O que fazer na Lapônia: um mundo de diversão na terra do bom velhinho!

Que tal conhecer o Papai Noel pessoalmente no seu escritório e ainda se esbaldar em mil atrações?

A cidade de Rovaniemi, capital da Lapônia, é pequena. Ainda assim, as atrações são inúmeras, o que nos permitiu fazer algumas atividades diárias com direito a replay! Um exemplo foi visitar o bom velhinho no seu escritório, escrever as cartas com os pedidos e depois comprarmos selos e cartões postais para mandarmos a vários amigos.

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!

Posso dizer que a escolha desse destino para quem quer fugir do óbvio é perfeita, já que combina aventura, fenômenos da natureza, atividades voltadas para crianças e diversas descobertas que só mesmo perto de um círculo polar iríamos achar. Afinal, a cidade brilha o ano todo nas luzes noturnas da incrível Aurora Boreal!

O que fazer na Lapônia

Em Rovaniemi, as programações mudam muito de acordo com a estação do ano. Ou seja, como fomos no verão, a gente alimentou as renas que, nessa época, aparecem em menor quantidade. Nesse período, também vale visitar uma das milhares de ilhas, lagos e praias, que oferecem às famílias lugar para se esticar e se divertir.

No inverno, pode-se andar de trenó puxado por elas, como manda a tradição natalina.  Resumindo: há muitas atividades que toda a família pode desfrutar junta, e diversas formas de aprender sobre renas, estilos de vida tradicionais, ecossistemas selvagens e astronomia. 

Dentro do parque, tem também várias lojinhas com artigos de Natal que são de pirar qualquer pessoa que ame essas festividades natalinas!

Muitas pessoas vão para a cidade para ver a Aurora Boreal, mas esse fenômeno é apenas uma das várias opções que a cidade oferece. Neste post, falei um pouco sobre a melhor época para visitar a cidade. Como a maioria dos passeios são ao ar livre, é preciso estar munido de roupa suficiente para enfrentar temperaturas, que já chegaram a registrar -40 Cº!

O que fazer na Lapônia

O que fazer na Lapônia?

Como disse acima, as opções em Rovaniemi, capital e centro comercial da Lapônia, são diversas e vão desde safáris de renas até passeios de huskies puxado por trenós. Tem também passeios de bike e até rafting nos rios gélidos durante o verão. Portanto, prepare-se: se você pensava que esse destino era monótono, está muito enganado! A seguir, confira uma lista de atividades para fazer com suas crianças na Lapônia:

Angry Bird Activity ParkDiversão garantida inspirada nas figuras dos famosos Angry Birds, com várias opções como slides, balanços, parede de escalada, espaço para jogos de bola e um local para as crianças menores também. Fica às margens do rio, perto do centro da cidade. 

SantasportÉ um centro de entretenimento com vários esportes e recreação para as famílias passarem férias ou praticarem atividades. Também oferece acomodação, refeição e é um centro oficial de treinamento olímpico. Assim, no inverno, dá para praticar esqui, e no verão, andar de bike por exemplo. Meus mais velhos adoraram! Tem uma área de piscina também como uma espécie de parque aquático com banheira de hidromassagem, Jacuzzi, piscina com escorrega…

Christmas House Santa: Essa é a aldeia do Papai Noel que explica toda a tradição de Natal. É lá que as crianças têm a oportunidade de conhecer de perto o querido bom velhinho.

Funciona assim: existe um passe para uma visita guiada pelos Elfos, que acompanham a família até a fábrica do Papai Noel, explicando como as cartas são recebidas, como os presentes são preparados e entregues… eles têm 20 minutos exclusivos com o Papai Noel.

Só não fizemos porque os meninos não falam inglês suficiente ainda. Mas mesmo quem não tem guia, como foi o nosso caso, pode explorar a escola dos Elfos e fazer outras atividades. Um lugar mágico, onde pirei com tudo, desde a decoração até o ambiente. Nem preciso falar das lojinhas!

