Atividades e Atrações no Egito que valem o passeio!

Não dá para falar em viagem ao Egito sem pensar nas famosas Pirâmides de Gizé! Sem dúvida, essa é a principal atração mais óbvia para quem viaja ao Cairo. Porém, além desse passeio imperdível, a cidade conta também com outras atividades e locais que vale muito a pena visitar, mesmo estando com crianças! Confira a seguir uma lista de atrações no Egito que vale a pena incluir no roteiro, e também algumas dicas imporantes para evitar os famosos “perrengues”!

Atrações no Egito

Pirâmides de Gizé: Como eu adiantei acima, esse passeio é obrigatório e fica na cidade de Gizé, ao lado do Cairo. Contextualizando historicamente, as Pirâmides são na verdade túmulos construídos em pedra para abrigar os corpos dos faraós. A importância dela não é pouca: trata-se da primeira pirâmide egípcia, com quase 4.700 anos de existência. O primeiro pensamento que nos vem a cabeça é como aqueles homens do passado conseguiram construir esses grandiosos monumentos usando pedras de 40 toneladas recortadas para encaixe, e com elas produzir desenhos magníficos sem infraestrutura tecnológica nenhuma. É realmente impressionante!

Uma das 7 maravilhas do mundo antigo, as Pirâmides Quéops, Quefren e Miquerinos compõem um lugar mágico. Existem outras pirâmides que nem sempre estão abertas. Ficamos admirando a esfinge e entramos na Quéops. A subida nos deu um pouco de falta de ar, mas valeu a pena: se eu não tivesse ido, teria me arrpendido! Aconselho separar um dia inteiro no Cairo para conhecer esse lugar tamanha é sua grandeza cultural. Também para contemplar com calma, meditar e tirar as fotos mais lindas!

Sempre as vi em filmes, livros e fotografias, mas quando se chega perto de uma das Pirâmides do Egito, a sensação de ver aquelas edificações ainda intactas é fantástica. São alguns dos monumentos mais imponentes que já existiram, e estar perto delas é uma verdadeira volta aos primórdios da História da humanidade, já que datam de quase 2500 a.c., ou seja, 4500 anos atrás.

O passeio de camelo ao final sempre faz a alegria das kids. O único ponto negativo está na multidão de ambulantes e de pessoas nos oferecendo mercadorias. Isso me incomodou um pouco, mas prepare-se: isso está por toda parte na cidade!

Cruzeiro do Nilo: O cruzeiro do Nilo pode ser de 1 dia ou mais, visitando outras cidades a bordo. Nós não fizemos porque os meninos enjoam, mas passeamos por algumas horas onde eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto este Rio tão famoso por dividir o mundo dos vivos (leste) e dos mortos (oeste).

Existem diversos trajetos para este cruzeiro, mas os principais são:

  • Aswan x Luxor, que leva 4 dias e 3 noites: como vai a favor do rio, vai mais rápido
  • Luxor x Aswan, que leva 5 dias e 4 noites): ele vai contra o curso do rio e tende a ir mais devagar que primeiro

Dizem que uma das cidades mais lindas do País é Luxor, e de Cruzeiro é possível chegar até lá. Também consegue-se chegar a Edfu e Aswan. Em alguns pontos do Rio Nilo, consegue-se ver um lindíssimo pôr do sol!

Mas não vá esperando uma mega embarcação, cheia de opções de comida e lazer: a maioria delas é bem antiga e atende bem para quem pensa em conhecer o país como um todo. Aliás, um ponto favorável é que o custo x benefício é bom, e você não precisa se preocupar com alimentação. Já a parte ruim é que você pode achar pouco tempo para visitar cada lugar desses.

Outra opção é jantar em alguns restaurantes-cruzeiros para entrar no clima. Porém, não recomendaria qualquer um, que pode nos pegar de surpresa. A empresa Memphis Tours, que indiquei como guia privativo, tem várias opções para esse tipo de programa. Recomendo checar!

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!

Khan el Khalili: Esse mercado é um dos mais conhecidos e exóticos do Egito, com mais de 1000 anos. Embora seja um pouco desorganizado, é um programa típico que vale a pena fazer. Aqui, a brincadeira é negociar nesse emaranhado de ruelas com centenas de lojinhas cheias de produtos e souvenirs de todo gênero. Perca-se neste gigantesco bazar onde você encontrará barracas de alimentos e artistas com seus trabalhos manuais. É um lugar de essência e aroma próprios, já que é bem colorido e oferece muitas opções de souvenirs, além de especiarias, ouro e perfumes.
Lá, também vimos os famosos encantadores de serpentes e a tecelagem de tapetes, passando por lojas com vidrinhos lindos. Só não deixe que os comerciantes te distraiam, já que eles tentam fazer isso o tempo todo! Recomendo visitar  na parte da manhã, que está mais vazio.

Embora o bazar seja barulhento, cheio e meio sujo, é uma experiência que recomendo porque ali, você realmente se sente no Egito! Misturado a isso tudo, ainda vimos um monte de marrecos e cabras passeando. Confesso que não comprei nada, mas achei a experiência dessa mistura toda bem interessante!

