Uma aventura por Rovaniemi, capital da Lapônia!

Todas as dicas para quem quer levar a garotada para ver o bom velhinho ao vivo e a cores!

Sabe aquela viagem que você tem vontade de fazer a séculos, e só faltava oportunidade e tempo? A Lapônia era este destino. Mais precisamente Rovaniemi, sua capital, que fica bem próxima ao círculo polar ártico. Acreditem se quiser: com uma temperatura média anual de 2 C° de tão “lá em cima”, a cidade tem uma população em torno de 60 mil habitantes.

>> Deu vontade de conhecer esse destino juntinho com a família? A Nath e a Travel Place preparam um roteiro na medida certa para vocês fazerem a viagem dos sonhos!

No meu caso, eu tinha até mais vontade de conhecer  a Lapônia do que a capital em si. Por isso, não tinha como ir a Finlândia sem conhecer esse cantinho onde papai Noel mora o ano todo. Afinal, qual a criança que não gostaria de ir lá visitar?

Como é a Lapônia?

É dificil não se empolgar quando se chega na esteira para pegar suas malas e existe uma placa gigante sinalizando que ali é nada menos que “The Official Airport of Santa Claus”!

Conhecendo a cidade, pude comprovar que se tem uma pessoa que trabalha 365 dias do ano incansavelmente, essa pessoa se chama Papai Noel. O clima de Rovaniemi gira em torno do Natal o ano todo, e a cidade ganha ainda mais beleza com todos aqueles trenós, huskies, renas e a paisagem branca por quase o ano todo.

Fomos no início de julho durante os 15 dias do ano que não têm noite e o que dificultou o sono das crianças. Mas eles estavam como sempre tão animados em estar naquele ambiente que tudo valeu a pena!

Uma coisa que me incomodou muito foi a claridade, porque durante toda a viagem não vimos a noite aparecer. O quarto do nosso hotel tinha cortinas, mas sempre entrava aquele feixe de luz que incomodava.  Por causa disso, não voltaria novamente nessa época.

Quando ir à Lapônia?

Sem sombra de dúvida, a melhor época e mais cheia são nos meses que antecedem o Natal, novembro e outubro. Além do astral mágico natalino, o chão já está todo coberto de branco de neve, inspirando ainda mais aquele clima especial. Sem contar que ainda tem uma grande chance de se ver a aurora Boreal, esquiar, passear de trenós etc. De janeiro a março também é altíssima temporada, só que sem todas aquelas firulas que se faz antes dos meses de Natal.

RovaniemiQuem vai no inverno precisa saber que as noites são longas e as temperaturas são baixíssimas. O branco da neve domina e está por todos os lugares, o tempo todo. Por isso, é preciso ir munido de muita roupa de frio.

Não estive lá neste período, mas dizem que mesmo sendo tão frio, não dá nem para sentir porque as várias atividades que o local oferece se encarregam de “esquentar” os turistas. Um exemplo é o esqui, que se pode praticar em vários lugares por Rovaniemi.

A primavera, que vai dos meses de março a junho, é quando o tempo começa a esquentar. A cidade também fica bem calma. 

No verão, pegamos a cidade vazia e fez até um pouco de calor durante o dia. Assim, nesta época, os programas de água (como passeios pelo rio), bicicleta elétrica e caminhada ao ar livre são os mais recomendados.

Já no outono, principalmente entre o final de outubro e o início de novembro, a cidade já está bem preparada e animada para receber os hóspedes. A temperatura também já vai caindo, e as noites começam a durar mais tempo.

Rovaniemi

Como ir para Rovaniemi

Não posso negar que Rovaniemi é longe. Mas, ao contrário do que você possa imaginar, viajar para lá é mais fácil do que se imagina. No aeroporto, chegam voos diários vindo de diversos lugares, sendo a maioria de Helsinki e Estocolmo, e dependendo da época do ano o aeroporto fica bem cheio, como no inverno.

Como se locomover

A maioria dos hotéis possui transfers de chegada e partida. Além disso, nós usamos táxi quase todo o tempo. As distâncias eram relativamente curtas, mas não dava para ir andando. Nem pensamos em alugar carro, mas dependendo da quantidade de pessoas, pode ser uma boa opção.  Entretanto, éramos em cinco, e sempre mandavam aqueles Uber vans que não demorava mais do que 5 minutos para chegar.

Rovaniemi

Hospitais em Rovaniemi

Lapland Central Hospital é um hospital que atende toda a região com vários tipos de serviços que tem como atendimento a emergência, cirurgia e pediatria.

A seguir, você vai conferir todas as nossas dicas para explorar o melhor de Rovaniemi com a família, e descobrir todas as atividades que seus pequenos irão amar por lá!

Quer se aventurar por outros destinos mundo afora? A mamãe viajante Nathalia Gomes te ajuda a montar o roteiro de férias perfeitas para sua família. Descubra como!

>>  Ficou com vontade de se jogar nesse destino incrível? Então não perca tempo e comece já a programar essa viagem inesquecível juntinho com o Kids2gether!



Comentários