Esportes Aquáticos: Somente no verão e vale a pena , pois como a cidade tem vários Rios as pessoas aproveitam assim que o gelo se rompe e começam a ter opções como Rafting, Jet Ski, SUP ou até mesmo usando os rios como praia.

Elf’s Farm YardUma fazenda incrível que, além de renas e huskies típicos da terra do Papai Noel, também tem carneiros, cabras, coelhos, galinhas e galo. Esse é um programa que os menores amam, já que podem acariciar e até alimentar alguns desses animais. No inverno, a dica é ir com o par de esquis de madeira. A fazenda monta uma fogueira enorme para espantar o frio e, no verão, tem um parque infantil em que as crianças se divertem.

Passeio de bicicletaAndar de bike pela cidade é uma atividade que pode ser feita o ano todo. Existem alguns modelos diferentes: a “fat” bike, que permite andar sobre o rio congelado, a tradicional, a mountain bike e até mesmo a bike elétrica para poupar esforços. Independente da época, é sempre bom ser realizado no inicio manhã ou no pôr do sol. Os passeios são feitos com guias especializados, e depois de todo o percurso, tem uma pausa para o lanche. No inverno, acendem até uma fogueira para esquentar do frio.

CruzeirosTípico de programa de verão, a época foi perfeita para fazermos um! A maioria vai para o rio Ounasjooki e o rio Kemijoki.

HopLop Exercise Adventure ParkÉ um parque muito bacana e animado para crianças e adultos. É cheio de labirintos, com vários castelos infláveis, pontes, paredes de escalada, áreas de construção, jogos eletrônicos e muita aventura!

RolloHalliParque indoor tipo parkour com direito a adrenalina diária. Tem pista de scooters e skates, trampolins, airtrack, poço de espuma, parede de escalada…

Ounasvaara Sled Track: No verão é uma espécie de tobogã para descer a toda velocidade, e no inverno vira uma verdadeira pista de ski com toda infra. Programa bem bacana!

Museu Arktikum:Não fomos nesse museu porque não deu tempo, mas vale a pena para quem se interessa em saber um pouco mais sobre o povo do Pólo Norte e como preservar suas riquezas.

Ranua Wildlife ParkEsse aqui é umas das atrações  mais tops de lá. Vimos vários animais do ártico, como linces, alces, raposas, urso polar em um ambiente incrível. Como era verão, ainda tinha animais domésticos nos jardins do Parque. O mais legal é que não é um zoológico tradicional, onde os animais ficam em jaulas. Aqui, eles ficam abrigados em grandes espaços grandes e soltos. A impressão que dá é que estamos caminhando em um parque no meio da natureza. Tem safári, e abre todos os dias do ano. Os meninos piraram ao ver os ursos polares brincando de bola na piscina!

Ice FishingPesca no lago é algo bem tradicional na Finlândia. Uma verdadeira Aventura e experiência finlandesa! Pode ser feito de carro ou conjugada com um passeio de snowmobil. As crianças amam saber que têm a possibilidade de pescarem o que vão comer no jantar.

EsquiTem várias modalidades de esqui como cross-country e snowboard, mas independente do estilo, essa opção é fácil de ser encontrada, visto que os finlandeses adoram.

Safári: As florestas da Lapônia são o lar de muitos animais selvagens, como alce, coelho, raposa… Por isso é tão legal fazer um safári,  já que somos literalmente transportados para ver uma área muito legal. A empresa Christmas House Safaris organiza todas as excursões para fazer o safári de Huskies, ver a aurora boreal ou visitar a fazenda de renas. 

Você quer brincar na neve?

