioria dos restaurantes dessas cidades pequenas tem um menu fechado, sem muitas opções, e são pequenos. Esse aqui era bem fofo, e tinha um terraço incrível. Porém, nos dias de muito calor, isso pode  incomodar. Comemos uma carne deliciosa e a crianças foram de peixe. Fica em frente à praça da igreja e a equipe de garçons, embora pequena, ( muito comum na Franca isso acontecer) oferece ótimo atendimento. 70 Grand Rue, 84220 Cabrières-d’Avignon, França

Le Mas Tourteron: O ambiente é um charme, em um jardim sob árvores tipicamente provençal, e a comida é uma delícia. Fica fora da cidade, no início da subida. É um programa para quase uma tarde toda, pois não se tem vontade de sair de lá. Ótima relação custo x benefício, e você pode escolher um menu fechado de entrada, prato principal, queijos e sobremesa. Chemin de Sainte Blaise les Imberts, 84220 Gordes, França

Restaurante Le Teston: O restaurante funciona só com pratos do dia e o ambiente é micro, mas muito charmoso e descontraído. Nossa família quase lotou o restaurante todo. É bem familiar, e o ambiente foge daquela multidão da praça . Rute Neuve, 84220, Gordes, França. Telefone: +33 4 32 50 21 74

Restaurant L’encas: Fica bem no meio da praça principal. É simples, mas com um ótimo atendimento e bom custo X benefÍcio. Amei a salada grega com berinjela. Ótimo visual, os temperos da comida são excelentes e servem sanduíches maravilhosos também. Place Château, 84220 Gordes, França.

La Trinquette: Esse restaurante é um achado que fica  em uma ruela. Com dois andares, seu segundo andar tem vista, mas é bem pequeno o local. A comida é maravilhosa, típica provençal. Eu não como steak tartar, mas dizem que é um dos melhores da cidade. Os pratos são criativos e fartos, o que para o Francês é mais raro acontecer. O nosso Ravioli desconstruído estava divino! Rue des Tracapelles, 84220 Gordes, França

L’Estellan: Assim como o hotel, o restaurante também é maravilhoso. Vale a pena passar um tempo ali apreciando aquele jardim lindo com uma comida divida autenticamente provençal. Atendimento impecável e gastronomia perfeita em um clima que transforma qualquer viagem para lá de especial!

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!



Comentários