Férias pra lá de Marrakech!

Nossa aventura pela mais visitada cidade do Marrocos

Foi praticamente impossível não ouvir a piada de que estava “para lá de Marrakech” quando comentei com algumas pessoas que queria ir para o Marrocos com as Kids. Para quem não sabe o significado dessa frase, ela indica algo do tipo “perder o juízo”. Sendo bem sincera, este não era um lugar que sempre sonhei em conhecer. Mas li tanto sobre suas comidas, cores, geografia, religião, cultura, costumes, temperos e iguarias que foi me dando mais vontade de conhecer esse lugar!

Sobre o Marrakech, Marrocos

Antes de ler sobre a cidade de Marrakech e sobre o país , o Marrocos, eu imaginava que por lá tudo se restringia apenas a camelos, deserto e sol. Me enganei feio: esses três até existem, mas a variedade e a diversidade cultural local é tão grande que Marrocos está longe de se resumir só a isso.

>>  O Kids2gether te ajuda a curtir as férias dos sonhos com pacotes exclusivos para Marrakech, montados na medida da sua família. Confira!

Rabat é a capital atual, mas as cidades marroquinas mais famosas são CasaBlanca (que pensam frequentemente que é a capital) e Marrakesh – a última já foi, inclusive, declarada Patrimônio Mundial da Unesco. O turismo no país tem aumentando bastante e tem sido impulsionado por um dos seus principais acessos, que passou a ser um caminho pela Europa. No nosso caso, paramos em Paris e, depois de 3 horas, chegamos em Marrakech.

Como o país é uma ex-colônia francesa, o francês junto com o árabe são as línguas que predominam. Porém, o inglês é falado também, mas com aquele sotaque francês.

Tenha em mente que Marrakech é realmente como se fosse um labirinto. É interessante para as crianças, mas se encher o saco dessa brincadeira, é só se aproximar da praça principal, Jemaa el-Fnaa. Ali, estão concentrados vários comerciantes e as famosas cobras que dançam ao som da flauta. A quantidade de pessoas que se acumula por ali é o que torna o ambiente bastante barulhento, numa interessante mistura entre o maravilhoso e o caótico.

Marrakech é conhecida como “A Cidade Vermelha” pela cor das muralhas que rodeiam a cidade, e tem todo um lado místico. Como já citei em outros posts, sou completamente viciada em Game of Thrones, e saber que o país serviu de set de filmagem para a série e outros filmes, como Gladiador, foi um atrativo a mais para que pudesse visitá-la um dia. 

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Não faça passeios turísticos sem um guia, pois a cidade é muito desorganizada. Tem um assédio forte dos vendedores querendo vender as coisas, principalmente na medina. Estando com alguém que os conheça, eles ficam mais inibidos de se aproximar. Se decidir comprar algo, não se esqueça de pechinchar e negociar, porque eles são bons nisso.

A sensação de visitar Marrakech é a de que estamos indo logo ali visitar um mundo diferente e já já voltamos. A riqueza de cultura,  culinária, arquitetura, História são tão grandes que ficamos fascinados pelo lugar.

As crianças em Marrakech

Você deve estar se perguntando: mas Marrakech é uma cidade segura para as crianças? A resposta é sim! Marrocos nunca se envolveu muito nas turbulências como vários de seus outros vizinhos. Existe sim o chamado “pickpocket” (quando o ladrão rouba algo do seu bolso ou bolsa, especialmente em grandes multidões) como qualquer outro lugar, mas é só ficar atento.

Além disso, os marroquinos são muito acolhedores com crianças. Eu diria que até um pouco exagerados, já que querem abraçar e beijar o tempo todo. Constrange um pouco, mas essa é a natureza deles.

O que mais marcou as crianças foram as tradições locais, que eles cumprem a dedo com o uso das burcas, a chamada para as orações 5 vezes ao dia e a comida que muitos comem com a mão. Tomamos muito chá de hortelã, que é para eles como o café para nós brasileiros. As crianças até provaram mas acharam meio azedo. 

Quando ir a Marrakech

A melhor época do ano para visitar o Marrocos com crianças é no outono e na primavera. Março, abril, outubro e novembro são alguns dos melhores momentos para visitar. Porém, a qualquer época que não seja no verão (de junho a agosto) é agradável. Fomos no final de dezembro e estava um fresquinho muito gostoso por lá.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Só evite ir durante o mês do Ramadã, pois tudo funciona em um horário alternativo, além de muita coisa ficar fechar.

Dicas e Cuidados importantes para ir a Marrakech 

  • Cuidado com os taxistas, que nem taxímetro no carro têm. Primeiro, pergunte para alguém no seu hotel a média de valor da corrida para onde quer ir. Só depois combine a corrida com o taxista.
  • Nos aeroportos, sem sombra de dúvida, é melhor contratar transfer.
  • Os batedores de carteira estão presentes como em qualquer destino turístico. Fique atento sempre
  • Os marroquinos odeiam ser fotografados por uma questão de religião. Então nem pense em fotografá-los sem sua autorização, pois eles ficam bravos mesmo.
  • Muitos deles parecem muito simpáticos, mas precisa ficar ligado: eles veem que somos turistas, se oferecem para levar até os lugares e chegando no destino cobram. Por isso, o ideal é sempre ter um guia que seja uma indicação do hotel ou de alguma empresa  de turismo renomada.
  • Brasileiros não precisam de visto para entrar no Marrocos e nem de nenhuma vacina específica
  • A moeda local é o Dirham marroquino (MAD), e 1 real vale aproximadamente 2,5 MADs. Porém, como essa moeda não é vendida fora do país, recomendo levar euro ou dólares e trocar quando chegar.

Como se locomover em Marrakech

O trânsito na cidade ao redor da Medina é um caos e fica ainda pior com a quantidade de motocicletas. Uma bagunça registrada! Esse é um dos motivos pelos quais não é preciso alugar carro. Você pode tranquilamente pegar um táxi e chegar até os atrativos dentro da Medina, onde só se pode andar a pé. Só não se esqueça de negociar o preço do táxi antes de pegá-lo!

Hospitais em Marrakech

Por fim, aquela dica que sempre damos rezando para não utilizar é de hospital local. Como sempre, indico em todo lugar aqui não poderia ser diferente: caso precise, a recomendação é o Clinique Internationale.

Ufa! Essa aventura exótica está apenas começando, e eu tenho muito mais dicas nos próximos posts sobre Marrakech.

>>  Ficou com vontade de se jogar nesse destino incrível e super exótico? Então não perca tempo e comece já a programar essa viagem inesquecível juntinho com o Kids2gether!



Comentários