Ver os huskies correndo como doidos pela neve é uma tradição da Lapônia que acontece só no inverno. Tem várias fazendas que oferecem esse passeio. Já a fazenda de renas, que funciona o ano todo, é uma atração que amamos: seus criadores explicam toda a história delas, de como são importantes para a comunidade, como vivem e se reproduzem. Tem alguns programas incríveis neste período que não fiz pelo fato de só acontecerem no inverno. Mas, pelo que li, recomendo muito. São eles:

Fun on IceParece ser um programa imperdível: nada mais é que patinação no gelo ao ar livre!

Ice KartingUm Kart no meio da neve com uma dose a mais de adrenalina: o chão é todo branquinho!

SnowmobilEsse meio de transporte é o mais tradicional nas áreas menos habitadas, já que é uma espécie de moto na neve. O passeio oferece opções desde iniciantes até safáris maiores para quem quer sentir mais emoção.

DICA DA MAMÃE VIAJANTE

Snowmobil é um must do no seu roteiro caso você vá no inverno. Mas fique atento: a maioria dos passeios precisa ser reservado om antecedência mínima de 1 dia!

No mundo da fantasia do Papai Noel

Santa Claus VillageDentro desse vilarejo, encontra-se o Santa Claus Office e o Santa Claus Main Post Office, além de várias lojinhas de souvenir, decoração, parquinho para as kids café e as acomodações. No inverno, eles preparam algumas atividades especiais, como por exemplo aula de culinária para produzir o “gingerbread“.

Santa Claus Office: Onde o sonho ganha vida! É lá que os Duendes e o Papai Noel ficam e trabalham o ano todo. Os primeiros recebem e leem as cartas que chegam de vários pontos do planeta, e o bom velhinho fica lá para as crianças tirarem foto. Fica dentro do Santa Claus Village. Esse escritório é o único lugar do mundo em que as crianças podem conhecer o verdadeiro Papai Noel e suas histórias. No caminho até chegar a ele, existem objetos e segredos que ajudam a entender melhor ainda seus hobbies, estilo de vida… Na minha opinião, pareceu mais um conto de fadas de tão lindo!

Santa Claus Main Post Office: O correio que recebe maior quantidade de cartas no mundo! Aqui, os pedidos feitos para o Papai Noel são sempre atendidos. Sentimos o espírito de Natal logo ao entrar, já que vimos os elfos carregarem vários sacos de cartas. A variedade de produtos é grande, como selos, cartões postais, itens para presente, além de poder encomendar uma carta do Papai Noel e pedir para entregar no Natal ou perto. Compramos selos e enviamos vários postais para nossa família!

Santa Park: É um mundo subterrâneo natalino. Lá, as crianças realmente acreditam que podem se juntar à equipe do Papai Noel: até uma escola para aprender as leis dos ajudantes dele tem. Os professores são ninguém menos que os próprios Elfos, que ensinam a garotada como ajudar o bom velhinho. O João pirou no trenzinho que simulava um trenó, percorrendo um caminho todo iluminado e colorido. Tem um parquinho também com um escorrega e brinquedos eletrônicos para os mais velhos com a decoração do Angry Birds – na minha opinião, o mais lindo de todos, que é a fábrica do Papai Noel! Aqui também se pode tirar foto com o velhinho de barba branca. Também dá para participar de uma aula de “Gingerbread”, que são aqueles famosos biscoito natalinos. Eu amei a galeria com as esculturas feitas em gelo!

Onde fazer compras na Lapônia

Rovaniemi tem vários produtos produzidos por produtores locais. São uma espécie de artesanato, onde tudo é feito a mão. Mas o tema que mais se destaca é o Natal, independente da época do ano.

O melhor lugar para comprar é a Santa Claus Village, onde tem várias lojinhas de souvenirs. No Centro de Rovaniemi tem o Sampokeskus que é um shopping onde também podem ser feitas várias compras.

>>  Ficou com vontade de se jogar nesse destino incrível? Então não perca tempo e comece já a programar essa viagem inesquecível juntinho com o Kids2gether!



Comentários