Museu do Cairo: É o museu mais importante do Egito e as crianças amaram conhecer, já que puderam ver as múmias e sarcófagos de reis como Tutakamon. Com dois pisos, é um museu fácil de passear. Em um deles, pode-se conhecer a história do Egito desde o Antigo Império; no outro andar, está a famosa tumba de Tutankamon, incluindo sua máscara funerária, e também a sala dedicada às belas joias descobertas nas Tumbas Reais de Tanis. A sala das múmias também faz a diversão da criançada. Para quem quer conhecer a história do Egito Antigo é bem legal, mas não vá sem guia. Deveria estar mais bem preservado, pois dá a impressão de estar um pouco bagunçado. O acervo é bem bacana, só está mal conservado.

Museu do Cairo

Sitio Arqueológico de Saqqara: Saqqara funcionou como o grande cemitério da antiga capital egípcia Mênfis. Foi uma necrópole por mais de 3500 anos, onde foram sepultados Faraós, nobres, generais e outras pessoas. É indispensável para entender do início até a conclusão das grandes pirâmides! Foi lá que tudo começou, desde a construção da primeira pirâmide e as primeiras colunas, sendo fundamental para compreender o que realmente foi o Egito. Por isso, indico visitá-lo antes mesmo das Pirâmides de Gizé. Nós não fizemos isso, mas recomendo porque assim, fica mais fácil entender tudo.

Lá está a Pirâmide de Degraus, a primeira do Egito, e lá tem sido um dos locais do país no qual várias descobertas arqueológicas estão ocorrendo – inclusive, uma delas aconteceu em 2005, quando uma múmia foi encontrada em perfeito estado. Existem construções ainda de pé e não há lixo em toda parte como em Gizé. O que mais gostei de lá foi que não tinha tanto assédio de ambulantes e era mais vazia.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Não deixe de fazer a caça ao tesouro mostrando as fotos do local, assim como contar a história do Egito para as kids antes. Isso fará com que eles entrem no clima e se entretenham mais!

Mesquita do Alabastro: É uma das mesquitas mais visitadas do Egito, já que está muito bem localizada: dentro da citadela de Saladino! Ela é visível de qualquer ponto do Cairo Antigo. Por dentro e por fora, ela é toda construída com Alabastro – daí o seu nome, e essa construção foi inspirada na Mesquita Nova de Istambul seguindo o modelo das mesquitas otomanas. Impressionante a beleza dessa construção e sua harmonia presente. Lá, você aprende ainda mais sobre a cultura árabe e seus princípios. Dentro do seu pátio, tem um relógio muito imponente que foi entregue por Luís Felipe da França em troca do Obelisco que foi colocado na Praça de la Concordia. Endereço: Al Abageyah, El-Khalifa, Cairo Governorate, Egito

Mesquita do Alabastro

Vila Faraônica: Aqui, a história do Egito ganha vida. Nessa vila faraônica, você verá reproduções fiéis de edifícios, roupas e estilos de vida, juntamente com uma réplica completa da tumba de Tutancâmon, além de museus relacionados a diferentes períodos da história egípcia. É um espaço possui diversas atrações que conseguem unir recreação, história, arte e cultura. É uma viagem no tempo por um passado distante e glorioso. As kids podem se caracterizar como um legitimo faraó vestindo os trajes típicos da época, e um grupo de atores imita um cotidiano real dos antigos egípcios e de alguns momentos dessa longa história.

Al Sorat Farm: Um lugar mais para relaxar! Essa fazenda está situada no meio de uma pequena vila e uma visita aqui é uma das coisas mais exclusivas a se fazer com crianças no Cairo. Adultos e crianças maiores podem fazer um passeio a cavalo pela vila, enquanto crianças pequenas montam em um carrinho puxado de burro. Além dos passeios a cavalo, há também muitas cabras, ovelhas, búfalos, burros e cães de fazenda, além de um espaço gramado para correr e um delicioso almoço opcional na fazenda. Dá para combinar com a vista em Saqquara, já que fica relativamente perto.

Palácio Manyal: O Palácio Manyal é um local (também chamado Palácio Manial) na ilha de Rhoda que combina muito espaço verde para as crianças correrem e edifícios fascinantes para todos explorarem. Raramente lotado, oferece uma excelente mistura de religião e história egípcia mais moderna. A pequena mesquita é linda por dentro e tem uma arquitetura árabe com muitos azulejos e formas geométricas nos tetos. Também tem o Museu da Caça,. Um lugar escondido, mas com uma linda mistura arquitetônica . 1 Al Saraya, المنيل، Old Cairo, Cairo Governorate, Egito

Playgrounds ao ar livre

Al Azhar Park: Cairo tem vários ótimos parques familiares para descansar dos passeios turísticos! O Al Azhar Park é uma parada interessante, com suas passarelas sinuosas, restaurantes e amplo playground. Um pouco depois desse parque, tem o Family Park, que faz jus ao seu nome, com vários playgrounds, enormes áreas gramadas, um pequeno zoológico, museu, passeio de trem e cinemas.

Passeio de Felluca: São veleiros de madeira que fazem passeios privados relaxantes enquanto vamos ouvindo as histórias do povo Egípcio. Passamos o niver dos meninos aqui, e a própria empresa providenciou as iguarias. Ficamos encarregados de curtir o pôr do sol divino que eles ganharam de presente!



Comentários