Safári na África com crianças: uma aventura animal!

Já pensou em fazer um safári na África com crianças? E em ficar hospedado em uma cabana em plena vegetação africana com direito a toda mordomia? Se você gosta de uma boa aventura e de uma dose generosa de luxo, um safári no Quênia pode ser a pedida perfeita para viajar em família!

Esse tipo de safári já é realizado no Quênia desde os anos 1920 /1930, mas esse conceito tomou forma e se tornou mais tradicional de uns anos para cá.

Resumindo em poucas palavras: esse tipo de destino nos dá a experiência de acampar na savana africana, só que com todo o conforto de um ótimo hotel; são os chamados “Glampings”, que misturam glamour e acampamento. Neste post, eu conto um pouco de como funciona esse tipo de hotel e por que ele é diferente de tudo o que você já imaginou sobre acampamentos!

Safári na África com crianças: vale a pena?

Essa foi, sem dúvida, uma das maiores aventuras que já vivemos. Como descrever a sensação de dormir escutando rugidos de leões, de ver de perto as pegadas de vários animais por toda parte, ou de ouvir todos os tipos de sons da natureza, de pássaros a elefantes? É uma experiência que crianças e adultos levam para a vida toda!

Os principais safáris da África estão no Quênia, Tanzânia, Botsuana, Namíbia e África do Sul. A escolha pelo Maasai Mara, no Quênia se deu por alguns motivos:

1. Nossa 1ª opção era o Seringueti, mas lá não aceitava o João ou crianças menores de 6 anos. De qualquer forma, Masai Mara e Seringueti estão no mesmo parque e possuem o mesmo ecossistema. Sem contar que a quantidade de leões é enorme, e a cada flash aparecia um!

2. O Quênia é um dos países-símbolo para quem quer se aproximar da vida selvagem nesse tipo de percurso. Os passeios ocorrem pela manhã e no final do dia. Durante os safáris, o motorista do jipe e o guia correm atrás para que possamos encontrar os chamado Big Five (leão, leopardo, búfalo, riconceronte e elefante) 

Como chegar ao Quênia?

Nairóbi, capital do Quênia, fica mais ou menos a 255km do Masai Mara, o que de avião dá mais ou menos 40 a 50 minutos de voo. O trajeto de carro leva de 6 a 7 horas, e parte da estrada está em condições precárias. Indo com a família, não pense duas vezes e prefira fazer o trajeto voando.

Nós estávamos no hotel Giraffe Manor, e de lá, seguimos para o aeroporto de Nairóbi para pegar um voo da cia Safari Link, que nos levou até lá. O voo é daqueles que dá muito medo, com apenas 5 lugares!

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Para pegar esse voo, a mala precisa ser aquela mais mole, estilo esportiva. Malas rígidas não entram e eu não sabia disso, ou seja, tivemos que deixar boa parte das nossas coisas no aeroporto e comprar algumas malas de esporte para caberem no voo. No APP do Kids2gether, você encontra um checklist do que levar em viagens de aventura. Para essa, mais especificamente, eu recomendaria algumas coisas essenciais como repelente, binóculos, máquina fotográfica, roupa de frio, tênis, chapéu, protetor solar e óculos escuros.

Não se esqueça de levar o certificado internacional da vacina da febre Amarela. É muito importante!

Quando ir ao Quênia?

Nós fomos no início de janeiro, mas é possível visitar o parque durante o ano inteiro. Em todas as épocas, turistas encontrarão bastante vida selvagem e as peculiaridades de cada estação.

Entre setembro e outubro, o safári ainda fica mais procurado, já que é o período das grandes migrações. Durante essa época, é possível ver milhares de gnus e outros animais atravessando a savana!

Não há meses ou épocas ruins para visitar o Quênia ou fazer safaris no país. O único porém é que, nas épocas das chuvas de verão, as estradas de terra viram verdadeiras poças de lama, o que pode prejudicar um  pouco, mas não necessariamente os safaris.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Independente da época do ano que você escolha ir, leve sempre um casaquinho na mala, já que o primeiro safari acontece muito cedo e o segundo no final do dia. De qualquer forma, nos próprios carros que te levam para os safáris, existe sempre um cobertor. Isso porque quando eles pegam velocidade, o vento aumenta e se você não estiver bem protegido do frio, pode sair de lá batendo queixo, o que tornará o passeio bem desagradável!

Hospital no Quênia

Saúde na África geralmente é um dos assuntos mais delicados, já que são países geralmente bem pobres. Alguns hotéis possuem em suas equipes médicos de primeiros socorros, porém se for algo mais grave, me indicaram o Lolgorian Sub District Hosp.Endereço: Lolgorian, Transmara West, Kilgoris, Narok, Quênia

Essa foi uma das viagens mais maravilhosas que já fizemos. Se você curte destinos de natureza, o Quênia é um lugar perfeito! Todo o cenário e ecossistema é realmente surpreendente, e você vai querer voltar várias vezes!

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!



Comentários